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Conversa vai, conversa vem | Por Maria Fortuna com Camila Pitanga

Conversa vai, conversa vem | Por Maria Fortuna com Camila Pitanga

E aí Camila vamos começar conversando um pouquinho sobre essas suas viagens maravilhosas que você né teve ali nossos irmanos você foi sóis maranhenses antes aí você foi pro lama e aí assim esbanjando uma saúde que muito muito importante né Depois de você É não depois de você passar um perrengue ali com com uma pneumonia sintomática né teve ess Inter foi um susto de excesso de trabalho né Tava lá novela beleza fatal e eu acho que no frenes da da entrega personagem desafiadora uma uma bactéria não fui a única né que tive pneumonia mas agora ao contrário eu tô com muita vitalidade eu gosto de explorar a natureza né eu eu eu vivo eu sou acho que é uma coisa que me move muito como carioca que gosta da praia mas também que gosta de subir montanha de bicicleta essas viagens têm sido um pouco a celebração desse desse encontro que eu tenho com a natureza e conhecer paisagens sabe ser afetado pela comida pelas pessoas né no caso dos Lençóis maranhenses eu nunca tinha ido Brasil né surprend não o Brasil é uma loucura o Brasil ol você pode ficar viajando anos né porque são povos culturas paisagens temperaturas é uma é um transbordamento de beleza né mas por incrível que pareça Lençóis ainda não tinha ido já tinha ido pro Delta do Parnaíba Passei mas não vi e é uma loucura tamanho da da cidade de São Paulo deserto e Lagoa doce uma cor uma coisa extraordinária e a gente né as pessoas uma cultura uma riqueza eu ainda preciso ir nas festas juninas né do nosso no nosso Maranhão né do Ceará que eu sei que que são Imbatíveis mas agora recentemente eu tô voltando de uma viagem que também eu acho que é muito interessante explorar a América Latina né e eu já tinha ido pro Atacama mas agora fui mais exploradora mais de andar de bicicleta de caminhar foi foi muito bomal e você comemorou seus 47 anos viajando né teve um que de lua de mel também com Patrick seu namorado Claro exatamente Claro Celebrando a Vida o nosso encontro 3 anos 3 anos de muito amor de um amor maduro de um de uma de sei lá celebrando a vida mesmo eu tive de fato eu fiquei 8 meses em São Paulo né e fiquei fora da cidade amo São Paulo amo amo tem meus amigos mas nem Vivi São Paulo eu tava gravando todo dia então também um pouco recuperando que é isso acho que quando é possível né a gente sabe que não é a realidade de todo brasileiro é a da Batalha da Sobrevivência né mas também às vezes a sobrevivência também é em tá conectado com a inspiração com o que tá com o que te cerca Pode ser na sua comunidade Pode ser na sua paisagem interior também então eu tava na minha paisagem amorosa lindo com Patri muito lindo eh mas tem tem uma coisa que assim além das paisagens deslumbrantes né Eh me chamou muito a atenção também dois elementos que repercutiram nas suas fotos de viagem que assim vários perfis ressaltando a sua beleza que né não é novidade para ninguém falando do seu corpo lindo mas é assim tem uma era tinha uma coisa assim Camila Pitanga exige exibe o corpo de boneca aos 47 anos eh o tempo não passa para Camila Pitanga Olha o corpo dela aos 47 anos né E aí me veio muito aquela fala da Andreia Beltrão dizendo ah todo mundo diz Nossa mas você nem parece que tem 58 anos né que fala muito mais sobre a pressão da mulher a opressão de um tipo de beleza de uma manutenção de uma jovialidade que não é verdade que não vai acontecer porque é a gente perece como planta como bicho como gente né e e e e e perecer não é necessariamente a se você sai do escopo de de um tipo de beleza de um tipo de padrão você vê também que as fissuras os vincos tudo isso é tem beleza é história né é história é cicatriz é é e isso também por causa do meu trabalho eu não quero eu tô maquiada então isso faz muita diferença tô bem iluminada aqui pela pelo os fotógrafos do estúdio isso faz muita diferença mas eu adoro viver de cara lavada pé no chão sabe com com que quem eu sou sabe não querer performar algo além do que eu sou e tô com 47 mas como diz o meu pai ruma aos 100 meu pai T 85 e ele assim ele põe o braço pro alto para dizer ruma aos 100 eu tô que nem ele jogando bola eu vai jogar bola pelo menos duas vezes por semana exatamente eu eu faço a minha bike pedalo nado no mar cada um com seu rolê mas assim e é acho que é uma sabedoria que meu pai minha mãe também que a minha mãe é do corpo minha mãe é da dança né então é alguma coisa que tá impressa Vera maravilhosa ver manhãs sim é muito legal mas aí ainda em cima disso teve um um vídeo que você compartilhou que era você e Patrick fazendo caretas que era uma graça e aí todo mundo Olha o título das manchetes era cam Pitanga sem maquiagem como se fosse sabe é uma loucura isso que reflexão que a gente pode fazer isso porque é tem uma coisa que é assim né Eu imagino também como as pessoas os artistas em geral e as pessoas viraram também criaram distúrbios da própria imagem usando esses filtros né E aí eh Imagino que pros artistas que tem que lidar com isso há muito tempo aquela coisa de selfie ou paparazo na rua está sempre produzido está sempre com essa com esse medo você me parece que uma uma pessoa bem