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Julio Secchin trocou os bastidores pelos holofotes da música

Julio Secchin trocou os bastidores pelos holofotes da música

Oi meu nome é Letícia Perdigão eu sou repórter de entretenimento do Metrópolis e hoje eu vou conversar com o cantor Júlio sequim do hit jovem você começou sua carreira como diretor de audiovisual né como é que foi essa virada de chave para entrar na música como é que a

Música entrou na sua vida olha let eu tocava violão desde menino via meu irmão tocando violão aí comecei a ter o interesse por aquilo mas acabou que a vida foi me levando por outro caminho né Então essa coisa do do aud visual foi me levando pra área de

Videoclipe E aí depois de um tempão eu eu vendo os artistas ali cantando e e e e filmando eu ficava assim pô tô aqui detrás da câmera mas tava dando aquela vontadezinha sabe de de de mudar de lugar cheguei a fazer uns clipes do do Silva e acho que me ajudou muito sabe

Tipo a pensar Pô sabe é um cara que tem uma uma uma uma música parecida com a minha em cer certos aspectos assim então ter visto alguém que tinha essa essa similaridade de de sensibilidade musical me fez pensar Pô isso isso é um caminho possível então Eh foi a partir daí que

Eu que eu pensei Poxa vou eh sei lá tem uma aula de canto vou fazer meu dever de casa aqui devagarinho para também não assustar o pessoal para não falar imagina você Leti fala vira pro pessoal na redação fala ó tô gravando um álbum sabe

É é é um pouco assim a galera ia ficar meio assustada aí eu eu pensei a mesma coisa eu falei cara melhor eu fazer na encolha devagarinho e quando for a hora eu vou falar assim ó tá lá no Spotify escut aí eu susto é escutem exato aí já

É uma coisa mais concreta sabe porque sim eh e eu sempre digo assim que pro pessoal que que tá assistindo e e gosta de cantar quer aprender a cantar aprenda vai devagarinho aqui na encolha que aí é é uma coisa que às vezes quando você faz eh anunciando que vai fazer Sabe às

Vezes alguém vai falar um negócio que vai bater um pouco mal sabe você vai ficar meio se sentindo desestimulado e acho que para mim Eh eu sempre tive a clareza de que era uma uma Ah um processo de escuta interna sabe essa parte de compor também então era um

Negócio que era era comigo mesmo sabe era uma coisa mais mais íntima minha Então as pessoas não tinham que participar daquilo aí foi fui fazendo escondido E aí finalmente eh comecei a lançar e estamos aí até hoje né bom como você disse você dirigia clipes né E hoje

Em dia seus clipes são coisas que chamam muito atenção dos seus fãs são clipes eh mais íntimos assim uma coisa mais simples como é que é tá do outro lado agora como artista como é que você produz seus clipes você tem ajuda de outras pessoas você tomar a frente como

É que é olha eu eu geralmente dirijo os clipes Uhum eu tenho amigos do audiovisual que são amigos da vida toda então eh tem sempre uma equipe que eu posso Sabe chamar mas é engraçado que eu Eu quando trabalhava como diretor era muito mais presepeiro queria filmar bonito sabe pessoal do audiovisual sabe

Como é que é tipo assim tem que mostrar que sabe filmar aquele equipamento piriri par quando eu fui pra música eu falei falei cara por que que a gente não faz o o básico o simples mas faz uma faz de uma forma assim singela sabe genuína

E não não não fica sabe soltando fogo de artifício vai paraa coisa de um sentimento que sabe fica parecendo até às vezes que você assistindo em casa poderia ter feito aquele clipe Hum sabe se você pegar um um um celular e chamar teu primo tua prima os amigos você

Consegue fazer um clip parecido Então acho que era era também uma uma ideia de aproximar sabe da do público eh a ideia da da representação audiovisual daquilo ao invés de ser um negócio assim de um aparato gigante e tal e obviamente é um negócio que também economiza um dinheirinho aqui e ali né

Então custa muito caro né é às vezes eu eu ouo falar o pessoal fal não que o clipe custou R 1 milhão deais fico assim gente pô tem tanta coisa para fazer com com essa grana sabe então eu penso que pô eh é também uma coisa de você a

Aprender o ritmo de certas coisas na internet que às vezes é melhor fazer várias apostas pequenas sabe a em vez de falar não essa daqui é o rit Sim eu também eu aprendi que não tem essa coisa de olhar e falar isso aqui vai bombar

Isso aqui não vai eu às vezes falo não essa música não sei o que que vai ser quando vi o negócio tava explodindo entendeu então Eh essa atitude em relação a audiovisual que eu aprendi também com com o l da internet que é melhor eh a gente continuar se

