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Concurso SEE SP 2023: Conhecimentos Específicos para Professor de Português – Aula 01

Concurso SEE SP 2023: Conhecimentos Específicos para Professor de Português – Aula 01

[Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] fala futuros professores do estado de São Paulo é muito importante salientar que as nossas aulas da parte específica serão ao vivo uma parte do curso já está disponível porque são assuntos relativos

Ao conteúdo gramatical um conteúdo de gramática tradicional e a outra parte que é mais voltada para o ambiente acadêmico que mistura os conceitos linguísticos com os conceitos pedagógicos aqui nós vamos fazer ao vivo Então se Organize veja o cronograma que nós temos e obviamente acompanhe sempre que possível ao vivo

Até porque estas aulas vão sumir do canal em momento eu não sei se de forma imediata se vão ficar só uma semana ou se vão ficar até a data da prova mas uma coisa é certa estas aulas ficaram disponíveis de forma consolidada para quem faz parte da plataforma são aulas

Direcionadas para o conteúdo específico da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo um concurso para o magistério que tá bombando 15 mil vagas vai obviamente trazer uma tranquilidade para os professores que trabalham instituições privadas que ficam loucos com os coordenadores que às vezes não sabem nada

Daquela matéria mas querem dar optar com na tua aula e você já tá desesperado já tá estressado com o dono da escola com diretor com os alunos e busca Uma tranquilidade o ambiente público Você trabalha com educação e quer obviamente consolidar a sua carreira numa instituição pública eu já tive a

Oportunidade de trabalhar durante muitos anos tanto no estado do Rio de Janeiro como na Prefeitura do Rio de Janeiro por sinal na prefeitura Foi algo maravilhoso para mim porque eu tive a oportunidade eu sempre quis isso de ministrar aulas na escola onde eu estudei na Escola João

Neves da Fontoura escola assim que mora no meu coração então vocês podem ter essa oportunidade também talvez até dando aula na escola onde estudaram só que é o seguinte hoje tem todo um Panorama diferenciado tanto para um processo avaliativo em escolas particulares como também nas instituições públicas não é só chegar lá

Fazer uma provinha objetiva pronto e acabou não além da prova objetiva tem a prova discursiva tem análise de títulos e ainda tem uma prova de aula por sinal Por falar em prova de títulos é muito importante você saber que o grupo Focus não é só preparatório para concursos

Públicos Nós também temos a faculdade focos com graduação e pós-graduação todos os cursos reconhecidos pelo MEC e com professores extremamente gabaritados e você sabe muito bem que no tocante a análise de títulos isso Conta para ganhar ponto e dependendo da instituição ainda pode significar obviamente depois que você entra um salário a mais

Bonificação por conta de uma etapa a mais na sua formação então eu se fosse você olharia com calma o site da faculdade Focus olharia com calma o Instagram da faculdade Focus para poder ver quais cursos de graduação e quais cursos de pós-graduação você pode fazer detalhe preço bem camarada e se você

Fala assim ó eu estava na aula do Cidoca Poxa gostaria de um desconto também pode ter um desconto E é claro que vão liberar esse desconto para vocês tá agora aqui para nós começarmos a nossa brincadeira o que que eu trouxe para aula de tá 00 hoje a nossa aula inaugural para a

Secretaria de Educação de São Paulo eu vou fazer uma análise do edital mas uma análise bem criteriosa com um perfil o que se espera do profissional que vai trabalhar na Secretaria de Educação e é importante você saber sobre isso para não enganado Sabe aquele ditado o combinado não sai caro o que que

Acontece com alguns professores Eles não conseguem muito bem diferenciar o ambiente privado do ambiente público então eles vão para o ambiente público talvez depois já ter trabalhado pelo menos uns cinco anos no setor privado eles vão com alguns Vícios e cá entre nós escola particular escola particular escola pública escola pública então não

Dá para esperar que seja a mesma coisa eu não posso ser o mesmo sítio nem nos dois ambientes eu tenho que me adequar conhecer esse obviamente pode ser mantida mas eu tenho que me adequar eu tenho que entender que o ambiente público é diferente que a clientela é diferente que existem regras diferentes

Que eu tenho que ter um perfil diferente e por que eu tenho que entender tudo isso porque tem um estágio probatório e pode ser que você não passe no estágio probatório então é preciso já saber o que a instituição de fato busca depois nós vamos analisar os conteúdos que estão obviamente

Na parte da prova objetiva e que podem até de alguma forma serem trabalhados numa versão discursiva agora esses conteúdos eu já adianto alguns já estão disponíveis já estão disponíveis vocês vão ter dois professores um vai ser o professor Douglas que vai trabalhar com a parte que já está gravada um curso

Voltado para Vunesp e já tem ali a parte da gramática tradicional passeando por morfologia fonologia semântica sintaxe estilística tudo isso pragmática tudo isso e tem a parte que é mais acadêmica de fato algo que se espera do candidato em leitura os grandes autores autores que foram trabalhados na faculdade

Autores que vão trabalhar o plano da linguística o plano da literatura e também o plano da pedagogia a própria prática docente e aqui nós vamos fazer isso ao vivo mas eu vou te mostrar especificamente Em que parte você vai estar agora além disso também tem a parte que

Funciona como se fosse o objetivo quando a gente monta um plano de aula a gente tem um objetivo um objetivo para a turma e isso vai acontecer aqui também como se a instituição montasse um plano de aula e esperar se esses objetivos de você professor de você profissional da

Educação e tem também umas orientações bibliográficas em livros e um acervo institucional eu vou mostrar tudinho para você agora tá então vamos lá vamos quebrar tudo aqui ó primeiro Secretaria de Educação do Estado de São Paulo comigo Professor Sidney Martins vulgo sidoka Olha só o perfil esperado para vocês

Espera-se que o professor ou a professora de língua portuguesa tenha o domínio vamos lá da língua materna primeiro ponto a ser analisado da literatura segundo ponto analisado da estrutura gramatical terceiro ponto analisado das diferentes linguagens literária visual etc quarto ponto analisado das metodologias de ensino da língua portuguesa quinto ponto analisado de forma

A possibilitar a construção de saberes fazeres e significados que levem Os estudantes a compartilhar conhecimentos da língua e da literatura a vivenciar experiências que contemplam as dimensões sociais a conhecer textos e as circunstâncias de sua aplicação nos vários Campos de atuação humana correspondentes à vida pessoal e Pública

As práticas de estudo e pesquisa as Produções artísticos literárias e relacionadas ao campo jornalístico midiático Opa essa é a primeira parte vou continuar aqui com a segunda parte mas só depois de fazer uma analisada nos cinco critérios iniciais de exigência para você primeira coisa você tem que ter o domínio da

Língua materna isso é impossível na verdade não ter porque todos nós temos afinal de contas somos falantes nativos da língua portuguesa essa convicção de que temos essa língua materna é o que faz nós professores termos de respeitar a língua materna do aluno não saírem empurrando-a gramática as nomenclaturas gramaticais às vezes engessadas com

Frases soltas goela abaixo do aluno desconsiderando que ele possui uma gramática internalizada uma gramática intrínseca uma gramática inata nós devemos levar em consideração a individualidade do aluno a idiossincrasia a peculiaridades então eu não posso simplesmente do nada chegar com uma língua dita engessada de gramática tradicional e ignorar os saberes do

Aluno se eu quero por exemplo trazer um texto clássico eu tenho que ver avaliar Fazer uma avaliação diagnóstica perceber Quais são as músicas os textos que fazem parte daquela comunidade escolar O que é aqueles alunos conhecem então eu por exemplo se gosto muito de Chico Buarque trazer Chico Buarque para

Os alunos eu posso mas eu tenho que ver o que eles estão escutando eles estão escutando o Emicida eles estão escutando a Anitta eles estão escutando a Ludmila eles estão escutando matuê então opa pera aí será que tem alguma coisa legal que eu possa pegar desses autores desses

Artistas e trazer para depois fazer uma comparação com o Chico Buarque É claro que vai ter mas depende também de boa vontade da sua parte o que eu não posso fazer é me distanciar do aluno como se eu fosse o Supra Sumo do conhecimento e ele fosse uma tábua Rasa como se ele