relaxada com isso porque até porque você é muito bonita naturalmente Obrigada você é muito generosa mas assim eu eu eu eu não eu não escondo o tempo no meu rosto eu não não tô com essa preocupação sabe e e e claro que também não tô totalmente resolvida e isenta dessa dessa escravidão né Desse diálogo com com esses padrões né eu faço terapia né faço minha terapia para poder botar minha cabeça no lugar para malhar o espírito para esculpir a minha alma não ficar presa num lugar acho que como meu pai fala um negro em movimento sou uma negra em movimento Então me penso em relação ao tempo em relação a essas armadilhas que ser o matriz né Latina qu quais os estereótipos os estigmas que se tem com mulheres assim né Eu não quero ficar presa nisso mas você tem que ter um diálogo com isso agora o barato de se atriz é poder também fazer disso material né em beleza fatal que é a novela que eu vou lançar em janeiro novela da Max né que você vive uma vilã chamada Lola novol que tem a a a o sonho de ter uma clínica de estétic não ela é a rainha disso ela é a papisa da beleza ela é a papisa da beleza da harmonização facial ela é uma influencer digital ela tem assim casou com um cara muito rico e tem Tino comercial agora para além do Tino comercial ela é daquelas assim que não mede esforços para vender o que o que o que o que as pessoas compram também ou seja tem um então aquel co então é o oposto da Camila Assim tô eu super maquiada é uma maquiagem que é para não e para compor esse rosto que a gente tá vendo aí com botox com com enfim com rosto modificado harmonização facial né Ela é el é e é uma uma novela que fala desse culto a beleza o quanto que isso também pode ser também uma grande armadilha o quanto que ela ela é muito solitária olha agora atriz querendo defender a personagem é uma assassina é uma vilã não presta mas aí a Camila querendo dar Humanidade para ter ser gente né para não ser uma vilã de eh de sem sem sem espírito mas entendendo que tem uma solidão muito grande que tem acho que bem dentro do que você tava falando essas armadilhas desse mundo contemporâneo onde os filtros eles pedem que você para se sentir enquadrado e e como é cruel isso com jovens né porque uma coisa é que a mulher jurássica de 47 anos que teve a sorte de não viver a sua Juventude com esse culto nesse nesse contexto isso nos libera bastante de muita neurose não é que elimine mas eu acho que para um jovem de 13 14 anos quando agora a escola da Antônia proíbe o celular dentro da escola e parece que muitas escolas particulares e e públicas também tão aderindo isso eu falo Nossa é a salvação eu acho que que nem cigarro que daqui a pouco vai ser assim cigarro eh celular faz mal à saúde a gente vai dizer Nossa você ainda fica com o celular jantando na mesa conversando com seus amigos Só que não né J Porque tem uma coisa que cara é uma bitola Que bom tem gente que surfa bem que ganha dinheiro com isso que tem felicidade também nisso e não sou eu que vou cagar a regra aqui mas eu acho que tem Oprimido muita gente homens e mulheres eu acho que não só as mulheres acho que hom tambm é você vê as meninas também cada vez mais cedo né fazendo botox aos 25 anos fazendo cirurgia plástica procurando o ideal inalcançável né Eh não se reconhecendo querendo ter uma idealização né dessa imagem querendo ter uma idealização é uma idealização de de de que não é só que o problema não é só estético se fosse só por uma questão de imagem de desenho mas não é é um tipo de ser no mundo que valoriza muito essa cultura do capital da da Ostentação do que tem dos bens de consumo então é é uma coisa maior que aí uma pessoa que vive uma vida mais simples pé no chão fica parecendo S Sabe tem que ter muita força interior para você entender que isso é vida é uma vida não é uma vida melhor do que a outra mas é uma é um modo de existência Porque se deixar a gente fica fechado num num só modo de existir que eu vivo a pluralidade viva ter não ter ser como quiser ser mas eu acho que o problema é de de ter um carimbo do que é estar no mundo do que é ser alguém valorizado Sim e se valorizar pelos olhos dos outros nãoé não agora antes da gente entrar na Lola eh queria aos 47 anos você falou né tô na terapia tô correndo atrás das minhas questões você como é que você se sente assim intimamente falando a Camila de 47 anos quais são as questões que você tá trabalhando na terapia e agora tô de férias eu nem sou muito dessas eu sou até de de férias eu continuo sou bem preciso sou bem doidinha preciso resolver muita coisa e gosto desse espaço de consciência o que que eu tô trabalhando eu acho que tem uma um lado assim que talvez claro eu não vou expor Isso numa entrevista mas a vulcânica alguma coisa de uma ansiedade de uma centralidade de uma coisa que é que eu que eu quero que eu tô adorando abrir mão já é um processo de muito tempo né Acho que tiveram alguns acontecimentos que foram muito mar an para para deslocar radicalmente a vida e que e e é isso que a gente se move né pelas coisas que são maravilhosas e pelas coisas que não são maravilhosas mas que também são vida né Essa coisa vulcânica que você diz é tipo uma vontade de fazer e acontecer e talvez atropelar ou não ter é calma para ver o tempo das cois ser Pou destruidora