o brasil está aqui com você viu maurício rasslan dos dinheiro morto quando foi que você percebeu que tinha jeito para desenhar em peso no primeiro foram os meus pais minha família minha avó depois meus colegas professores falam sobre minha bênção zeben subir de se dedicar a isso os preparos eu penso que desenhava o que quando criança sonhava de tudo como toda criança máquina do evento cisco mas daí foi também campeã após assinar um pouquinho a assembléia foi brincando de fazer história em quadrinhos também bem nem toscos amadores mas eu ia buscar inspiração aos meus colegas colegas de escola na família então a história saiu um pouco molho mais sair com molho interessante essa estrada é melhor ali percebi que era mais fácil história em quadrinho baseado em pessoas que existiram gente se conhecia eu sentia que têm mais facilidade em escrever uma história sobre o amigo quer saber como é que ela vai querer reagir e daí com isto fui evoluindo no desenho que fazer mais vim para são paulo morava em mogi das cruzes para tentar a santa cruzense logicamente não conseguindo a primeira a tentar sua família ambiente familiar com ela quatro irmãos eu tive quatro três irmãos de cinza e papai que a artista também na mãe que era poetisa fazer músicas condena cresci no ambiente artístico gostoso e agradável a infância maravilhosa marrone terra toda a família morava junto o próximo é na mesma rua e 24 anos morava a minha família tenha ela a farma queria comer alguma coisa diferente tomar café diferente entrava na casa da tia ea prima da outra tia simplesmente da avó as avós maravilhosa sempre então tive uma infância gostosa desenhando em ser um incentivador e queremos fazer tudo isso aí o que deu na cabeça assim de vir para são paulo está buscando um lugar para publicar o material já tinha intenção de tinha tecnologia tem publicado alguns desenhos jornaizinhos locais mas eu queria mais queria fazer história em quadrinhos do são paulo assim sozinho não família normalmente a gente vem sozinho eu falei que eu informei junto então cheguei fui lá fora nos cansa de buscar emprego pessoal eu por exemplo não está bom vai fazer outra coisa na vida [Música] eu levei um susto mas decidi que ia continuar a jogar assim mesmo dia um chefe direto favor não faz a coisa não dá dinheiro da futura fazer a coisa na vida passado o choque resolveu acreditar naquilo mas também precisa trabalhar em dinheiro e tem uma vaga na reportagem policial na folha fiz um teste e passei a vender repórter durante cinco seis anos ali foi ótimo porque eu aprendi a escrever a linguagem chuta direto objetiva que é necessária vai estar em quadrinhos inclusive para cabelo balão senão escrever muita coisa e eu é o tempo quando o meu fotógrafo não conseguir uma foto em local de um acidente de uma vítima eu desenhava e fazer retrato falado mais com isso fui mostrando serviço para o processo de redação eles descobriram que a desenhar e um dia que eu me cansei reportagem fez uma história do be do cachorro franjinha mostrei para eles sim você quer publicar lógico então tá bom então pública não está aqui meu pedido de demissão da reportagem agora quero ser a pista desenhista e começou o negócio é ser encantamento pelos quadrinhos surgiu quando morris quando era criança meu pai vocês vim aqui eu subi globo.com ‘os livro’ de antigamente na guri na história do evento leia tudo tudo em quadrinhos estudava copiadas é ver de qual carro de desenho então fui assim fui treinando a mão e me preparando para fazer o que eu ia fazer quando era repórter uma relação eu via como é que os americanos mandaram material então pedia para os chefes de redação para me darem esse material para entender como é que eu fazia o marketing é que mandava para a produção é cobravam vai que ele sozinho a tomar conta daquilo que convence uma redação comprar o material eu falava com pessoal e aprender eu falei então vou fazer isso então durante a reportagem da reportagem eu bolei um sistema de redistribuição das tirinhas e quando me ver livre da reportagem comecei a fazer isso o consumidor sempre convido no primeiro