Fosse um burro e eu inteligente não ele também é inteligente ele Talvez não tenha cultura clássica que eu tenho mas eu posso ofertar isso a ele aos poucos Então eu tenho que entender que todos nós temos pleno domínio da língua materna e no final das contas O que vale é a comunicação

Lembrando que linguagem sempre vai ser maior do que o conceito da língua E por quê eu não tenho língua cinematográfica mas eu tenho linguagem cinematográfica eu tenho que entender que a fala é mais Ampla do que é escrita e dessa forma eu vou construindo vários processos com os meus

Alunos ele não deve só saber ler e escrever bem ele também tem que saber se comunicar E se ele já domina a língua materna isso não deveria ser uma dificuldade até porque pessoas analfabetas são capazes de se comunicar bem então primeiro conceito todos possuem uma gramática internalizada se eu Colocar assim ó

As casas é amarela aí você vai falar poxa Se dói tem um erro gramatical aí tá ridículo realmente se a gente levar em consideração a gramática tradicional eu tenho um erro absurdo aqui porém a nossa língua portuguesa é extremamente redundante nós marcamos a explorarizações em todas as estruturas mas quando você pega um

Falante não escolarizado e ele diz as casa é amarela ele já marcou a pluralização aqui no artigo Então já sei que tem mais de uma casa eu já sei que são Algumas casas pelo menos duas e eu consigo não consigo entender o que ele me disse então no fim das contas O que

Vale é a comunicação no dia a dia as pessoas dizem cheguei em casa é claro que para o padrão culto da língua eu não devo usar com o verbo chegar a preposição em eu devo usar a preposição a eu devo dizer cheguei a casa cheguei ao trabalho Cheguei ao colégio com tudo

No dia a dia todo mundo usa preposição em isso provoca alguma interferência na comunicação não então no dia a dia todo mundo compreende Então vamos lá se eu estou dentro da sala de aula trabalhando com os meus alunos e um deles diz cheguei em casa eu devo diminuí-lo por esse uso não

Em algum momento principalmente na minha aula de Regência é que eu vou mostrar que tem o português informal que é o português do dia a dia que é o português do cotidiano que todo mundo domina porque todo mundo domina a língua materna afinal de contas eu sou falante

Nativo mas que tem um português formal um padrão culto da língua e esse padrão é um formato de prestígio social que vai abrir portas para mim em diversos setores principalmente no ambiente do trabalho mas não esqueçamos no ambiente acadêmico também porque todos os meus textos produzidos no universo acadêmico

São através da língua culta do português padrão eu não vou utilizar o português informal para fazer uma tese para fazer uma dissertação nem para fazer artigo então Em alguns momentos eu vou trazer para o aluno as várias possibilidades as questões de registro mostrar o formal informal mostrar que existe um processo de

Adequação em determinadas situações comunicativas não vai ser mais a questão do certo e do errado mas do adequado e do inadequado eu não vou à praia de terno assim como eu não vou um casamento de sunga não é que eu não vou eu não devo ir porque obviamente vai causar uma

Estranheza já que não é adequado para ir à praia eu vou de sunga para ir ao casamento eu vou de terno essa é a pegada a língua funciona da mesma forma para conversar com os meus amigos no churrasco no futebol eu utilizarei o português informal Mas se eu for

Ministrar uma palestra numa faculdade aqui no Paraná chamarem para ministrar uma palestra sobre língua portuguesa na Unioeste ou na fag o que eu vou fazer eu vou utilizar o português formal só que aí o seguinte eu não posso ignorar esse português formal dentro da minha sala de

Aula Ah não O que vale é a comunicação sempre eu não preciso trazer a gramática tradicional para o aluno precisa sim porque para que ele possa fazer o uso do formal e do Informal ele tem que dominar as duas formas se eu só deixo o aluno

Com informal ele não vai ter como fazer o uso do formal ele não sabe então esse trabalho é um trabalho exaustivo realmente vai gastar sua energia Mas vai ser extremamente valoroso Então vamos lá primeiro momento você dominar a língua materna e o seu aluno também domina agora continuando ele fala que dá

Literatura aí é claro quando a gente pensa em Literatura o que vem a nossa cabeça no primeiro momento são os estilos de época trabalhar a fase colonial e trabalhar uma fase que é já não mais Colonial que é a fase da gramática da literatura é própria nossa literatura brasileira

Para valer mas nós temos uma fase Colonial que começa em 1500 ali com a questão do Quinhentismo depois vem o barroco e arcadismo que nós também podemos chamar de seis cientismo e setecentismo respectivamente para finalmente entrarmos na questão do romantismo e passearmos por todos os

Estilos de época só que não é só isso não é só situar a produção textual uma época específica é trabalhar os autores as características desses autores entender o que é prosa e o que é poema perceber estruturas fixas dos poemas saber o que é um soneto O que é uma redondilha maior

O que é uma redondilha menor saber identificar métrica rimas tudo isso conhecer os principais autores Como Machado de Assis Clarice Lispector altrando orado João Cabral de Melo Neto Mas no fim das contas no fim das contas a parte de coreba é sempre menor é sempre menor é claro é bom saber que a

Questão do Romantismo teve Três Gerações é bom saber mas no fim das contas o texto vai ser o principal objeto até porque quando você ministra uma aula de literatura no fim das contas O que é importante de fato é um texto é análise é se debruçar sobre o texto só que o

Texto literário exige um pouco mais do que o texto não literário para que você possa realmente compreendê-lo E interpretá-lo você tem que ter um conhecimento de mundo uma bagagem literária principalmente para perceber uma intertextualidade quando um texto faz uma referência ao mas tem que ter as nuances da linguística ali para o

Ambiente literário você tem que saber o que que é denotação e conotação você tem que saber o que que é texto verbal e texto não verbal intertextualidade que eu já mencionei funções da linguagem figuras de linguagem Então tem que dominar metáfora metonímia paradoxo antítese tudo isso então no fim

Das contas eu tenho que ter ali uma bagagem para a literatura agora estrutura gramatical aqui meus amores é a gramática tradicional propriamente dita tá e Aqui nós temos um problema porque nós temos um problema sejamos sinceros dentro da Faculdade de Letras Não importa se é pública ou particular não

Importa provavelmente a única coisa que você não estudou com afinco com os professores na faculdade foi a gramática tradicional eles partiram do pressuposto que você aprendeu no ensino médio então eles não explicaram você estudou outras gramáticas a gerativa a descritiva a sua linguística a semântica mas a gramática

Tradicional Você não estudou e se você não sentou a bundinha na cadeira por conta própria em casa estudou sozinho você não aprendeu então vários professores na verdade vários alunos formados em letras profissionais do mundo da literatura do mundo vernáculo saíram da faculdade sem saber gramática tradicional e óbvio

Que vão cobrar isso de você na prova você tem que saber classificar uma oração subordinada tem que saber identificar uma oração subordinada substantiva objetiva direta tem até que saber identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo tem que saber você tem que saber que a vírgula não pode separar o

Sujeito do verbo e não pode separar o verbo do complemento exigido por ele que é um objeto toda essa parte de análise morfológica análise sintática e análise semântica você tem que saber mas é um problema muito grande porque muitos não sabem agora essa parte você vai ter aqui dentro do Focus concursos

Vai e vai conseguir consolidar Então vai obviamente se deparar com a surpresa indesejável Só que você tem que praticar isso Obviamente você tem que ter facilidade até para poder transmitir para o seu aluno você tem que mostrar isso Ah mas isso daí quer dizer alguma coisa saber gramática Mostra alguma coisa É claro

Que mostra por exemplo se você domina a oração subordinada adjetiva você sabe que tem a restritiva e que tem a explicativa você sabe que uma restringe e que a outra explica isso é um critério de interpretação então se eu colocar aqui por exemplo Se eu colocar aqui ó o homem que fuma

Vive menos eu estou diante de uma oração subordinada adjetiva restritiva para relembrar como é que eu sei isso veja que chique faz referência a um termo anterior afinal de contas quem é que fuma o homem portanto aqui eu tenho um pronome relativo logo esta oração que fuma é uma oração subordinada adjetiva