de ser um pouco super exigente sabe de e de aprender a a a poder tá vendo as coisas acontecerem porque assim é é muito eu acho que é bemvindo ter ambição ter desejo ter Volúpia mas eu acho que também entender que tem coisas que igual a natureza né Você joga uma semente num lugar não adianta você eu quero que ela cresça aquela planta ela tem o diálogo com a água com a atmosfera com o tempo das coisas O tempo das coisas da fluição das coisas e também das relações sim e então vamos falar de lola maravilhosa Pelo que eu vi assim promete ser rit porque assim os looks o cabelão Tem um diálogo ali com Bebel iica não seria uma prima bem-sucedida da Bebel mais pérfida e tem um humor que eu acho que é característico que é muito querido da Bebel Mas é ao mesmo tempo é outro planeta olha se identificarem a Bebel ali eu vou adorar porque é um trabalho que eu tenho tanto carinho e que foi continua repercutindo de novo continuam os mes continuem exatamente exato mas ela tem uma afetação que é muito própria e desse diálogo Também com esse mundo contemporâneo né eu diria assim que também tem muito essa escrita do Rafael Monte que eu brinco assim é uma novela de alto impacto é uma novela assim que tem um um tom ao modo ovariano num certo sentido de ter tragédia sentimento novelão sabe mas ao mesmo tempo tem uma Lou cura tem alguma coisa que assim do início e a novela começa assim bem você vai indo como água como uma água tranquila e ela vai escalando em todas as tramas em em alta voltagem é uma novela de alta voltagem sabe eu acho que o o Rafa realmente assim foi muito urdi um lance que para a atriz aqui foi assim não adoeci me entreguei mas também é muito tempo de gravação a gente sabe que uma dedicação enorme mas mas tinha uma coisa da da da personalidade dela sabe de ser alguém que não que que vai escalando na maldade na violência na morte umé de consequências vai sabe é um negócio assim que você só que ao mesmo tempo ela é divertido tem humor né Hum ela gosta da vida ela tem tesão ela cai ela se machuca ela é tatuada na cara mas assim ela não perde o desejo de vencer sabe nesse sentido é uma boa inspiração porque é uma seta que vai ártemis sabe alguém que vai e e e assim estraçalhando passando por cima de do filho do marido de agora ela é magérrima assim você deve ter ralado ali malhava duas vezes por dia com 47 anos é muito mais difícil né vamos combinar que metabolismo assim é que a novela ela chegou a gente quase gravou e a por um outro lado foi até bom porque me deu tempo de poder porque isso é da personagem né as mulheres esquálidas né que são realmente muito pautadas por esse estatuto desse tipo de beleza né então assim malhava todo dia eu malhava antes de gravar eu ia pra malhação assim de 5:30 da manhã tinha lá o Felipe sabe me pegava com café às vezes zureta mas eu gosto gosto de gastar energia porque eu sou uma formiguinha atômica então também era ótimo para eu chegar na voltagem Lola eu já tinha gastado uma já tava com endorfina já te provocava ali naquele lugar prava provocava eu já chegava quente porque é uma mulher quente mas teve que emagrecer PR caramba não sim sim sim emagreci Acho que pelo menos uns 5 6 kg de boa de boa e esculpindo o corpo né malhando todo dia segunda sábado eu descansava no domingo mas eu malhava todo dia fechei a boca aquela de não comer carboidrato tristeza fazer jejum a minha sorte é que eu gosto de comer comida legal eu sou disciplinada em nome do trabalho é é assim eu por mim eu relaxo eu como bem Eu gosto de beber eu sou mais suave na nave mas em nome de um trabalho como foi PR beber amor eu vou intera eu vou com tudo se não for PR ser né é é porque aí eu entro na Piração de que aquilo também já é um pouco da da personagem né já e é mesmo né E você é muito estudiosa né Camila assim eh você emburacar mesmo e você tem uma coisa que não sei se eu tô certa mas você faz pastas paraas suas personagens com referências né Músicas imagens isso tudo te faz conectar com os personagens a a Lola foi esse caso também Você cons Lola foi a internet foi a internet material tava ali material ali não o Rafa me mandou muita coisa muitas personagens muitas influencers ela é uma mistura porque ela tem um lado que ela ela realmente acha que ela é a1c muito bom ela é Meal entendeu Ela é Maira Card e bonc sabe essa coisa essa coisa de venda de comércio sabe e e de se e de se achar pop st e de viver uma vida de Pop Star mesmo sabe a gente vê isso várias influências que assim a visibilidade da tua sua própria vida pessoal do seu dia a dia de tomar café da manhã só falta assim ir na privada bobi tem né Tudo vira dinheiro né Tudo vira faturar como que acorda acorda performando né tudo é um pouco fake e às vezes também não é fake é o é a fantasia e a realização que a pessoa conquistou entendeu tem isso essa loucurinha dos nossos tempos então eu não veio essas referências todas de internet então eu foram pastas digitais dessa vez contrariando a minha essa coisa de recorte de fotografia Inclusive eu tava com a minha casa toda encaixotada não tinha acesso a nada meu já acabou a obra pela amor de Deus que bom bom acabou em cas bom você também tá no longa bate volta Copacabana da Juliana Antunes que né diretora do super premiado Baronesa que foi um