dia mas era pouco só vou criar mais crio cebolinha piteco e comecei a distribuir distribuir começo isso em 60 em dez anos desenvolvendo bem ou serviço em dez anos eu cheguei mais 300 jornais regionais publicada em 30 países em tempo algum tempo e daí já tinha uma pequena equipe aumentando em 70 eu achei que estava na hora não ser revista mônica pela editora abril e de cara você foi um sucesso três anos depois cebolinha depois mônica magali cascão belezinhas imprudente e hoje nós fazemos produzir no nosso estúdio uma revista por dia é uma coisa maluca tem 200 desenhos trabalham se somarmos todos artistas é um dos maiores do mundo e com mais de 80% do mercado então hoje lá nos quadrinhos nós estamos numa posição muito boa é um pouco nesse personagem humorístico é que todos eles foram criados por você a ideia dos personagens todos todos sempre maioria blasé alguém que conheço como fazer com a criança mônica a minha filha a galinha culminou na minha filha ônibus é meu filho bem eu tenho dois filhos só um que ainda não é pessoal mas porque não quis até agora estou com esse conto tentando convencer as comercial mas aí joguei porque é minha é jovens agora só mesmo quando não há uns anos atrás eu percebi que ele era politicamente correto ele nasceu com o chip na cabeça de quem faz tudo certinho direitinho ele estuda sozinha dobra roupa e guardar os brinquedos e econômico enquanto o sapato não está caindo aos pedaços não quer cumprir outro é diferente e esse é diferente a aula chega só o boletim ele me telefona da escola para dizer a nota e por que tirou isso porque conseguiu aquilo que nenhum dos outros não fez isso ou então esse daí vou criar um personagem está faltando é marcelinho serginho vou falar com ele mas ela não foi criar um personagem assim acirrada um pai não quer como quer todos têm mônica tempo ali a marina o ônibus do contra tudo tem que sair eu vou pagar um mico marcelinho serginho a intenção é pegar no meu pé não quero ficar discutindo anos não quis um quilo e agora como é que eu faço está faltando o personagem na história que fala de economia de dinheiro de cuidar do dinheiro está lá prontinha nasceu assim agora recentemente eu consigo conseguir convencer esse é o da lançou marcelinho sem o certinho sem o cse vamos falar de economia finanças qualquer coisa assim a economia dele ele faz tudo aqui eu sou mulher e você acha que o dos personagens influenciar o seu filho também nos quais ele se basear não eles são iguais às pessoas a regra sobre as pessoas descem financiados pelo campeão pelos meus filhos um homem daquele jeito ela diz que não eu não sou tudo isso vai gallina magali assumir eu como mesmo gosta de comer como bastante a mostra duas vezes em outras vezes e é elegante ninguém senão vocês e okaka chuka castel era um bazer um garoto reconheceu hoje que não tomava banho mesmo tenha seu pedido e era amigo cebola que tinha o cabelo assim nova cebola batata doce e rena cebola e falava errado e ela desliga e então é só você olhar em volta na platéia ainda tem dez personagens exóticos otan estava em gestão é só fazer a seguinte você vê aqui conta uma história da vida e jamais o personagem quando começou a publicar o atirem a primeira linha que você fez sentir que começou a montar uma equipe que critérios e usava para aqui no brasil essas obras nessas se compensa desenho da mônica aquino copel se observa mais ou menos bem já estava contratando não sabe até de prova de desenhistas e universitário naquela hora tudo servir a deus que desenhar e produzir isso se fosse uma pessoa séria á principalmente gostar de criança aí ela é vital você tem uma ligação forte com as crianças é visivelmente na sua obra toda uma obra da família onde todo jeito um monte de querer subir a partir dos 10 filhos né mas eu gosto gosto muito de criança que a gente aprende você deve saber da primeira criança criança pura transparência não se aprende o que tá fazendo mal para ela que não está fazendo para a gente corrigir olhar o pac isso aqui estamos fazendo alguma coisa errada que a criança está sorrindo não está aberto com o astral elevado