Porque toda a oração encabeçada por um pronome relativo é uma oração adjetiva que pode ser restritiva quando não isolada pela vírgula ou explicativo quando isolada pela vírgula como aqui não tem vírgula ela é restritiva e obviamente a outra oração aqui que sobrou O homem vive menos é o que a gente chama

De oração principal aí vamos lá porque isso acontece no final das contas serve para quê se eu chegasse para você apenas com a oração principal e dissesse O homem vive menos você entenderia não você me perguntar ué tá falando de que homem Aí eu ah é verdade o que fuma E aí

Nesse momento você entenderia então perceba que a oração principal aqui sozinha ela não tem sentido completo Ela depende da oração subordinada para que toda a essência seja exposta Então como a oração principal depende da subordinada para fazer sentido eu não posso retirar essa subordinada é por isso que ela não fica entre vírgulas

Porque ela não pode ser retirada e o que significa dizer que ela é restritiva significa dizer que ela está restringindo o sentido da palavra homem porque não é qualquer homem que vive menos é somente de acordo com o texto aqui aquele que fuma Então se o cara

Fuma Teoricamente vai viver menos do que aquele que não fuma então obviamente que fica implícito aí que o cara que não fuma em relação ao cara que fuma vive mais agora e se eu colocasse assim o homem vírgula que é racional com os erros perceba que aqui agora eu tenho um

Pronome relativo da mesma forma que faz referência ao tema anterior e por isso encabeça uma oração subordinada adjetiva você professor de língua portuguesa Muito provavelmente sabia isso como se encontra aqui entre vírgulas é uma oração subordinada adjetiva explicativa e o que isso quer dizer agora vamos lá vamos fazer uma avaliação Veja a

Diferença agora da oração principal antes a oração principal sozinha não fez sentido ela precisou da subordinada se eu chegasse para você do nada e dissesse O homem vive menos você iria interpelar tá falando de que homem agora se eu chegar para você e falar o homem aprende

Com os erros já tem sentido completo você vai dizer a verdade Todos Nós aprendemos com os erros e aí um outro negocinho aqui interessante quando eu coloquei o homem que fuma vive menos eu restringir porque sabe todos nós de acordo com o nosso conhecimento de mundo

Que não é todo homem que que fuma é uma parcela Eu por exemplo não fumo mas tem Quem fuma agora quando eu coloco o que é racional não existe uma parcela específica dos homens que realmente é racional então é uma parcela racional todos são Racionais e consequentemente

Todos aprendem com os erros então aqui não tem um universo de homens não Racionais e que não vão aprender com os erros porque todos são Racionais e todos vão aprender com os erros agora uma coisa que legal para se dizer e que pode ser cobrada numa prova de

Língua portuguesa quando a gente pensa na oração subordinada adjetiva seja ela restritiva ou explicativa sintaticamente esta oração tem apenas uma única função sintática que é de adjunto adnominal e por quê ora porque é uma função própria de um adjetivo não importa se é restritiva ou explicativa essas vírgulas

Aqui elas não tem um fator sintático Elas têm um fator semântico quando restringe limita específica quando explica generaliza agora na prova Pode ser que alguém de maldade diga que esta oração subordinada adjetiva explicativa funciona sintaticamente como um aposto e você sabe muito bem que não porque porque a aposta função própria de um

Substantivo tanto que tem a oração subordinada substantiva apositiva mas olha só aqui uma pegada interessante sintaticamente de fato não é um aposto sintaticamente é um adjunto adnominal mas eu maldosamente avaliador da banca poderia ou não poderia dizer que esta oração subordinada adjetiva explicativa se assemelha se equipara se equivale

Semânticamente a um aposto eu poderia Ué e por quê Porque aqui é uma explicação Então tá vendo como professor de língua portuguesa ele tem que saber um pouquinho a mais do que o aluno médio que vai fazer um concurso para por exemplo o Banco do Brasil

Que tem que saber o básico da língua portuguesa nós professores de língua portuguesa precisamos ir um pouquinho além mas também não é nada tão exagerado assim não tá pelo menos na prova no seu dia a dia quanto mais você souber melhor mas com o tempo você vai pegando essa

Experiência agora aqui ó depois nós temos aqui no quarto tópico as diferentes linguagens isso aqui hoje em dia por exemplo é muito valorizado no ambiente do Enem e por que Porque existe essa valorização tremenda no ambiente do Enem e por que hoje isso é extremamente valorizado dentro do concurso para professor de língua

Portuguesa Porque durante algum tempo nas salas de aula só se preocuparam com a alfabetização só se preocuparam com a gramática pela gramática então o aluno ele conseguia ler textos verbais e às vezes nem conseguia decodificá-lo de forma aprofundada mas não é só isso A

Vida não é só isso tudo é texto tudo é texto quando você entra numa sala de aula você Professor você faz uma leitura dos alunos da estrutura da sala assim como os alunos também fazem uma leitura de você Eles olham para ver se você é

Jovem se você é um pouco mais velho se você tem barba se você é careca tanto que alguns professores de forma estratégica quando parecem ser mais novos deixam a barba crescer para dar aquela impressão de experiência não é à toa Opa eu vou deixar minha barba crescer porque se eu

Tirar a barba eu vou parecer muito novinho não vou me respeitar Vão achar que eu sou inexperiente mas eu quero mostrar minha expertise eu quero mostrar que sou experiente você vai mostrar isso obviamente ministrando as suas aulas só que às vezes não dá tempo o aluno não

Permite E aí você sabe a mente opa pera aí eu sei que eu tenho cara de moleque então vou deixar aqui um barbão para ele perceber que eu sou um pouco mais velho que eu não sou da idadezinha dele é mais ou menos assim então tudo é texto e nós

Vamos ser obrigados a interpretar tudo então não se espera só um aluno Alfabetizado se espera também um aluno letrado que seja capaz de ler tudo tanto o texto verbal como também o texto não verbal então eu sou obrigado a ler um texto em prosa um poema Mas eu sou

Obrigado a ler várias linguagens eu sou obrigado a interpretar um teatro a interpretar um cinema a interpretar um balé a interpretar uma pintura tudo isso tanto que no Enem a prova não é de língua portuguesa especificamente tem assuntos relacionados a língua portuguesa agora que tem tem gramática é

Claro que tem mas a prova é de códigos e linguagens Até porque eu disse é você a linguagem é maior que a língua porque eu não tenho por exemplo a língua a língua cinematográfica mas eu tenho a linguagem cinematográfica agora você tá preparado para isso é claro que está pela sua

Idade pela sua vivência pelos ambientes onde você passou você já é capaz de fazer isso agora exige isso de você para que você possa também ofertar para os alunos aí depois nós temos aqui as metodologias de ensino da língua portuguesa essa parte aqui de fato é a parte

Mais específica e mais de coreba pode assim funcionar na prova e aí se você ainda tá terminando a faculdade acabou de se formar nunca deu aula às vezes o camarada só fez pesquisa então ele não tem a prática ali de fato da sala de aula ele tem ainda muita teoria mas ele

Não tem a vivência e às vezes nem tem a teoria realmente do processo didático porque ele se preocupou com a pesquisa se é o caso você vai ter que realmente estudar essa parte entender um projeto político pedagógico entender a questão da LDB entender a questão da bncc tudo isso

Agora se você já é um professor de alguma forma Experiente já dá aula algum tempo pode ser que seja apenas no ambiente privado mas você já tem experiência então você meio que aprendeu por osmose essas metodologias de ensino na hora mesmo que você não tenha aprofundado isso em cima de um material

Específico algo que você não vai fazer porque você vai estudar mas mesmo que você não tivesse feito você conseguiria responder por bom senso porque essas questões não trazem uma informação completamente tapafúrdia a certa Ela traz algo com o qual você tem a familiaridade e as outras opções que são

Mais erradas aí sim ó jogam para assuntos completamente nada a ver e você vai conseguir perceber agora meus amores continuando depois de tudo isso vocês viram que na sequência se exige todo esse processo para que você possa ofertar ao aluno o mesmo caminho a mesma dinâmica você é capaz de