escândalo um monte de prêmio E aí você é a Laura você é uma carioca que mora no morro Pavão Pavãozinho ali na favela e catapulta ali as protagonistas que são mineiras que vem que vem conhecer o mar né é o roteiro é um Primor E aí você faz ali a ponte pra aventura no Rio de Janeiro pra Aventura pro que se parece ser assim o perigo o problema ela ela tem é interessante porque ela vem com com alguém que acolhe e que põe elas aparentemente numa grande cada ela Laura a Laura põe elas numa cada né as três personagens é é a trajetória delas né esse esse momento dessa dessa deslumbramento que se pode se ter né de sair do seu da sua cidade seu espectro e ao mesmo tempo é muito da relação afetiva delas de três meninas que se se gostam que se amam né E a Laura vem para acirrar é porque eu não quero entregar né S dees éem que éem superficial Sou carioca Eu amo a minha cidade mas eu sei por pessoas que são de outros estados que é isso Aquela falsa amizade né vamos se falar é o famoso vamos se falar vamos se ligar e e que e que não acolhe que não acontece que é difícil de acessar porque a gente fala isso de São Paulo é mais fácil que é uma cidade metropolitana Espigão e tudo mais mas o rio com a praia com a natureza dá uma falsa ideia de uma coisa muito gostosa pode ser mas é é difícil você entrar você furar é uma cidade que o interessante também que o filme é produzido pela Aventura né que tem um foco na realização de projetos com protagonismo feminino isso fez diferença para você também é qual a importância de participar cara para mim tem isso né meu pai ele faz filmes com de curtas metragens com gente assim que tá se formando em faculdade eu vi uma uma uma sabedoria dele Tá circulando por todas as gerações o meu pai trabalha muito e eu vi isso tem uma coisa muito seu Pitanga sabe de ver assim como é bom como a gente se oxigena a Juliana a gente ficou amiga mas ela é muito mais jovem do que eu ao mesmo temp super velha assim no sentido de pensar o cinema pensar a imagem pensar sobre o que tá querendo dizer sobre o que né com esse filme né falar de liberdade falar de amor né e mas eu eu eu tô com esse interesse assim pô eu sou filha do Antônio Pitanga filha de um cara do cinema e quase não fiz cinema então talvez por ter muito zelo ter muito respeito por também não querer fazer qualquer projeto mas eu tô nesse rolê de você fez personagens Fabulosos aquele né eu receberia receberia as piores notí mais linda não é um filme que eu tenho um apreço e que foi muito catártico para uma espécie de né uma nova etapa de vida de atriz de atuação de entrega de visceralidade inaugurou coisas muito importantes e acho que a gente tá que tem que inaugurar sempre então é um pouco esse diálogo com as gerações tem te interessado ai muito muito muito bom e aí falando de seu maravilhoso pai né eu tive o privilégio de assistir maleis ontem um filme fil importantíssimo dirigido por ele há 10 anos tentando fazer esse filme sobre a Revolta dos Malês né o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil 1835 em Salvador bom você rouco seu irmão estão no elenco eh puderam além de né de exercer o Ofício como atores enfim eh ver o seu pai trabalhando o maestro de um set como foi isso deve ter sido muito emocionante ele 83 anos um menino um menino o mesmo menino que joga futebol que é que no futebol ele é mais bravo no set de filmagem ele ele ele é um encanto né Ele é um encantador você sabe Encantador de serpentes é uma no filme dele a gente vê que ele é esse encantador ele tem esse magnetismo mas é um magnetismo P do Tesão Pela Vida pel outro acho pelo outro por enxergar Nossa foi pensa era um filme Um Projeto de quase 20 anos tá mais do que 10 20 anos na batalha por esse sonho que é contar uma história icônica que desloca muito do que a gente sabe sobre a gente própria sobre a gente preta porque a gente sabe sempre da a escravização sempre por um viés claro que isso nos últimos 10 anos acho até isso tem placas tectônicas estão se movendo e finalmente a gente tem uma crítica né a essa história a história que a história não conta falta contas né mas falta contar então Malis acho que ele atende a esse essa função né de poder contar sobre a rebeldia a insubordinação sobre essa essa essa veia de luta de resistência de inteligência de astúcia e de rachaduras porque isso um povo que vem escravizado que vem rachado com uma diversidade de de culturas de religiões de saberes e que na escravização parece aparentemente fica numa mesma condição mas não são e são são Nações né que acabam povoando o nosso país e eu acho que meu pai nesse filme é porque e a história que assim como ele quer contar ele Manuela Dias oando cena que fez também a supervisão João Eh o historiador que foi fundamental né que foi a base desse trabalho e nós aqui como eh incorporando as entidades os os personagens mas essa coisa de também entender assim pouca agora algumas novelas já tem colocado isso eu fiz uma novela Lado a Lado que também tinha isso de mostrar assim que olha tinham estamentos sociais sabe você tinham negros né que e eh tinham comprado suas sua escravatura eh e a sua liberdade e que trabalhavam e que tinham uma condição tin várias condições sociais e o que também não eliminava a dor a tragédia e a revolta e