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Fotógrafo relata como foi documentar a construção do Sambódromo

Fotógrafo relata como foi documentar a construção do Sambódromo

Quando eu comecei a a trabalhar na na passara do Samba eu eu vim de um estúdio né esse estúdio me designou para para ir PR passara do Samba para fotografar a obra já tinha havido já tinha começado tinha começado há pouco tempo ainda tava na na parte de terra planagem tudo

Comecei Já cheguei lá trabalhando já cheguei imediatamente já tava em campo e já procurando né os mestres de obras porque eles que eram o que entendi muito da da da estrutura que tava acontecendo os mestres de obras foram as pessoas que para mim que mais me ajudaram trabalhava diariamente todo dia

Eu tava lá e a minha relação foi muito forte com os operários com as pessoas que estavam em campo porque eu era também Um operário eu tava lá com a minha máquina fotográfica e eles cada um com o seu equipamento tá cada um cada um com a sua função porque eram muitas

Funções que tinham lá dentro né tinham pessoas inclusive de de todos os lugares do Brasil até eu tinha até umas pessoas de fora porque acho que vinha se eu não me engano vinha da África porque tinha Operários também que vieram acho que da África Se não me engano e a minha

Relação com eles era muito forte porque era era aquela coisa diária eu até comia lá na cantina com eles Fazia tudo tudo tudo tudo diariamente eu trabalhava média de 4 5 horas por dia lá era era ou até mais dependendo da da da situação tem uma história particularmente que eu achei muito

Bacana uma um um dos Operários ele ele tava colocando a emoção de estar trabalhando ali naquela obra do neem aquela estrutura do neem por parentes dele trabalharam em Brasília entende então ele era praticamente Novo querido e tava ali chegando para dar continuidade né a o que a

Família já tinha feito do niar em Brasília e ele tava ali executando uma obra né na parcera do samb com aquela estrutura isso também achei muito legal muito emocionante né ouvir essas histórias histórias boas histórias das pessoas como chegaram ali das dificuldades que elas tinham né E E

Aquela obra tava sendo Para eles um um portfólio mesmo uma uma maneira de de chegar e falar assim pô eu fiz a passada no samba entende isso foi uma coisa que que eu eu me emocionou muito de ver cheguei um um dia lá foi uma coisa muito engraçada porque o o mestre obra

Chegou e falou Renato ó hoje você vai ter que fotografar a concretar de cima porque eles colocavam o concreto de cima e tinha uma coisa que fazia uma vibração e o pro concreto entrar dentro das das formas entendeu E a isso dava para ver de cima porque o concreto vinha de cima

As formas aqui aqui entrava a o concreto e eu e ele queria mostrar essa essa estrutura de cima que era a concretagem e essa parte da vibração mostrando o concreto entrando dentro das formas aí eu falei tudo bem Como é que eu vou fazer isso pensei tem que tem que voar

Alguma coisa eu falei não nós vamos levar você lá com com esses guindastes com aqueles com aquelas gruas monstruosas de sei lá 30 40 50 m com Med aí eu fiquei olhando eu morria de medo de altura eu morria de medo de altura eu tinha pavor de medo de altura pavor cara

Eu falei como é que eu vou aí ele falou assim Ah nós vamos amarrar você com segurança Claro você vai at com cinto você vai entrar dentro daquela cabine e nós vamos levantar você e lá de cima você fotografa mas eu comecei a ficar em pânico falei Como assim eu vou subir

Nisso ele é vai subir eu falei mas eu já comecei a ficar meu coração já tava 220 sei lá quanto é que tava eu já tava tremendo esto frio e ele falou assim você vai eu falei vou claro eu falei vou eu eu eu não demonstrei medo eu podia

Est com uma cara branca e tudo mais eu falei não vou eu queria ir eu fui é a teoria da da da da da né tem que perder o medo vai perder de qualquer jeito é agora aí eu subi naquilo ele me amarrou colocou e aquele guindas ele não vai com

Uma fluidez não cara sabe ele vai pá vai batendo vai batendo eu ia e o meu cara vi meu coração batendo mais a o que que eu fiz eu falei assim eu tô com uma câmera fotográfica eu tô trabalhando eu botei a câmera na mão e

Comecei a fazer umas fotos aquilo foi me levando para uma outra dimensão cara e eu descobri que essa dimensão do Fotógrafo quebra Essas barreiras também E e essa foi uma das coisas que me levou ali em cima chque em cima fotografei e tudo e posso te falar eu adorei gostei

Quando eu cheguei em cima eu já tava amarradão assim gostando muito de tá ali fotografando sou mago emagreci quase 10 kg tive desidratação mas superei rápido porque eu não queria parar acho que eu fiquei um ou dois dias só parado no máximo e eu cheguei a a a chegar Havia uns dois ou

Três acidentes inclusive de de pessoas que morreram inclusive que a obra era uma uma coisa de muito risco e estava numa numa num pique muito grande e essa coisa da da da insalubridade do calor realmente tinha hora que não dava tinha eu vi vários Operários desmaiarem irem pr pra enfermaria desmaiado porque não

Agava com calor entende e teve um momento para mim que foi muito muito punk mesmo foi muito uma coisa assim eu quase morri naquela obra também graças a Deus eu eu tô aqui e tudo mas eu tava fotografando um dia eu tava lá com a minha câmera e de repente eu ouvi um

Grito uma gritaria mas quando eu vi a gritaria eu já já ouvi bater do meu lado um caibro enorme assim um caibro muito grande eu não lembro assim exatamente da dimensão dele mas um caibro muito grande ele bateu ao meu lado eu acho que não tinha nem um metro

De e como fotógrafo né Eu tava querendo também fazer alguma coisa para mim algum ensaio alguma coisa ensaística também apesar de não ter tido muito tempo era muito interessante eu vi os operários brincando eu tenho foto de Operários brincando eu tenho foto deles ali perto

Da do do do do do dos canteiros de obra essa a a a a estrutura da Beleza também da arquitetura em várias fases do dia particularmente sabe eu depois de de ter vários eh de ter feito algumas fotos várias fotos e tudo tem uma que eu elegi

Assim uma foto que eu elegi para mim que é muito legal que que eu acho que sintetiza muito né Essa coisa da da da da estrutura da obra da beleza da do Peso daquela obra daquela coisa do concreto armado e de toda a estrutura que é essa foto aqui essa foto aqui e

Para mim ela ela sintetiza muito eh o que eu vivi lá o que eu vi e o que o que me emocionou porque é a foto da Gota né com a estrutura de concreto e a aqui tem um operário uma pazinha sabe como se tivesse ele ele tá retocando

Aqui né a parte do concreto isso é uma coisa tem para mim é tão forte esse símbolo né dessa foto para mim muito forte que tem todo essa essa essa síntese assim do que eu vivia do que eu passei do que eu vi e do que ficou para mim também [Música] k

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