Expressando eh diversas vezes sabe ao invés de falar Não essa é a a obra mais genial que eu vou fazer vamos gastar mundos e fundos para Para realizar isso então Eh para mim foi uma mudança gigantesca não só na parte as visual mas como uma abordagem assim sabe em relação

Às expectativas do meu próprio trabalho sabe eh porque quando a gente diz Isso aqui vai ser um sucesso e às vezes não é você fica frustrado mas também a uma das coisas mais lindas é a surpresa de você falar Ah não sei eu fiz porque eu acho

Legal não sei aí daí a pouco o negócio tá assim cara então Eh é tá aberto a essas possibilidades Eu acho E por falar em rit jovem foi o trabalho que eu acho que apresentou você pro Grande público mesmo né Eh foi uma música que bombou você esperava isso você falou que que

Produz as coisas meio sem expectativa de de bombar produz mais pelo pelo seu trabalho mesmo pelo que você acredita mas como é que foi o o trabalho da composição de jovem o clipe é uma coisa meio simples também dessa coisa que a gente tava tava falando eh como é que

Foi para você ver essa música bombando E aí pelo Brasil a fora olha jovem é uma é uma coisa maravilhosa que aconteceu na minha vida mudou minha carreira mudou minha vida o objetivamente é uma música engraçada eu eu compus parte dessa música num sonho muito doido que eu tive

O sonho a a música Diz eh finge que a Pedra da Gávia é um vulcão Mas no sonho engraçado era outra montanha aqui no Rio que é humor dos irmãos quem já foi no rio eh viu ali no Lebron eh que inclusive é a capa do disco novo então o

Sonho eu dei uma uma uma misturada com a uma pedra da GVA paraa música Jovem mas depois eu eu revisitei essa ideia então olha essas coisas que vem assim a gente não sabe eu até achava Na época eu fala que que que refrão maluco que coisa doida essa de eu vacilei no primeira

Regra do eu acho que genteo também pois é mas o isso para mim foi uma coisa maravilhosa porque quando a gente eh Vem de um de uma referência assim de MPB eh a gente H normalmente espera um tipo de poesia eh um pouco mais eloquente um pouco mais

Refinado digamos assim e aí eu fui entendendo que aproximar O Universo da MPB para a linguagem coloquial era a grande sacada do meu trabalho sabe e tipo misturar coisas que sabe porque às vezes eu vejo pessoa fazendo MPB mas nos moldes da década de 70 tento sabe então com uma poética

Também antiga e eu falo Poxa isso não não bate muito bem com o sentimento de hoje em dia então Eh quando eu decidi misturar essas duas coisas eu fui vendo que tinha um negócio ali que eu mesmo não não sabia que existia sabe então Eh eu não esperava que fosse esse rit todo

Mas minha mãe esperava engraçado isso ela ela ela escutou a música Viu o clip falou isso aí vai vai vai estourar eu falei não mas tá tá viajando mãe a mãe sem que tá certa né mãe vai mãe vai querer entendeu aa lá e fala não meu

Filho isso aí falei não mase que mais um trabalho que a gente tá fazendo aqui mano eu falou não mas pode saber que esse daí vai vai estourar eu falei ó Tá bom minha mãe tá certa é ainda bem e você falou dessa dessa dessa mistura de

Ritmos aí seu trabalho tem muito isso tem essa pegada da MPB Mas aí você coloca um pouco de funk também como é que você classifica o seu som hoje Júlio sim olha tem tem uma uma coisa engraçada que eu comecei a misturar essa coisa de

Funk com mpb e o pessoal não tinha um nome para isso ia numa brincadeira num ensaio uma palhaçada qualquer deram o nome de funk de pel funk pelúcia eu amei o funk de pelúcia É mais uma provocação do que o nome do gênero sabe porque não

É funk de verdade sabe o funk é o funk que a gente conhece das Comunidades sabe e acho que tá tá muito atrelado a um contexto de origem sabe então o que eu acabei fazendo eu acho que esse é o grande lance da música brasileira que ela sempre foi mais feliz nesses

Encontros sabe fui pegar uma parte rítmica de uma coisa Às vezes o violão o cavaquinho de outros gêneros e misturar num negócio que acabou virando esse de de de cavaquin mas no ritmo de fun sim e aí E é claro que teve gente que gostou Teve gente que não gostou

Dessa provocação acho que isso é é saudável é legítimo sabe cada um mas assim foi engraçado ver que isso dava nome ao negócio que a gente fazia naturalmente então foi muito mais uma coisa também que eu eu lembro que a folha de São Paulo fisgou essa isca e

Falou não agora fun de eu falei aí é isso jornalista também gosto de dar nome as coisas eu eu respeito sabe essa vontade mas eu acho que isso foi mais uma provocação uma brincadeira do que outra coisa então sim tanto é que eh eu continuo misturando os ritmos eh mas