Ler o texto verbal e o texto não verbal você é capaz de passear por todas as linguagens e tem que fazer com que o seu aluno também seja capaz continuando as práticas de linguagem desenvolvidas em língua portuguesa devem dialogar diretamente com todos os componentes ampliando a construção de uma integração

Para a área de linguagens e suas tecnologias o estudo dos gêneros textuais de acordo com os diferentes Campos de atuação ou esferas sociais em que o estudante está incluído bem como trabalho centrado na contextualização de forma articulada quanto ao uso da língua em seu sentido social devem ser priorizadas então tá

Vendo eu tenho que levar em consideração o ambiente eu não posso ignorar a língua materna do aluno eu não posso ignorar o universo em que ele está inserido e outra quando a gente pensa na área de linguagens e tecnologias é preciso entender que a escrita é tida não por nós profissionais de língua

Portuguesa mas pelos principais estudiosos de todas as áreas a escrita é tida como a principal e a maior criação tecnológica afinal de contas tudo que nós sabemos e passamos adiante só é possível pela escrita eu não teria como passar informações importantes da física da química da biologia da Matemática

Somente através da oralidade a escrita é que permitiu isso e essa escrita promoveu depois o que a gente chama de tiques que são as tecnologias de informação e comunicação e que hoje nós temos Acredite tecnologias digitais de informação e comunicação e obviamente dentro desse universo digital surgiram outras necessidades

Outros gêneros textuais você sabe muito bem que a noção de tipologia textual de modo de organização textual é uma noção menor narração descrição dissertação aí na dissertação dissertação expositiva dissertação é argumentativa tem também os textos explicativos que a gente divide injuntivo e prescritivo mas quando pensamos em gêneros nós temos variados gêneros textuais

Incontáveis gêneros textuais que vão aumentando de acordo com a necessidade da sociedade hoje nós temos aí ó Instagram Facebook Twitter Então essas necessidades vão gerando outros gêneros textuais Mas é claro aqueles básicos sempre devem ser dominados por nós um romance um conto uma carta um poema uma receita culinária porque esse

Gêneros eles são feitos como a intenção específica que a intenção do autor que eu posso chamar de intencionalidade discursiva ou de perspectiva enunciativa e essa intenção é obviamente para afetar quem o interlocutor que é o leitor então eu faço textos para entreter para persuadir para convencer para ensinar Então existe sempre uma intenção

E nós devemos ofertar isso para os nossos alunos exatamente para que eles possam ter a ferramenta de interpretar qualquer tipo de texto e obviamente conseguir atingir a intenção do autor se o autor quis promoveu rígido o aluno tem que ser capaz de entender aquele texto e dar a

Risada que foi planejada pelo autor do texto mas se o autor do texto quis provocaram o choro por conta de uma reflexão o teu aluno ele tem que ser capaz de ler e entender a ideia ali transmitida se emocionar talvez até verter lágrimas chorar e depois ficar

Leve como se fosse um processo de Catarse isso tem que acontecer mas por quê Porque ele estará circundado de vários gêneros textuais dessa forma ampliando o vocabulário e também ampliando o conhecimento de mundo sabemos que os linguistas chamam esse nosso conhecimento de mundo de saber e locucional e para que esse saber

Opcional serve para que a gente possa falar sobre isso quanto maior o meu conhecimento do Mundo Maior a minha capacidade interpretativa mas eu não sou apenas capaz de interpretar Eu também sou capaz de falar sobre aqueles assuntos Eu também sou capaz de falar sobre aqueles enunciados então eu posso

Dentro de um ambiente que exige a determinado assunto um bom ouvinte e também um bom emissor se eu não tiver essas ferramentas eu não consigo nem me inserir em determinados ambientes E é isso que a gente espera a gente espera conseguir ofertar para o aluno todas essas ferramentas para que ele possa se

Inserir no universo em que ele quiser E aí continuando espera-se que o professor oportunize em suas práticas o favorecimento do aprofundamento dos estudos relacionados ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à área as quais suicidem o projeto de vida do Estudante e possibilitem a ampliação dos saberes por

Meio de uma visão Ampla e heterogênea do mundo né oferecendo-lhes o instrumento necessário para a tomada de decisões e possibilidades de agir com melhor desenvoltura nas mais diversas situações tanto na escola como no trabalho considerando as relações sociais e cotidianas na construção do Repertório sócio cultural considerando os seus conhecimentos prévios esse cenário

Dialoga com que preconiza o currículo Paulista no que se refere a uma formação humana integral no contexto das experiências básicas de linguagens ao aprimoramento constante de saberes apreendidos durante a vida e uma outra Vou colocar aqui agora uma Cerejinha do bolo sabendo nós profissionais de língua portuguesa que a nossa matéria é a

Matéria mais importante do universo escolar porque através da Língua Portuguesa que o aluno tem a capacidade de entender as outras matérias quando eu melhoro em língua portuguesa eu automaticamente de forma proporcional vou melhorando em matemática vou melhorando em ciências vou melhorando em História vão melhorando em Geografia porque eu consigo compreender melhor os

Outros assuntos vários alunos não conseguem compreender ou não conseguem acertar uma questão por exemplo de história não por falta de conhecimento histórico mas sim por falta de conhecimento linguístico o que o candidato né O que o aluno no final das contas não entendeu talvez você fazendo

Uma prova de história ou o seu aluno fazendo a prova de história da escola Talvez o que tem acontecido ele não entendeu o que a questão estava perguntando ou que um texto de fato estava expressão E no fim das contas é uma bobeira não entendeu o significado

De uma palavra não entendeu o valor semântico de uma conjunção ou pior não prestou atenção no comando final da questão certo errado correto incorreto exceto estou e por aí vai então sabemos nós que a língua portuguesa é essa ferramenta que vai dar oportunidade também em outras matérias inclusive Vale

Mencionar que a aula de língua portuguesa inteira é toda metalinguística porque eu uso a linguagem para explicar os termos da linguagem e isso pode ser cobrado na prova agora o que se exige em relação a conhecimentos isso aqui é o que a gente em outros editais que não são obviamente editais específicos

A chama de conteúdo programático conteúdo programático só que numa prova do Banco do Brasil por exemplo é muito mais fácil Tem lá compreensão e interpretação ortografia acentuação colocação pronominal pontuação essas coisas assim o nosso é bem mais complexo mas obviamente vai dialogar com aquilo que a gente viu dentro da faculdade

Então se liga só primeiro tópico aqui é do fenômeno linguístico e literário nas dimensões discursiva semântica gramatical textual e pragmática no fim das contas Isso corresponde a um curso básico um curso completo de língua portuguesa que eu já disse a vocês haverá Como já está gravado inclusive com o professor Douglas staniassi um

Curso voltado para o Vunesp né para banca Vunesp depois aqui ó dos vários níveis dos textos escritos e falados em que se manifestam as marcas de variação linguística relativas aos fatores geográficos históricos sociológicos e técnicos as diferenças entre linguagem oral e escrita a seleção de registro em situação interlocutiva formal e informal então

Basicamente aqui uma concepção de variação linguística saber que no Ceará se fala diferente do Rio de Janeiro saber que no Rio Grande do Sul se fala diferente da Bahia perceber não só essas mudanças geográficas como também perceber as mudanças históricas perceber que uma criança não fala da mesma forma

Que um adulto que não fala da mesma forma que um idoso perceber o processo de variação de acrônica que a mudança da língua com o passar do tempo então Obviamente você será inserido dentro de nomenclaturas específicas variação de acrônica variação sincrônica você vai estudar variação diafásica variação de atópica

Tudo isso e também vai levar em consideração a situação comunicativa a situação interlocutiva você vai levar em consideração registro formal e informal mas isso já faz parte da aula de variação linguística depois das múltiplas possibilidades de construção de sentidos em situações de produção e recepção textuais agora quando a gente fala das

Múltiplas possibilidades de construção de sentidos a gente adentra para o universo da semântica para e isso aqui na verdade é um prato rico é um prato cheio sabemos nós que temos aqui dentro da língua portuguesa cerca de 500 mil palavras e ninguém ilumina 500 mil palavras ninguém não é que você não