então eu observo muita criança com isso e tenho né submetem a uma boa para me ajudar você alguma vez já estudou psicologia da 5 das crianças fez algum curso é uma formação nessa área os tudo isso surgiu do seu sentido de observação prática mesmo de observação prática de gosto e por na sociedade eu gosto de aprender a ler ver as crianças i além disso é assim uma coisa quando comecei a desenhar a 0 em jornal que o irmão normal naquele tempo principalmente é um pouco a publicação para adulto então comecei a desenhar mesmas histórias bons personagens infantis a historinha às vezes nem ingênua mas bem humorada técnica bem norte americana para não sair do esquema eu demorei para perceber que as crianças aqui estavam me aceitando como autor que a criança ela pegava jornal do pai ele a historinha então eu custei a perceber que eu era um autor que a criança nunca me buscar outra criança a criançada que me região então de repente eu estava escrevendo para a criançada eu descobri uma coisa legal observa crianças por cento a criança de hoje se inscrever para o mundo que você tem que dar o melhor de si tem que fazer uma história com um astral com mensagens inteligente se na direcção a refluir lá atrás então com isso aprendi que se hoje se inscrever para um leitor de que 13 a 15 anos escrevendo da criança já que vem vindo com tudo então escrevendo para o pessoal mais velho que não quer ver uma história em quadrinhos uma inoculação negócio muito sofisticado alguma coisa meio difícil de ser entendida então hoje a gente sente que quiser para a criançada jovem vizinha você está escrevendo do mundo da sorte cuidado é uma coisa inteligente que não dão seu terceiro ano mas coisa meio tosca meio burro nem pensamento pequeno ou muito quadrinho não é comigo se acha que alguns autores tinham influenciaram diretamente ao vários autores influenciaram a xinhua li em roteiro desenho enfoque grafismo então eu tenho não só uma mistura de várias influências no meu tempo de infância e juventude agradeço muito alguns deles – muitos deles já conhece conhece fizemos amizade e ficamos amigos vira mônica e ficaram fãs da mônica também vós o meu ídolo foi will ajuda que fazer uma história chamada o espírito que nem era infantil tá gostando policiado mas a criatividade dele é até hoje ninguém chegou perto eu acho que o maior criativa da história em quadrinho no mundo em todos os tempos eu fiquei muito amigo dele e daí conversa vai conversa vem ele começou a conhecer o batel virou fã recebido o material nosso belo estados unidos minha pra casa e conversava muito então trocamos idéias que ele fala eu não conseguir fazer o que fez ele pode ter feito as melhores do mundo mas ele não falava com a criança tinha nem vejo nisso bater um papo gostoso é uma figura maravilhosa é interessante que o seu traço é um traço muito limpo né dá um pouco na contramão das histórias de quadrinhos com traços mais rebuscados claro escuro com fundos eu tenho tempo começo fazer alguma coisa nesse sentido sem a rebuscar o claro escuro tudo mais mas eu não tinha tempo de desenhar não tenho tempo de fazer sozinho no começo eu tive que criar um estilo de desenho sim eu ser a mesma nos menos rebuscado tanto que o cebolinha franjinha e para eles tem sapato que tinha tempo de desenho sapato quando comecei a desenhar mais queria mais personagens mais história não dava tempo de desenho sapato dos personagens foram a ser a formação dos caos mônica magali e cascão não tem sapato e personagem não pode mudar em forma de detalhe de roupa então nasceu sem sapato que tadeu sucesso até hoje agora tem uma equipe para fazer um boto godinho sapatos na sapateira qualquer coisa mas eles nasceram assim não pode mudar água e quando veio assim você sentiu que cabia uma revista infantil no mercado e que você era pessoa pra fazer essa revista que eu era a pessoa não pensava mesmo tempo mais lento tanto pensando numa coisa oportuna as oportunidades que eu tive eu tentei aproveitar preparei para a equipe na base do trabalho ado noites sem dormir tudo mas nós fizemos a revista deu certo eu sempre com 1 300 