Acabei parando de dar nome ainda bem não precisa às vezes né Ah não precisa não precisa mas aqu naquele momento foi foi engraçado ver porque é um nome quase Irresistível sabe de pelucia e quando a pessoa lê aquilo a pessoa vai fala que é essa sabe intriga né intriga

Demais você fala hã sabe então Eh é também brincar com essas ideias sabe também jogar com a forma com que as pessoas eh se interessam pelos assuntos e consomem notícia na internet sabe então eh a gente também tem que ter isso em mente sabe a gente não faz

Num em isolamento sabe a gente tem que olhar para esse contexto E por falar internet o seu o seu som é muito divulgado nas redes sociais acho que jovem principalmente foi uma coisa que cresceu ali também no tiktok quero ir pra Bahia com você também entrou ali nas

Trends qual a importância que você acha da da web para pro seu sucesso hoje Olha eu acho que sem internet eu não teria uma carreira se eu se eu tivesse começado há uns anos atrás Um tempo atrás que a internet não tivesse organizado assim talvez não tivesse chance de ter uma

Carreira de verdade sabe eh e eu vejo que eh essa coisa da Galera compartilhar bastante as músicas vem também de um negócio engraçado que eu fui percebendo sobre as músicas que é algumas músicas parecem ter quase uma função social assim de ah puxar assunto com a pessoa que você

Tá afim às vezes sabe esse negócio de quero ir pra Bahia com você sabe eu vi que muita gente compartilhava eh nesse sentido de tipo assim ah começar uma conversa com alguém e e muitas vezes eu recebo mensagem de tipo assim vamos casar com a sua música que foi o que fez

A gente entendeu se conhecer então tem coisa assim que você não imagina e acho que isso faz parte justamente desse mundo aberto da internet em que a música eh não serve só para ouvir sabe eu nunca eu serviu só para ouvir mas acho que especificamente na internet

E ela faz parte de uma Trama social de como as pessoas se eh comunicam né Uhum eh que acho que faz faz com que minhas músicas sirvam para isso sirvam PR as pessoas se aproximarem uma das assim e eu vi que durante a pandemia isso foi mais importante do que nunca sabe então

Eh muitos dessas números assim de internet que aconteceram vieram justamente desse movimento a partir da pandemia bom e o seu último lançamento Júlio foi erupção né seu novo álbum o que que esse álbum reflete do Júlio como artista hoje na sua atual fase Olha o

Álbum para mim é um é um tem um sentimento muito claro que é a essa vontade de encontrar o amor eh a partir de um cenário de tragédia de caos que o Brasil viveu nos últimos anos né tanto po icamente que eh quanto com a pandemia sabe e olhar para aquilo para

Muita gente foi um cenário assim de devastação de de falta de de Horizonte sabe então Eh o álbum o o tema central é tipo a vontade assim existencial de encontrar o amor mesmo nessas situações mais difíceis eh então muitas músicas acho que falam sobre sobre isso e acho que

Conceitualmente a coisa tá Tá amarrada eh nesse sentimento Então eu acho que também é uma musicalmente é uma coisa que reafirma eu acho que os caminhos que eu já tava explorando antes do disco eh mas eu acho que também é uma coisa que eu me aprofundo assim sabe

Principalmente na escrita Sabe de alguns temas tanto é que demorou um tempão para sair porque eu demoro para caramba para escrever essa foram três anos né produzindo foi isso três anos é é e aí aí as músicas às vezes TM 1 2 minutos mas Caraca eu levo uma eternidade para

Escrever porque é isso enquanto as palavras não tiverem o encaixe certo sabe eh eu não consigo não consigo gravar não consigo cantar sabe então isso também é um reflexo sabe do meu processo de eu mesmo escrevo eu mesmo canto eu mesmo produzo sabe o disco inteiro foi

Produzido por mim como todas as outras músicas sabe então acho que também é é um pouco um reflexo da da parte tecnológica sabe pra Nossa geração assim sabe e acho que eu também não provavelmente não teria uma carreira se se eu não tivesse também a possibilidade de pegar sei lá abrir o computador

Baixar os programas Piratas e ficar assim ah deixa eu ver esse negócio aqui como muita gente como muita gente sabe então eu acho que é é um reflexo do tempo que a gente vive e é uma expressão também da das possibilidades que a gente tem sabe de

Eh assim juntar essa tradição longa e linda da da música eh popular brasileira com as ideias sabe de de ritmos novos e não só do funk mas de de temas novas de formas novas de expressar o afeto e falar das relações entre as pessoas Então acho que o disco é sobre isso é

Isso Júlio Muitíssimo obrigada pela entrevista foi um prazer falar com você eso que a gente possa de novo no próximo álbum em algum lançamento tá bom Com certeza com certeza as Fas estão abertas obrigada tchau tchau obrigado

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