a necessidade de de resistência e de luta então é um filme que tem um painel de homens e mulheres sejam os Malis propriamente ditos né os que fazem o Levante mas também esse painel de homens de mulheres de religiões que entendem que há de haver alguma há de se fazer alguma coisa e É acho que isso é algo que se deve pensar para hoje há de se fazer o que a gente quer há de se construir o país que a gente acredita há de se fazer de se botar abaixo a opressão o racismo isso é não é só num discurso maneiro muitas vezes é quebrando vidraça muitas vezes é no levante sim e é e assim o filme não é fácil de ver não tem cenas muito duras a personagem da Patrícia Pilar É é né mostra muito é que os brancos comp é muito cruel e aí também tem uma coisa que assim tem muitas pessoas pretas que dizem ai não aguento mais ver filme de pessoas escravizadas de violência mas eu acho que essa história tão importante de ser contada que não né que tem que passar por isso E como você falou às vezes nem sempre quase nunca é confortável né falar sobre racismo não é confortável nunca eu acho que isso nunca vai ser mas eu acredito na possibilidade de superação E aí É enfrentando dando esse desconforto para abrir novos espaços novas pactos novas conciliações e você vai viajar eh para apresentar o filme em setembro né no Festival do Rio e você vai viajar por Universidade de princeton em outros lugares para falar do filme isso isso a gente vai fazer isso foi foi uma iniciativa de de princeton que aí outras universidades tão acompanhando e acho que isso é super interessante que as né os centros acadêmicos querem discutir pensar isso is tem muito a ver com né o o nosso grande Maestro João José João José Reis Ai meu Deus pecando por est falando o nome dele errado mas acho que eu tô falando certo que né tem tem realmente uma pesquisa muito séria não só sobre mas mas sobre esse período e mas há algo que tá se gestando na paralelo que eu acho que pode ser tão histórico que é poder levar o filme para a comunidade quilombolas é poder fazer uma trilha no Brasil né em algumas partes do Brasil isso tá sendo articulado esse meu pai sonha não sonha pequeno meu pai sonha grande e aí ele fez esse filme aos 85 anos ele tá estreando um filme e agora a gente deve rodar o Brasil com com o filme não só em salas muito importante tá no festival do Rio esse festival tão importante para nossa cidade né farol né que faz diálogo com festivais do mundo inteiro né mas também poder fazer essa cruzada né Essa caminhada né e eu acho uma coisa muito bonita pelas veias do Brasil que eu acho que os quilombos são veias pungentes do nosso país uma coisa que eu acho muito bonita é como a história do seu pai se mistura com a cultura brasileira né E aí principalmente o cinema assim e eh como a o cinema forja a identidade dele a ponto de batizá-lo com Pitanga né que é um filme enfim o nome de um personagem que ele fez no filme Bahia de Todos os Santos que ele vivia O Malandro e você e o roco carregam esse legado vocês trazem um cinema com vocês isso é bonito demais é é é Traz esse Legado de Sabedoria de Amor à Vida de de de família artística porque eu acho que o meu Pai entende que a a família tem a família de sangue e a família do território do fazer da arte da crença política ela é um seio ela é também um laço muito importante né de pertencimento de fortalecimento da pra gente não se sentir Oprimido e sozinho num país que tem tantas dificuldades ainda tantos desafios né Ainda Se ultrapassar Então quando você se se vê né com com quem de alguma maneira mesmo com pessoas que pensam diferente mas que tem o desejo de escuta de troca faz muita diferença sim queria falar da questão da negritude para você que sempre foi uma coisa um assunto né assim eh eu acho interessante seu pai falou eu fui atrás de saber eh de de que África eu era e você veio com essa árvore genealógica mais né E decifrada ali e aí Eh mas aí ao mesmo tempo né você a gente vê aquele filme Medida Provisória eh e que o teu amigo Lázaro Ramos Tem um diálogo sensacional que as pessoas que ele Taís pergunta mas Maria Gadu é negra e Camil Pitanga acho Camila Pitanga é facultativa é um lugar que talvez você sempre você sempre se encontrou sempre se disse Negra né e mas as pessoas não te viam mas isso aí Exatamente é o nosso país né Como que o colorismo fazer separações fazer eh fazer do fenótipo um lugar algo para legitimar uma um tipo de ideia que é preconceituosa né Tem gente que não gosta dessa piada já vi pessoas que vieram falar comigo muito incomodadas com essa piada eu conheço o aldre Lázaro é meu irmão pediu ass eles me perguntaram Tudo bem eu sei também tem humor com a vida mas eu sei de quem se incomoda também e como tem alguma coisa Maria que assim é é o que eu sou E aí se pro outro não é é problema do outro Total eu não me eu não me complico muito muito com que possam estar projetando sabe eu Isso é uma é uma coisa que eu já tenho desde garota sabe a respeito do meu pertencimento da minha racialidade sabe isso é uma coisa muito muito já dada e dita na tua casa agora é muito legal quando Poxa eu encontro Sueli carneiro e ela pega na minha mão olha no meu olho e fala Olha eu nunca vou esquecer você com 17 anos falando ten orgulho de ser negra na capa da