Domina Eu também não domina não deixaram também não domina ninguém domina ninguém domina quanto maior o meu conhecimento vocabulário maior obviamente o meu conhecimento o mundo mas isso você já sabe só que aqui vão entrar critérios como sinônimos antônimos parônimos tudo isso vai entrar aqui as palavras homófonas as palavras homógrafas vai

Entrar aqui o conceito de peronímia deponia vai entrar tudo aqui o conceito semântico de anotação de conotação para que para que a gente na verdade qualquer pessoa seja capaz de interpretar qualquer tipo de texto um texto que traz uma linguagem denotativa como por exemplo uma dissertação expositiva e um

Texto que traz uma linguagem conotativa como por exemplo um poema um poema do João Cabral de Melo Neto tecendo amanhã percebendo ali a metáfora que ele fez quando ele diz um galo sozinho não testem amanhã ele mostra que o galo é comparado as palavras e que amanhã é

Comparada que a unidade do poema então você tem que saber interpretar esse processo E para isso você tem que dominar essas concepções semânticas Mas você obviamente já domina E isso também tem dentro do curso essas noções de semântica depois da construção de intertextualidade pena análise do tema da estrutura composicional e do estilo

De objetos culturais em diferentes linguagens tais como obra literária pintura escultura fotografia e textos do universo digital Mas no fim das contas perceber as intertextualidades e você sabe muito bem o que que é um intertextualidade é quando um texto dialoga com outro ou seja quando um texto faz menção ao outro

Aqui nós temos um processo de interpretação interessante Porque eu só consigo perceber uma intertextualidade ou seja uma menção ao outro texto se eu conheço outro texto se eu não conheço outro texto como é que eu vou perceber essa intertextualidade geralmente em Provas geralmente em Provas é mais fácil

Do que a gente imagina no nosso dia a dia realmente podem surgir interrtextualidade e a gente nem consegue perceber mas na prova é mais fácil então por exemplo o camarada pega um texto misto que é o que a gente chama de mistura da linguagem verbal com a não

Verbal coloca ali uma cheirinho uma charge aí coloca uma mulher Diante do espelho e ela diz assim Espelho Espelho Meu Há algum país mais corrupto que o meu com que tipo de texto aquele ali dialogo ora com conta de fadas para quem conhece obviamente todo mundo conhece

Com a Branca de Neve mas pode ser uma intertextualidade mais difícil agora pouco por exemplo Eu mencionei o poema do João Cabral de Melo Neto quando ele diz uma andorinha só não faz verão ele fez uma intertextualidade com um dito popular que é

O que é quando eu digo ó um Eu acho que eu disse o dito popular quando ele diz um galo sozinho num teste amanhã ele faz uma intertextualidade com aquele dito popular é uma andorinha só não faz verão quando Dilma Andorinha só não faz verão é para mostrar que ninguém consegue

Fazer nada sozinho não é esse dito popular já existia aí quando ele traz esse poema e coloca que um galo sozinho não faz um amanhã remete não desce né no caso não testem o amanhã remete a não remete a frase Uma Andorinha só não faz o verão é claro que remete isso é

Intertextualidade quando você pega o Guimarães Rosa dizendo em Sagarana que o personagem entrou no funil do capeta aquilo é um intertextualidade pode vir na comédia porque A Divina Comédia em que o Dante narra ali a passagem pelo Inferno Pelo purgatório e pelo Paraíso descreve o inferno e quanto mais fundo naquele funil mais

Perto do corpo personificado do capeta por isso entrando no funil do capeta só que é o seguinte hoje as provas são mais contemporâneas ele pode trazer o filme o poço e o poço é uma intertextualidade também com A Divina Comédia ele pode trazer por exemplo uma leitura sobre o filme Tróia que tem

Como protagonista o Brad Pitt que é o Aquiles que é uma intertextualidade com a Ilíada de Homero mas veja intertextualidade exige realmente conhecimento de mundo é uma coisa que para outros concursos tem que ser até mais leve porque eu não posso exigir que alguém que vai fazer um

Concurso por exemplo para a PM de São Paulo tenha o mesmo repertório L que você que vai fazer uma prova para professor de língua portuguesa então obviamente o seu repertório cultural o seu repertório linguístico o seu conhecimento literário tem que ser maior Então essa questão pode ser mais perigosa agora continuando

Do uso de recursos linguísticos expressivos em textos relacionados a esses recursos as intenções do enunciador ou seja ele vai trabalhar ali uma intenção e a gente vai ter que conseguir captar eu vou ter que perceber obviamente vários recursos como as funções da linguagem as figuras de linguagem eu

Tenho que perceber se aquele texto está centrado no receptor tendo dessa forma uma função apelativa ou conativa eu tenho que perceber se esse texto está centrado no emissor mostrando que é uma função emotiva ou expressiva Na continuidade aqui ó da articulação de conhecimentos prévios e informações textuais inclusive as que

Dependem de pressuposições e inferências semânticas e pragmáticas autorizadas pelo texto para explicar ambiguidades que é quando um texto é passível de mais de uma interpretação ironias que é quando eu digo uma coisa na verdade querendo dizer outra o camarada vai lá e arranha Né o filho do

Vizinho vai lá e arranha o meu carro na garagem eu chego para ele e falo nossa seu filho é um anjo de criança eu queria dizer que aquele moleque é um capeta mas eu disse que ele é um anjo de criança Eu Fui irônico as expressões figuradas ou

Seja todas as figuras de linguagem não todas né porque são cerca de 300 figuras de linguagem E aí fica difícil dominar tudo isso mas as principais nós devemos dominar Então eu tenho que saber o que é metáfora metonímia e pérbole ironia antítese paradoxo eufemismo tenho que dominar a

Sonâncias aliterações ou não atopeias eu tenho que saber o que é um elipse O que é museugma o que é um pleonasmo O que é um hiperbato tudo isso eu tenho que saber aí se Dota pelo amor de Deus é muito conteúdo bem é um conteúdo com qual de certa forma você tem

Familiaridade se você já ministra aula de língua portuguesa mas se doc eu não Ministro Então qual é a dica que eu vou te dar você pode pegar aqui ó de duas formas se você quer consolidar esses conteúdos você vai ter que dar aula se você já

Trabalha dentro de uma sala de aula Você pode levar um caderninho um livrinho com as anotações e vai lá ó copiando Sem Vergonha Sem vergonha de falar que vai copiando você copia na primeira turma sai de uma turma vai para outra copia também já vai precisar menos tá quando

Você for para terceira já tá meio que na tua cabeça e aí ó já começou a entrar Legal Conforme você for reproduzindo aquilo de novo de novo de novo vai entrando no sangue é exatamente isso que acontece com qualquer Professor com o tempo ele vai adquirindo experiência porque ele vai ministrando o mesmo

Conteúdo várias e várias vezes não é porque ele é brabo não é porque ele repete os conteúdos A diferença é que existe entre mim e um professor de língua portuguesa que está começando agora no ano de 2023 a diferença entre nós um bocado de tempo São sei lá 21 anos de

Diferença porque eu já dou aula a 21 anos então por isso eu tenho mais experiência mas ele passou pela faculdade na mesma forma que eu só que o fato de ter mais de 20 anos de sala de aula me trouxe a oportunidade aprofundar de entender coisas que eu ainda não

Tinha entendido pois quando eu revejo um conteúdo eu tenho a oportunidade de assimular coisas que eu não conseguia assim lá na primeira vez até porque nós somos metamórficos e vamos aprendendo cada vez mais então se eu li um texto há 10 anos eu tive uma interpretação hoje eu já tenho outra talvez tenha

Acontecido isso com você Eu vi diversos companheiros na faculdade quando eu estudei na UFRJ que diziam não gostar de Machado de Assis E por quê porque provavelmente uma chá de Assis foi mal apresenta para eles então eles odiavam achavam chato de tanto escutar todo mundo falando que Machado de Assis era o