jornais publicando na lateral eu sabia que se lança uma revista que era certo como também quando você fazer desanimar a mesma coisa sabia que os desenhos e eu funcionar porque já temos toda essa base marcando a primeira revista quando saiu foi distribuída já no país inteiro aí o teu eu entrei por só ter uma grande editora que a editora abril que dominava o mercado com os personagens da disney e vendia 45 milhões de visitas ela é uma potência é uma potência e revistas saiu com um bom número 200 mil naquele tempo o cruzeiro pouco perto do da concorrência de qualquer maneira funcionou bem nesse processo todo de começar uma revista infantil a primeira revista infantil e brasileira realmente nessa área se tornar a revista mais importante do país 80% do mercado etc o que você fez que você não faria hoje outra vez a pensar em tudo que eu fiz assim entender o que deu certo mas as coisas não deram certo ensinaram o caminho aquilo prender melhor resultado então isso deixa assim nem perigosamente e meio confiante demais em mim mesmo mas foram acontecendo além disso eu não acredito em fracasso atendeu tem alguma coisa que te ensinou alguma coisa um ponto que você estava ainda com dúvidas vão pisar no fim no chão eu fiz muitos anos atrás a pedido dele próprio uma revista um estudo de personagem do maradona então é muito bem o personagem a família personagens maravilhosos o projeto muito bom mandar esbarramos com o comportamento dele e é uma das coisas que parou foi um dos vamos ver nos casos onde eu aprendi que temos que ter alguns outros cuidados na hora de principalmente criar personagens baseados em gentes gente está vivo bem está viva está funcionando a ita em contato com o público vamos lá gente comete erros é cometer essa é esmagadora para sair na argentina ela foi no mundo todo mundo todo é um projeto internacional mas não deu mas aprendemos inclusive no projeto baladona que era tão bonito bem feito serviu que depois deu repetidos o esquema para lançar o ronaldinho que saiu no mundo todo também como está o pensamento então a espanha e saímos em mais de 30 idiomas diferentes com ronaldo até hoje em outros países principalmente quando está saindo pessoa nem sabe se o ronaldinho está jogando não estão vendo o personagem é isso é isso que eu quero fazer problema também vai acontecer pela chuteira senão vira personagem da irmã em embu esse personagem que você tem criado o luca que é o cadeira ram você tem revistas aqui sobre hiv positivos maternidade saudável pela organização pan americana de saúde hoje tem gente aqui que ambientes saudáveis para crianças é qual é a intenção do inter é visível mas qual é o como é que isto chegou até você de que maneira foi idéia sua não nunca foi não foi bem e não as pessoas foram fortes e alguns alguns organismos nos entidades algumas sucessores até governo órgãos de governo e procurando falar você tem pessoas fãs tenho pessoas e também que eles falam nós podemos usar estudar uma revista para falar sobre economia de água vacinação tudo mas eu achei que ela é legal que fizemos revistas e foi um arraso e nós fazemos com todo cuidado pesquisa bem feitinho também que os grevistas também funciona mas elas não são rendidos não só comerciais mas elas têm que fazer sucesso para a mensagem da seta tá certo isso fazemos brasil fazemos nossos países também sei que é você faz do futuro aí você pretende parar pretende continuar o faturamento não voltaram de lá promotions que mesmo que nem sempre quem quer pagar mas chegou um dia que tratará como ele traz uma coisa muito bonita gostosa e positivo estou preparado preparando o terreno pra amônia não parar os personagens vão parar porque ele faz no paraná então tu montando o dispositivo moto contínuo afirma do amor de rita acho que vai dar certo você acha que isso todo esse esquema funcionaria assim você hoje a infelizmente sim pedro pra mim mas eu acho que estamos bem preparados ainda tem muita gente boa mas tudo tem gente que sai melhor que eu quero aqui eu estou lá orientando pessoal porque eu tenho experiência cheguei primeiro respeito que tinha bandeira eu