raça a lado do meu pai aquilo falou paraas meninas no lugar onde eu tava dejeção de ser já uma uma jovem com muita exposição eu aquilo eu não falei para ser uma bandeira para alguém é só a minha vida só a minha história minha minha identidade Mas claro que me me fortalece né quando eu me encontro com a de Jamila Ribeiro e a gente se torna amiga e entendo que também pouco há uma falta de letramento da minha parte e vou estudar vou querer saber sobre o feminismo negro Quero me encontrar com eh amigas pretas e não pretas também para pensar sobre esse problema pensar junto né que foi o shot Power que a gente teve que você fez encontros na Su cas na minha casa foi um quase do anos né nos encontrando toda semana né e e e como que saiu do escopo da ideia da cabeça e virou de fato qu quando o sentimento sentir a a vida entrelaça como é que aquilo pode emancipar abrir espaços né eu lembro de uma colega Preta retinta Falando assim cara eu tô entendendo que foi criada como Branca porque a família é branca né Muito e ela diferente de mim que eu sempre me me reconheci como preta ela assim tipo Caiu a Ficha com emoção era um um um espanto e Uma emoção muito linda Cara eu tô entendendo que eu sou preta esse Dev ter vivido esse momento deve ter ser emocion muito comum mais muito mais comum do que porque há uma estética do embranquecimento então quando a gente é estimulado a não se reconhecer como preto né é o contrário da minha história eu você tinha falado né de ter a a questão da árvore genealógica né de poder ter acesso eu tenho uma coisa que é muito privilegiada mesmo que assim na família da minha mãe família Preta você é assim meu bisavô Dr Antônio Pereira Manhães médico médico de Marília eu tenho fotos de família que não é comum em famílias pretas da minha da parte do meu pai eu não tenho foto da minha avó paterna eu não tenho infelizmente Maria da Natividade eu tenho que eu esculpi na minha cabeça mas eu tenho da minha bisavó que é uma coisa uma coisa que foi tirada de muitas famílias pretas esses registros né M completamente eu eu e recentemente foi uma som PR mim eu vim mais da minha tataravó dona Balbina foi um assombro que eu ganhei da minha ti avó uns álbums e era muito dela da minha tia avó que eu não tive tanto contato Mas uma hora fui dar uma folhada tinha ali escrito Dona Balbina minha é minha tataravó cara você tem imag da tataravó PR pessoas brancas isso é bem comum né mas para pessoas negras não é isso é uma agora é recentemente Benedita da Silva sua maravilhosa madrasta que te criou sua mãe ela passou por uma situação né com uma outra deputada que en não merece e mas deve ser muito difícil ver também uma pessoa que você gosta tanto claro que você se tem empatia pelos outros Mas uma coisa tão perto assim deve ter uma raiva né cara dá mas ao mesmo tempo assim eu que tô tão perto da Bené que aquela Fortaleza a Bené é tão maior do que isso claro que dentro da Tribuna dentro daquela Arena que é o Congresso Nacional não dá para você passar batido como se fosse uma coisa por cima há de se denunciar há de se combater há de se colocar em Pauta real e da gente da sociedade discutir isso porque é isso que faz essa naturalização dessas violências é que faz enfim determinados presidentes acontec naturalizam essa essa postura né de preconceito do preconceito como uma coisa que faz parte do Rolê não é para fazer parte do Rolê se faz parte da nossa história é que a gente a gente precisa ser emancipar dessa história e aí tem que ser pedagógico em vários momentos né Mas Camila você começou a carreira muito cedo ali com 5 anos no filme do kak de eges né adolescente foi colocada ali num lugar de símbolo sexual foi musa do verão e tal e foi por conta desse incômodo eh com esse lugar da objetificação assim que você buscou Você você é muito séria e eu acho assim não Quem me conhece sabe que eu não sou você você particularmente é uma palhaça mas você é desde cedo você procurou um lugar de responsabilidade e seriedade vou te dar um exemplo a gente estudava no mesmo colégio no céu em outra série numa é preparando para fazer a faculdade de então e aí o seguinte e houve um professor que faltou muitas vezes e aí todo mundo feliz ah não vai ter aula não sei que você lá no meio Eu quero ter aula então assim é um lugar de seriedade sim que eu acho que você buscou por talvez por conta disso eu não sou essa menina gostosinha que me colocaram é porque Ah porque era um caminho fadado na verdade assim eu trile esse esse lugar né fato eu ocupei esse papel esse Imaginário e sabia que para sair desse Imaginário para não ficar porque eu sofria nesse momento não era claro que tinha uma coisa assim ou o mundo se abrindo blá mas na verdade assim eu não me identificava com esse lugar mas não adianta você só ficar na no sofrimento na tristeza Ah por isso fazer a faculdade né teoria teatral por isso né unir Rio eu tenho Nossa ali foi é muito importante rou do quem eu sou por ter passado por esse pertencimento por ter ido pro Teatro né trabalhado em companhias de teatro bagagem estudo bagagem é bagagem bagagem para você construir esculpir aquele Horizonte que eu f eu quero ser artista eu não quero ser a gostosa eu quero ser artista eu quero ser alguém que Ten o que dizer né que pensa o seu