Cara resolveram pegar um livro do Machado de Assis para ler e qual foi a surpresa caramba o cara é sensacional mesmo mas porque porque naquele momento ele já tinham mais maturidade já tinham mais repertório cultural e conseguiram compreender a intenção do autor se eu não tenho condição de compreender a intenção de um

Autor a riqueza de um texto é óbvio que a tendência é o afastamento e eu vou achar Claro chato agora a partir do momento em que eu entendo eu vou achar aquilo bom eu vou achar aquilo maravilhoso agora continuando aqui ó de diferentes discursos em língua falada em língua

Escrita observando sua estrutura sua organização e seu significado relacionado às condições de produção e recepção tirando aquela parte Inicial que vai cobrar todo o processo da língua a gente viu que o foco é um texto o foco é o texto então se eu quero fazer uma boa análise textual Eu também dependo da

Análise gramatical eu não tenho como fazer uma análise textual sem antes ter feito uma análise gramatical é por isso que a gente não começa a estudar interpretação a gente começa pela base da língua pela morfologia pela fonologia passei ali pelo ambiente uma sociedade para finalmente chegar a parte avançada

Só que tem uma parte interessante que é uma ponte entre a gramática e o texto que a gente chama de coesão textual dividir em coesão referencial e coesão sequencial você sabe que a coesão referencial É aquela em que um elemento faz referência a outro no intuito de evitar a repetição na fala podemos

Repetir e não causar estranhamento mas na escrita seu filho repetindo o tempo inteiro eu demonstro pobreza de vocabulário e é óbvio que eu posso utilizar os elementos coesivos para evitar de diversas formas elipse sinônimos mas o principal elemento é o pronome e tem três principais o pronome relativo o pronome demonstrativo e o

Pronome pessoal especificamente pronome pessoal oblíquo átomo Mas tem uma que é a menina dos olhos da Língua Portuguesa que é a coesão sequencial que a sequência das ideias empregadas dentro de um texto se tem causa consequência finalidade oposição conclusão toda essa questão de coesão sequencial é trabalhada por preposições por

Conjunções e também podemos trabalhar pelos tempos de modos verbais mas a grande estrela é a conjunção então tem o que dominar as conjunções vai cair questão de conjunção na sua prova é óbvio que vai cair Então você tem que saber identificar você tem que perceber se é uma concessiva se é um adversativa

Se é uma conjunção temporal se é uma conjunção causal você tem que perceber tudo até porque dentro dos textos as noções de causa e consequência e as noções de oposição serão sempre muito bem marcadas então de todas as conjunções inclusive se destacam 4 as causais as consecutivas

Porque um par indissociável se tem causa tem consequências tem consequência tem causa obviamente precisamos entender a dinâmica de que a causa é a origem de um processo e a consequência que decorre a partir disso e quando a gente pega no critério da oposição tem a adversativa que enfatiza o argumento deixa o

Argumento forte e tem acontecido que indica uma oposição também só que é uma oposição minimizada é uma oposição enfraquecida esse processo inclusive é uma das maiores armas de manipulação você sabe bem a mídia os jornais eles podem manipular o povo apenas com bases de oposição se eu coloco no jornal de

Domingo ali no caderno de economia os preços continuam altos mas os juros caíram Eu chamei a atenção para os juros caindo o povão vai pensar Opa eu posso comprar e vai apoiar o governo porque o jornal apoia o governo pode ser direto ou indiretamente mas ele vai pensar

Assim ó neste governo eu compro no governo de falando de tal não comprava Mas e se o jornal for contra o governo ele vai inventar outras hipóteses não vai trabalhar com aqueles fatos são fatos mas ele vai escrever de forma diferente então ele vai dizer assim os juros caíram mas os preços continuam

Altos e é isso que vai ficar na cabeça do povo que o preço está alto e é o camarada passou um mês inteiro trabalhando não conseguiu pagar todas as suas contas e vai obviamente se revoltar contra quem contra o governo Então tá vendo como a língua portuguesa

É uma ferramenta de poder e é por isso que nós devemos dominá-la e obviamente fazer com que o nosso aluno também domínio para que para que ele não seja dominado agora continuando depois nós temos a parte da literatura associada a teoria e a crítica literária então aqui obviamente nós podemos ter

Alguns textos é muito provável que trabalham a questão da poesia até porque a poesia no dia a dia ela está aos poucos morrendo mas ela não pode morrer e ela faz parte do nosso cotidiano como professor de língua portuguesa Então você vai ter que saber o que é um soneto

Ou que é uma redondilha maior O que é uma redondilha menor Só que também tem que ter ali uma análise mais crítica um Alfredo Bose por exemplo você tem que entender como esses estudiosos da literatura trazem as características de um estilo e local de um autor como é visto uma chá de Assis

Só que aqui cá entre nós o que que ele vai fazer ele vai trabalhar uma interpretação e interpretação esta que você vai ser capaz de fazer só que vai depender obviamente do seu conhecimento de mundo então ele pode trazer um poema do Carlos Drummond de Andrade consolo na praia e trabalhar a questão

Existencial pode fazer ali uma relação entre o carro de um mundo de Andrade e o filósofo Sartre John Paul Sartre trabalhando na questão do existencialismo Qual é a minha função no mundo porque que eu tô aqui para perceber que o homem por exemplo de acordo com a filosofia de Sartre ele não

É um ser em si ele é um ser para si e porque ora porque ele é um vazio ele não pode ser classificado ele será obviamente classificado e entendido a partir do que ele faz então eu é que dito que eu sou eu não sou aquilo que eu

Sou eu sou a partir das coisas que eu faço então eu vou obviamente construir o meu caminho e isso pode ser trabalhado dentro do texto Mas você tá entendendo que não é algo não é algo tão simples assim não é não é um bicho de sete cabeças obviamente algo impossível mas é

Algo que depende mais de você do que de mim ou de qualquer outro professor que aqui esteja porque depende obviamente da sua bagagem de mundo Depende se você leu bons livros se você escutou boa música Se Você viu o bom filmes se você tem idade uma pessoa de 40 anos é

Infinitamente uma experiência com uma pessoa de 20 Se você viajou se quando você viajou ao invés de ficar enchendo a cara igreja prestou atenção nos pontos turísticos visitou museus igrejas centro culturais teatros cinemas prestou atenção na visita guiada no que o guia tava falando na explicação histórica daquele local

Tudo isso vai contribuir para a sua capacidade interpretativa de forma mais aprofundada agora continuando aqui ó gêneros literários e intertextualidade gêneros temas e representações nas obras da literatura em língua portuguesa então Opa você vai pegar um texto ali do barroco e perceber por exemplo a concepção de dualidade perceber que o

Camarada do Barroco ficava sempre naquela dúvida entre o céu e inferno entre o sexo e a castidade e por isso as figuras de linguagem mais exacerbadas do Barroco foram Ant paradoxo a antítese que trabalha propriamente as oposições como bem e o mal se é o inferno rico e o

Pobre e o paradoxo que trabalha aquela concepção de impossibilidade Quando eu digo o amor é fogo que arde não se vê que dói não se sente como é que pode doer eu não sentir isso é impossível Então as antíteses e os paradoxos figuras latentes na época do Barroco assim como a sinestesia foi

Uma figura de linguagem muito forte na época do simbolismo que teve como grande representante para os e Souza e que trabalhou de forma muito forte a Musicalidade é a sinestesia que era mistura dos Sentidos o tato o fato a visão o paladar e a audição então quando

Eu digo aquela mulher tem um perfume doce eu tenho uma sinestesia porque perfume é e doce é o que é paladar então vocês estão vendo que aqui na verdade até então se eu fosse um avaliador da banca bem traiçoeiro para qualquer outro tipo de concurso é apenas o que eu chamo de

Compreensão e interpretação de textos variados eu posso cobrar qualquer tipo de texto e você como Executor da prova tem que ser capaz de interpretar qualquer tipo de texto não importa se vai ser um texto de linguagem denotativa ou se vai ser um texto de linguagem

Conotativa se é um texto de um autor bem conhecido um cano nenhum clássico ou se é Um textinho que eu peguei no jornal relacionado a uma informação sobre o governo eu tenho que saber interpretar qualquer coisa continuando aqui ó dos pressupostos e agora que começa agora que começam a parte mais específica