acho que nós três estamos treinando o pessoal é muito capaz alguns filhos meus inclusive logicamente o pessoal que vem os jovens com uma pessoa que veio mesmo não tão jovens vêm com coisa nova vem com coisa adequada o que está acontecendo é um novo contexto então eu corro atrás para não ficar atrasado mesmo técnicas a sentar do lado das crianças dos jovens nos piar fato tentar entender as piadas palavreado turmas mas sem dúvida quem venha melhor preparado são os jovens e as crianças de hoje e só você dá uma guinada boa você acompanhar e orientando tudo mais na parte da ética principalmente as responsabilidades a coisa continua no momento e vai ser bem alguma água forma de conciliar a história em quadrinho clássica com a internet que rouba a atenção é a garotada e não o negócio você colocar a história em quadrinho clássico na internet é usar as plataformas vai falar isso aqui é um inimigo vai ligar não vamos somar somar jogos têm jogos aqui uma montanha games tabela internet com a turma da mônica com este momento por aço é a gente se preparar e usar o que vem aí tecnologia inclusive não podemos compará-los e na força de expressão voltando a boca pra fora não tem que ser assim é assim tem que ser assim e será assim acho que a sua equipa está preparada para isso a empresa executora estão se preparando cada vez mais é é um susto porque cada vez que eu chego lá pessoal agora afinal é notablu computador da empresa levou o computador a reunião vamos perder o emprego o problema fazer tudo pra tudo o que vai fazer são ilusões são erros de perspectiva que normalmente o pessoal está acomodado em uma ameaça em qualquer coisa diferente mas ele não sabe um centro que o que vem com a tecnologia as ferramentas estão na mão dele para aprender a usar também para poder utilizar para melhorar até a qualidade do material e assim tem sido assim é assim será assim então nós temos que não brigar com a realidade com o futuro que chega todo dia não é por aí que nós vamos ver se acha que hoje um menino como você quando chegou em são paulo conseguiria criar um espaço desses o isso foi coisa do passado há hoje outras outra contexto e hoje tem muitos meninos aí criamos espaços muito interessantes nós na internet se você olhar a internet está cheia de bons trabalhos o pessoal está fazendo bom ótimos desenhos textos tudo mais eles terão seu espaço tem o terão seu espaço sem dúvida o artista desenha se o criativo ele tem que ter atenção cuidado tem que se administrar bem e tem que entender e sentir que ele não está dizendo para ele é bom que ele gosta gosta do que faz com que ele se sinta bem que seja preciso fazer uso mas se ele fizer a ele próprio ele vai morrer à míngua ele tem que achar a turma dele tem que achar o foco tem que ver que tribo que pode gostar do que está fazendo pagar por isso então se houver um pinguinho de administração e de orientação ou entendimento com o centro o consenso da artista que ele não pode desenhar para ele próprio só daí ele favor disso tratamento ele não é conseguir o meu espaço e hoje é mais fácil meus roteiristas espalhados pelo país até porto alegre até manaus estão trabalhando também com qualidade de vida do lado ou douradas família da esposa do lado da mãe com a comidinha legal então eu acho que não mudou tudo e você pode ser hoje a nas fronteiras esse espaço não segura mais ninguém agora nós podemos realmente trabalhar para o mundo é só você localizar onde está seu néctar seu mercado aí qualquer país que tem o meu respeito que eu tive a duras penas porque era tudo físico agora vai rolar virtual além da eu vejo o pessoal fazer a final aqui nos tablets fico besta eu dissesse eu tiver sido daquele tempo dominasse isso aí tava com muito mais adiantado e esse é o fato de você tem roteirista espalhados pelo país você acha que essa diversidade dá uma idéia da diversidade brasileira se reflete na que dá uma idéia de utilizar o presidente se reflete na a no conteúdo da das revistas há alguns anos todos os roteiros trabalhava na casa trabalhava num estúdio comecei a descobrir você perceber que ele estava se repetindo