ofício que e que se está que também se equivoca no seu ofício sabe eu eu tô aí na minha carreira teatral que eu eu eu Sabe tem êxitos que é da do do campo da realização mas tem aí uma jovem atriz amadurecendo entendendo que não tá nada pronto que não tá nada dado a cada trabalho a cada novela cada personagem nada tá pronto e eu e aí talvez a seriedade que você enxerga em mim que é não sei se exatamente só em relação a querer ser reativa ao lugar que tav estão me estabelecendo eu acho que tem isso também mas mas acho que tem também por saber do que quer saber do que gosta saber da onde dá prazer porque quando eu vou acho que quando eu tava ali brigando para ter um professor é porque eu queria muito fazer a faculdade de teatro eu queria passar na no no no vestibular e quando eu tava na faculdade eu queria muito est ali eu não era aquela pessoa que tava ali como um momento para fazer uma outra coisa eu adorava fazer sou eu adoro ser aluna sabe eu eu eu eu adoro ser sabe tá num processo criativo eu vou com tudo eu gosto Então é da dimensão do Prazer é da dimensão de algum tipo de alimento sabe que me nutre que me faz ir pra frente que me me amplia que acho que já teve momento sim que tinha ver assim ah eu não quero ficar aqui mas acho que chegou um momento que era muito mais em busca do que do que tem apetite do que me dá vontade de fazer gana entendeu vontade tesão mesmo mas a maturidade ela te deu te trouxe talz vez uma uma uma leveza não vou dizer que assim você se levar menos a sério porque eu acho que você você fala das suas lutas com muita seriedade continua falando e sobre o que você escolhe o qu chata tamb você tem fama de chata eu não tenho fma de chata mas eu fico assim quando você fala dessa maneira falo ai meu Deus tem um peso né eu não quero ter esse peso mas assim é que eu eu eu acho que a gente vive num país que tem a a a desigualdade social a questão racial essas coisas não dá eu não eu não consigo passar por isso e ficar no meu conforto da minha grana do meu da minha realização profissional e passar batido entende então aí eu caio nesses lugares que são de quem se impacta eu me impacto com essa desigualdade me impacta e e e sabe a gente viv num país que ainda tem Nossa tantas Léguas distantes de sabe sabe de um lugar de de de ah de de de Bem Viver comum sabe de pontos de partidas comuns então aí cai nessas temáticas que são da urgência da vida também então também não abro mão disso não sabe mas a maturidade ela te te fez Se permitir mais coisas né Eu acho assim você já falou sobre investigar sua sexualidade que você aprendeu isso mais velha né você namorou uma mulher você recusou a entrar na caixa da bissexualidade eu achei isso maravilhoso da bissexualidade eu tô aí não mas você não quero ser taxada de bissexual eu quero colocar a minha libido aberta isso é maravilhoso isso isso é maravilhoso al quo Tá viva eu quero tá viva E por que que isso ofende as pessoas né Eu quero est em em movimento e por que que isso incomoda porque assim o problema é cara você não vive essa sexualidade beleza mas por que que você tem que impor a mim e o que você acredita porque essa aqui é a dificuldade eu não ao viver ao amar quem eu amo eu não tô pedindo para ninguém repetir nada eu não tô pedindo para ninguém ser nada eu tô sendo eu tô vivendo a minha integridade a minha alma o meu desejo meu amor porque tudo se fala de amor eu tenho a sorte isso é privilégio mesmo de ter sido muito amada e de amar muito as pessoas com quem eu vivi que eu com quem eu tive né relacionamentos mas e essa construção da sexualidade como é que você trabalhou você você teve foi procurar a gente foi se investigar como é que você se investigou Ah acho que tem assim tem a a Sexualidade tem aquela que entrega o pacote para você e é um pacote bem restrito né pouco falado para começar Começo de Conversa pouco a gente fala de sexo pouco a gente troca e e acho Como diz Caetana é um dos assuntos mais interessantes que tem né exatamente sexo Então acho que até mais Total total eu colocaria na ordem da primeiro segundo terceiro lugar mas qual é o terceiro sexo primeiro sexo terceiro TRS muito bom e aí você foi investigar então é não acho que tem primeiro o o com os parceiros parceira que eu tive né Eh com com com as pessoas com quem eu amei né não é uma coisa mental a partir de um momento de um momento da vida dos meus 33 34 tô com 47 e eu eu eu entendo que assim Opa mas tem tem alguma coisa que é do campo do da percepção da das Sensações que também claro ser levada pelo afeto é maravilhoso mas também tem uma coisa que é sua de como que você pode se desenvolver você não se desenvolve na terapia você não des envolve né fazendo um esporte Uma Dança Uma uma técnica artística você desenvolve a sua sexualidade a Sexualidade é uma construção é Temos vários recursos Tantra tá aí para isso tem Tantra tem a terapia orgástica né com a Mar stock alise fiz um processo um mergulho sabe de de de poder entender como eu sinto como eu porque quando a gente transa com uma outra pessoa tem gente que transa com outras Beleza não é do meu ponto é enfim eu acho que inveja até mas não é minha experiência mas eu acho que quando você tá com alguém de alguma maneira assim para mim é importante esse diálogo de