A partir daqui nós vamos começar uma parte mais específica do expressopostos teóricos que embasam os conceitos fundantes da disciplina de língua portuguesa na prática o que que é isso é a prática na prática didática dos processos de ensino e de aprendizagem como é que de fato eu vou dar esta aula

Como é que de fato eu vou construir esse saber na cabeça do meu aluno como é que de fato eu vou conseguir montar ali os objetivos Então veja que é uma sequência agora ó da prática docente articulando dialogicamente os sujeitos envolvidos os materiais pedagógicos as metodologias adequadas os procedimentos de avaliação

Então vamos lá o que que eu vou usar eu vou usar apostila eu vou usar livro eu vou usar apostila livro e quadro como é que eu vou fazer a minha aula vai ser uma aula dialogada eu vou trazer o aluno também para essa conversa ou vai ser uma aula

Imunológica o tempo inteiro em que eu vou fazer ali uma explanação oral do conteúdo ou uma aula dialógica em que eu também trago o aluno ali para construção daquele saber como é que vai ser a avaliação vai ser a prova pela prova a prova a prova alguma coisa ou eu vou

Levar em consideração a avaliação diagnóstica tentar perceber individualmente a deficiência obviamente de cada aluno como é que vai ser isso e como é que eu posso fazer isso e onde é que isso tá isso tá na bncc está na LDB aí vamos lá também os pressupostos teóricos de que de língua

Literatura para Educação Básica basicamente o currículo mínimo o que que deve trabalhar dentro desse momento escolar o que que eu vou trazer tanto de língua portuguesa como de literatura o que que espera a educação básica O que que tem ali na base curricular da expressão literária popular e dos modos de representação

Linguística do Imaginário coletivo e da cultura então obviamente O Popular vai ter vez as batalhas que os alunos podem fazer de rimas na escola a promoção até de um café literário mas ali com repente alguma coisa assim do tipo um funk Uma Dança Uma apresentação de dancinha de Tik Tok

Hoje em dia né que foi mudando obviamente se tinha uma apresentação de dança lá na minha época não era a dança do Tik Tok Até porque não existia então isso vai sendo obviamente avaliado hoje em dia e de certa forma imbuído ali no ambiente da cultura mas na cultura daquela

Comunidade escolar depois os multi letramentos em sua prática social aí aqui obviamente o camarada tem que entender a diferença de alfabetização para letramento tem que conhecer Magda Soares tem que perceber que o que se espera não é uma pessoa apenas alfabetizada que saiba ler e escrever mas que não consiga

Por exemplo decodificar de forma plena toda a essência mas sim que ele consiga decodificar qualquer tipo de anunciado que ele seja letrado que ele seja capaz de ler qualquer tipo de linguagem para que ele possa saber entrar e sair de qualquer ambiente fazendo um uso adequado da comunicação eu consigo me

Adequar a esse ambiente porque eu tenho ferramentas para isso então aqui alguns autores importantes vão entrar das diferentes experiências didáticas para solucionar problemas de ensino e de aprendizagem de produção de texto escrito na escola justificando os elementos relevantes e as estratégias utilizadas Então vamos lá meu aluno tem

Dificuldade como é que eu vou resolver isso meu aluno tem dislexia meu aluno tem Déficit de Atenção trabalho por exemplo com alunos surdos como é que eu vou promover essa educação inclusiva tá vendo É cara o professor de qualquer área ele tinha que ganhar mas muito muito bem

Porque obviamente isso aqui é muito rico é muito rico mesmo muito rico eu dentro do ambiente do concurso público fácil isso também tento fazer mas eu não tenho obrigação de fazer isso a minha obrigação dentro aqui do focos por exemplo seria ser apenas um professor transmitir o conteúdo da forma mais

Objetiva possível você não poderá ser assim dentro da escola eu não fui assim dentro da escola o que que nós seremos né almejo ser sempre e você também será um educador Então você não vai só ensinar o que é objeto direto é objeto indireto você é muito além levando em

Consideração por exemplo que aquela educação primária que deveria corresponder a família há muito tempo não faz mais parte da família e não é porque a escola pública Hoje em dia a gente percebe isso também na escola particular Então aquela educação secundária que corresponde a só nós

Não é mais só aquilo a gente também faz parte da educação primária Então eu tenho que ensinar o camarada sentar dizer por favor obrigado bom dia respeita não só o professor mas os amigos dentro de sala falar com todos os funcionários da forma mais adequada possível respeitar o porteiro faxineiro

Tudo isso realmente você vai educar você vai preparar aquele serzinho para que ele possa respeitar e ser respeitado nos mais variados ambientes possíveis agora continuando das diferentes teorias e métodos de leitura em análises de casos para resolução de problemas relacionados ao ensino e aprendizagem de leitura na escola das tecnologias diversas materiais

Físicos e digitais para a aplicação em diferentes experiências de ensino e aprendizagem de língua e literatura reconhecendo os elementos relevantes e as estratégias adequadas então eu vou imprimir um material eu vou colocar num data show eu vou trabalhar um filme na sala multimídia como é que vai ser isso

E como é que eu posso fazer isso e onde é que está escrito das situações didáticas envolvendo a língua a Literatura e todos os tipos de linguagem que envolvam a autonomia a liberdade e a sensibilidade do Estudante porque no final das contas o aluno ele tem que adquirir a autonomia

Para tudo para estudar tem que aprender a estudar e ele não tem choque interpretar o texto dos outros ele também tem que ser capaz de produzir os próprios textos mas não porque é obrigado então porque tá valendo uma nota mas porque de alguma forma você vai fomentar esse desejo na cabeça dele

Depois das variações linguísticas dissociadas de atitudes preconceituosas e discriminatórias ou seja o famoso preconceito linguístico só que aqui a gente tem que tomar cuidado porque senão a gente vai imaginar que tudo é preconceito linguístico preconceito linguístico é eu realmente diminuir o outro porque ele não teve a oportunidade

Que eu tive de aquisição da linguagem de forma plena não é você professor de língua portuguesa corrigindo um aluno isso não é preconceito linguístico porque é a sua função a sua função é mostrar o erro está errado para este ambiente a gente não pode ignorar a noção de erro e isso eu

Não sei como Em algum momento foi mal trabalhado dentro das faculdades e as pessoas creem que não tem mais que corrigir o aluno e que o erro não deve mais existir que a gente só busca o acerto o tempo inteiro quando na verdade o erro é a principal ferramenta do processo ensino-aprendizagem

O erro é a principal ferramenta a principal quando eu acerto eu já sei agora quando eu erro eu tenho uma oportunidade de aprender e isso obviamente tem que ser promovido para os nossos alunos aos poucos montando um murinho do conhecimento tijolinho a tijolinho mostrar que eu não posso ridicularizar o

Outro porque tem um sotaque diferente eu não posso ridicularizar o outro porque ele faz uma concordância inadequada ah Fulano disse a menos pessoas na sala aliás amenas pessoas na sala ó é burro não muito pelo contrário a concordância que ele fez foi uma concordância inteligente ele pegou um

Termo e concordou com seu referente por isso que ele colocou menas menas pessoas feminino plural só que ele ignorou que ali nós temos um advérbio que é invariável com uma noção intensificadora por isso que eu tenho que dizer a menos pessoas na aula e eu não posso dizer

Amenas pessoas na aula e isso incorre um erro gramatical se você utilizar isso num ambiente de mais prestígio você pode ser mal visto se você colocar isso no seu texto este vai ser avaliado como por exemplo numa entrevista de emprego em que você tem que fazer uma redação se você

Cometer esses erros gramaticais você pode não passar no processo seletivo mas eu não posso deixar de mostrar para o aluno que é um erro de acordo com padrão culto da língua e esse padrão é uma variante de Prestígio que vai dar oportunidade para ele de escolha de escolha

Ele vai escolher se vai ser informal ou se vai ser formal dependendo da situação comunicativa se eu não der essa ferramenta para ele se eu pensar Ah eu tenho que considerar os saberes dele não eu tenho que considerar sim de fato mas eu não posso deixar só os saberes dele