no lugar e começar a mesma coisa lembro dela coisas – das formas de comunicação que chega a empresa estava passando um pouquinho estão colando o outro além disso são paulo castiga muito o habitantes daqui com o trânsito w com horas é filho de carro e tantos erros que eu mesmo perdi duas três horas por dia no trânsito cheguei ao estúdio e morava longe outro problema eu falei vou propor uma coisa que eu chamei fazer o pessoal vocês ganham também produção nessas horas que eles pedem vocês estão deixando produzir se você for um lugar onde não tem esse tipo de problema volte aos seus o risco sua casa a casa da mãe pega a família vai para um condomínio legal em qualquer lugar do brasil vocês vão ter uma qualidade de vida muito melhor agora com a internet vocês podem mandar material verde ea gente conversa desse jeito eu não falei para eles que estavam se se repetindo colando no outro ela meio ficou vence é você quer mandar embora mas não quero quero isso isso isso cada um foi para um lado estão espalhados pelo país mais de 20 deu tão certo a variedade de histórias foi foi lá pra cima das informações no ambiente tudo o que eles recebem já dá um molho diferente em cada roteiro então deu certo e vai dar certo para que qualquer pessoa que fizer esse tipo de problema o trabalho vai dar certo e como é que você faz pra porque a linguagem do quadrinho em com vocês têm que caber no balanço em que a linguagem muito objetiva o que você faz para homogeneizar aí aí foi só pra mim aqui o balão não deve ter mais que três linhas de quatro linhas o pessoal tem pode ter preguiça de ler ou semba lá então a gente não lembra ou não morrer rápido então precisa três linhas não pode muito muito arabesco na nas histórias é o desenho velho desenho simplificada que nós que eu fazia no começo porque não tenho tempo mas num estilo agora limitado por aí e mais alguns macetes que a gente põe tipo o ritmo de leitura como você lê na esquerda para a direita os personagens devem estar sempre preferência andando você movimentando a ação tem que estar na esquerda para direita que a pessoa fala assim assim lê acompanha a personagem e já se vai para o quadro não é um cineminha não são más e tinhas que vou ver o que você desenvolveu para poder produzir rápido e viraram padrões tão limitado por aí também então aí outras coisas mas de cores a flor em as cores as coisas não precisam ser reais você tem que pegar um quadro nem como bonitinha mas sempre ali a ver a página como alguma coisa como se fosse um quadro que ele a página inteira ela tem que ser simpática tem que ser constante quase não tá vendo bem o que é passar as manchas tem que ser agradável isso então eu corri bastante com o kit nós estamos num país tropical ninguém está querendo uma coisa cinzenta e fria triste tudo vai a nossa história alegre não pode ter muito roxo 8 azul 800a então o nosso estilo é um pouco diferenciado nos uso eu brigo muito no exterior então eu vou falar com meus colegas que eles acham que é um desaforo as coisas que eu faço são um desaforo você precisa por exemplo em coisas incríveis evitar uma vez só não pode por ambos os filmes desenhos animados por muito quente cura assim solar outro laranja vermelho porque porque somente filmes pessoal da tv digital da tv arrai muitos filmes que saem com essas cores e beleza despertam uma sensualidade exacerbada das mulheres porque as cores isto não pode só as mulheres são as mulheres então por isso o brasil aquilo que aquela cultura toda mas ele fala falando sério professores lá né não entendo bem isso então eu quero deixar moela tristonha a princípio não vejo alegre pela minha sensualidade de mim assim sua sensualidade tão bonita que é lícito vermelho visto a vida toda que as coisas realmente são básicas ainda não têm grandes misturas nessas horas não tem não tem a nos livros a gente vai fazer uma suplementação por fãs policromática pra ver que o jogo acontece em alguns livros tudo a gente pode experimentando gente não fez até agora e num erro fazendo é melhor e experimentar a gente vai dar a tua evolução vem uma criança aí que já está