alguma maneira essa doação que você faz pro outro e que você recebe mas quando você tá no processo terapêutico como como eu vivi tá que assim a é é admitir que tem algo que é só com você que é você receber que é você sentir que é você ampliar que você Ah E aí vocês derrama pro outro pra outra isso é um barato e Patrick mergulha com você claro ele se deu bem né pegou já a fase Mura pegou já já já exper no negócio não porque tem homem que se sente ameaçado também por esse desenvolvimento sexual femino caso do Patrick ai gente é assim ele a gente tem a sorte né somos da mesma geração né eu tenho 47 ele tem 49 mas o Patrick é é um é realmente assim um encontro tão bonito porque tem esse desejo essa troca essa escuta e a escuta não é só escuta ouvir escuta escuta sentir escuta mesmo quando o outro tá é meio equivocado tá vulcânica ir lá e ter e ter calma para como é que chegar e trocar e pensar a vida sem sem tá no território da disputa sem tá no território da competição quem é que tá certo quem é que tá errado não não é sobre isso é sobre assim como é que a gente entende como é que a gente como é que isso que me afeta e que me implica seja pelas delícias pelas dores e pelas delícias sabe é é tá com a escuta aberta é uma relacionamento assim que eu tô assim há 3S anos é uma sorte um encontro que eu quero que seja pra vida sabe continua transando todo dia Camila agora Fas interessante agora a gente estava de férias estava bonita a entrega foi bonita você você falou um ano atrás também que tinha toda uma campanha da sua filha da filha dele para vocês terem mais filhos Ah é pois é ainda tem n volta e meia h essa campanha mas acho a Antônia acho que ela já ela já entendeu que que não vai rolar eu eu não quero agora meus meus filhos são os meus projetos sou eu como empreendedora não e você também tem duas sobrinhas você tem sua sua filha você tem eh a Maria Luisa que é sua entiada filha da Mariana e do Clin seu exmarido pai da sua filha tem agora filha do do Patrick são muitas mulheres né que missão bonita também de Missão e responsabilidade al e quanta troca né porque eu aprendo pra caramba com a geração das minhas filhas assim Maria luí né são 10 anos de diferença né e e que é outro rolê é outra é outra outro tipo de liberdade é outra é outra lógica em certo sentido né n e e são mulheres que se colocam que sabem conversar né Antônia às vezes um pouco mais Young né Maria Luísa já mais calma mas mas a gente tá eu tô tão feliz que eu tô num momento muito bonito da assim com a Antônia especialmente de de da amizade sabe de ver a mulher que ela é que não tem nada a ver comigo que é um outro rolê mas de cara de poder trocar ideia mesmo sabe trocar até no campo das difer ela vai dizer ah mãe até parece que às vezes eu sou um pouco impositiva mas eu eu eu eu tô entendendo que é muito importante sabe me me me pensar sobre esses filtros esses novos filtros e a mulher a gente troca no lugar muito profundo né seja com filha seja com mãe seja com amiga com avó é um lugar muito profundo e tô tendo esse encontro também muito com a minha mãe também sabe Vera manhã está no momento assim que a minha mãe tem síndrome Paranoid persistente então é tratada e tal e sempre foi sendo muito honesta sempre foi muito difícil sempre foi muito pesado uma responsabilidade uma missão que eu me impingiu por uma nova etapa de vida que é cara de uma confiança da amizade dela velha e eu velha também Mura também e tá num numa qualidade afetiva sabe que tá me nutrindo tanto tanto tanto tanto tanto tanto tanto eu lembro eu veio agora como Flash assim na época da pandemia né porque talvez isso seja mais trivial para muitas famílias né eu tô falando isso que isso é uma é uma conquista é uma batalha essa relação da minha mãe não foi nada dado é algo esculpido trabalhado não é fácil porque os impactos dessas diferenças de humor do que que isso na minha terra infância do que eu vivi do quão é difícil você você não Apaga Mas você tem que transcender né E aí quando teve na pandemia quando ela foi né as pessoas mais velhas eram vacinadas cara a emoção quando a minha mãe foi vacinada E aí foi um negócio assim que eu sei que pode ser Óbvio para muita gente eu falei cara eu não quero que a minha mãe morra eu quero muito ela viva esse essa essa essa felicidade de senti-la mais protegida de senti-la assim mais perto de mim sabe foi muito especial muito especial que mais te deixa feliz Camila porque Camila numa pista de dança Você não imagina o que que essa mulher faz que mais que deixa feliz dançar nadar mar natureza é coisas simples que é est com gente trocar ideia falar de sexo dar um mergulho no mar me dá um biscoito Globo me dá um Mazinho daquele do Galão sou feliz sabe eu não preciso de tanto eu me adapto eu sou muito fácil eu adoro gostosuras com um restaurante maravilhoso vestir uma Mas eu sou pé no chão amarradona do carnaval do carnaval dos blocos quer me ver feliz é tá com os meus amigos é falar besteira falar troço eu sou gaiata para sabe gosto de receber fazer comida biritar junto né então a gente segue nessa energia da Felicidade aí porv energia da Felicidade gostei deu 40 me nem senti deu 50 Ave Maria ele tá aqui lá com a plaquinha assim i

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