pintando nos computadores está colorindo o seu mundo lá nós temos que entrar aqui vai ser sempre em todas essas histórias entrou a carreira você sempre evitou violência e sexo nas histórias nunca tinham cabeça nisso com o mercado isolado evidentemente não para criar assim eu não sei fazer isso eu sou um caipirão do interior que não fala palavrão eu não sei fazer essas plantas que eu coloco uma vistosa de qualquer maneira não funcionou deixa deixa por aí eu não vou aprender a andar depois do evento e além disso o tipo de mensagem que eu coloco nas histórias ele combina com esse jeitão e com o palavreado e com um comportamento comportamento que eu acho que são digitais para passar alguma coisa pra criançada sexo violência eles estão vendo agora porém não há previsão se mesmo na rua então deixa ter um momento de tranquilidade de padre de calma nas nossas revistas você acha que essas revistas são basicamente para que faixa etária que tecnicamente no início para a criança na metade do público que comprovasse a existência do outro adulto e metade do público que compra a turma jovem a criança você vai descobrir algumas coisas aí que você pesquise o adulto chega na banca quem compra provavelmente sequer para os filhos a componente contra infantil adulto geralmente no começo ele não aceitava trabalhar para que a jovem ana você acabou com o meu passado de crianças nas fantasias com os meus personagens infantil simbá todos os meus sonhos mas ainda não está lá a banca ainda infantil né ele tem essa outra jovem então não compre bem só que eu falava pra isso porque você está brincando quando você compra a minha revista infantil agora não parei principar então tá comprando está achando ruim como comprar a revista infantil e tentando ajudar mesmo jovem ele não consegue agora está começando a virar um pouquinho mas depois que crescem em casa com próprios filhos então o ciclo vai se renovando nós estamos entrando na quarta geração de leitores da turma da mônica por isso eu quero fazer é adulta observava 5 mas é o meu contato com o público é muito permanente é muito chegado eu tenho um o twitter eu tenho meu cantinho lá fora vou mais de 200 mil pessoas zé é arroba mauricio de sousa tudo junto com essa quem quiser conversar comentou lá mesmo é o mesmo da equipe eu mesmo não há palavra que eu tô fazendo entrou na vaga do papa rapidamente perguntas ou respostas telegráfica de tudo bem nós começamos a conversa falando de kumar as vivências infantis no passado que diz nem dominava o mercado completamente e essa hoje uma inversão ante uma fatia muito pequena do mercado e à turma da mônica é que é a revista mais importante como é que você interpreta esse fenômeno a disney e cedo se interessou por revistas que bom o negócio deles hoje outro melhor parque tudo mais infelizmente houve essa mudança de foco na mesma achava beiradinha pra mim que fui procurado então aproveitando não existem as mesmas revistas ainda não tem mas por que razão essas revistas brasileiras tomaram completamente o lugar de uma empresa muito maior com potencial econômico muito mais eu acho que não tenho explicação anos essa primeira que eu dei talvez a mais célere mas sim uma realidade mas as nossas histórias o desenho e o texto são muito próximos da língua falada do coloquial do que a gente usa e até dos temas assuntos isso não deve ajudar bastante e eu me lembro de do mesmo não tinha um balanço são de 8 das linhas era um livro um livro no estrado depois vão melhorar um pouquinho porque a turma da mônica mas perdeu um espaço mas realmente realmente sabia nem poderosa quisesse dominar o mundo em quadrinhos eles fazem um plano de dominar e não é deles hoje infelizmente a nossa hora já chegou ao fim mas quer casa da cultura até amanhã aqui muito obrigado deve saber que eu faço faço duas ou três coisas eu como mal eu vou aprender a cozinhar vão aprender a cozinhar é a vida fica mais saborosa mas eu acho que se eu perco meia hora para fazer a comida não senão perde e ganha estreia nesta melhora escrevo eu adianto mas por pistas
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