Eu tenho que trazer mais saberes para que ele amplia o repertório cultural dele e que para que ele possa fazer as escolhas ele se eu deixar só Ah não não eu vou deixar só com conhecimento do aluno ele gosta só de Anitta só a Anitta o tempo inteiro ele gosta só de Mc

Pipoquinha só Mc pipoquinha o tempo inteiro Ah vou trazer um Chico Buarque não você tá louca Chico Buarque É chatão nem eu gosto pá não sei o quê não pelo amor de Deus você tem que trazer sim outras culturas para ele você tem que ampliar o conhecimento dele porque ele

Tem que ter a opção da Escolha se um dia ele quiser fazer faculdade ele vai ter essa oportunidade agora se eu ignorar isso ele não vai ter a escolha então ele vai viver sempre no universo sem a cultura Então a gente tem que tomar cuidado para não confundir e achar

Que tudo é preconceito linguístico é tudo preconceito língua espanhol é preconceito linguístico quando eu lhe pedi o outro quando eu diminuo o outro porque o outro não sabe do que eu sei Aí show de bola que o outro fala diferente de mim aí show de bola agora eu como

Professor de língua portuguesa eu tenho que obviamente em determinado momentos fazer as correções É claro que eu não vou lá no pátio quando a molecada tiver brincando e eu vou ficar corrigindo na frente dos outros diminuindo os outros não eu tenho que saber fazer isso também

Eu não posso chegar para um moleque e falar tu é burro para caramba hein pelo amor de Deus pelo amor de Deus ô sua anta não posso fazer isso É claro que eu não posso fazer isso eu não preciso nem dizer que eu não posso fazer isso mas eu tenho que mostrar para

Ele alguns erros e melhorando ó isso aqui tá errado por isso e isso e isso e a forma certa é essa por isso isso quando você vai mostrando o porquê das coisas e ele vai obviamente aprendendo e colocando em prática porque o problema é aplicação se ele não aplica no dia a dia

No cotidiano com a conversa com os amigos e principalmente nas Produções textuais eles se distancia muito daquilo que é tido como um padrão culto Agora se ele começa a colocar em prática isso fica mais próximo ele fica mais familiarizado já não é algo mais tão distante a língua portuguesa não é mais

O aramaico é a língua portuguesa de fato sabendo Obviamente as nomenclaturas agora que continuando capacidade todas as capacidades tem a ver com aquilo que a gente monta no nosso plano de aula como se fosse um objetivos Então quais são as capacidades exigidas vai bater com tudo aquilo que a

Gente viu agora compreender e problematizar o fenômeno linguístico literário nas dimensões discursivas semântica gramatical pragmática estabelecer as relações entre teoria sobre a linguagem reconhecendo a pluralidade da natureza da Gênese e da função de forma de expressão verbais e não verbais reconhecer a língua em sua dimensão histórica como

Fonte de legitimação de acordos e condutas sociais e de experiências humanas manifestas nas formas de sentir pensar e agir na vida social com base na análise de sua Constituição e representação simbólica afinal de contas a língua é a grande ferramenta de poder que nós temos o mundo não é dominado

Pelos homens fortes o mundo é dominado pelos homens que tem o dom da palavra as guerras por exemplo elas hoje não são mais desenvolvidas numa corrida armamentista ninguém quer mais de fato brigar de fato porque todo mundo perde segunda filósofa na arident O que vale é a intimidação eu promovo essa tímidação

Através da linguagem eu falo mais alto né eu vou latim mais alto vou deixar o outro com medo então tá vendo como a língua é uma fonte de poder reconhecer nos variados níveis de texto escritos e falados em que manifestam as marcas de variação linguística relativas aos fatores geográficos históricos

Sociológicos técnicos as diferentes entre linguagem oral e a escrita e a seleção de registro em situação interlocutiva formal informal tá vendo que tá batendo com tudo que a gente tem já dos conhecimentos exigidos ou seja de acordo com o conteúdo programático analisar as implicações discursivas decorrentes de possíveis relações

Estabelecidas entre forma e sentido por meio de recursos expressivos utilização de recursos sintáticos morfológicos legais que permitam alterar o sentido explícito e implícito do texto para expressar diferentes pontos de vista coesos e coerência ou seja aqui eu tenho que dominar o texto para inclusive reescrever o reescrita mas trazendo

Coesão e coerência essa reescrita que promove prejuízo gramatical e alteração de sentido não porque e eu tenho que saber reconhecer as múltiplas possibilidades de construção de sentidos em situações de produção e recepções textuais identificar e justificar o uso de recursos linguísticos expressivos em textos relacionando-os as intenções do enunciador articular conhecimentos

Prévios e informações textuais inclusive as que dependem de pressuposições e inferências semânticas e pragmáticas autorizadas pelo texto para explicar ambiguidades ironias expressões figuradas opiniões e valores implícitos bem como as intenções do enunciador ou autor Então tem que saber o que é um pressuposto eu tenho que saber o que é

Um sub entendido que que é um pressuposto é aquilo que tem uma informação com pista textual então eu digo João chegou com a nova namorada eu parto do pressuposto que o João já teve outra namorada e qual é a pista textual nova agora um subentendido não tem uma pista

Textual então digo assim só monografia está maravilhosa não tem erros de ortografia no nome tá péssima né Maria ama seu marido até o abraço no Natal ela odeia o marido Isso fica subentendido isso fica implícito mas tá vendo como é um processo de interpretação analisar comparar e justificar os

Diferentes discursos em língua falada e em língua escrita observando sua estrutura sua organização e seu significado relacionando as condições de produção e recepção e aí falando dos diferentes discursos saber que tem um discurso direto que é um discurso sem interferência do narrador ou seja uma fala do personagem o discurso indireto

Saber que existe a interferência do narrador agora funciona como se fosse uma fofoquinha e o discurso indireto livre que para a visão literária mais tradicional é uma mistura de falas entre o narrador e o personagem para que no final das contas numa perspectiva mais atual vista por exemplo pelo pelo né

Crítico Ronald Melo e Souza ele chama esse discurso indireto livre de monólogo narrado porque a preocupação Não é com a fala do personagem e sim com os pensamentos com as reflexões do personagem Clarice Lispector trabalha muito isso por exemplo porque ela não tá nem aí para as ações ela na verdade

Trabalha as reflexões tanto que quando o personagem principal faz alguma coisa de fato a história acaba Então são saberes como os quais você provavelmente já tem familiaridade e se não tem vai tentar buscar agora através de leitura ou vai adquirir com o tempo através da experiência construir sentido pela comparação entre textos

Estabelecendo relações interpessoais a partir das diferentes linguagens literárias pictorias né pictóricas que são as imagens esculturais que são esculturas fotográficas uma uma fotografia digitais nesse ambiente da linguagem digital entra aquela questão do hipertexto o que que é o hipertexto é quando você leitor que sempre foi leitor passivo porque pegava por exemplo um

Romance no Machado de Assis e ele acreditava o início Meio e Fim da História agora pegando esses textos digitais você vê a qual autor você não é mais só leitor você é leitor você não é mais só passivo Você também é ativo porque você que define como é que vai

Ser o meio da leitura do final da Leitura porque quando aparece aqueles links azuis e você vai lá e clica e vai para outro ambiente Você Decide se ficar lá no outro ambiente ou se você volta então você coloca lá para fazer uma pesquisa sobre Machado de Assis aí

Aparece lá que o Machado de Assis era epilético E aí você clica Opa eu quero saber um pouco mais sobre epilepsia aí você vai para um texto que fala sobre a epilepsia E lá fica mas você pode voltar se você quiser então você passa a ser a gente nesse processo da Leitura você

Passa a meter a colher ali na questão da interpretação o texto adquire na forma mais plena autonomia porque agora você também participa você é que é responsável pela interpretação analisar criticamente as obras literárias reconhecer os pressupostos teóricos que embasam os conceitos fundantes da disciplina na prática dos processos de ensino-aprendizagem

Informações linguísticas literárias e culturais estabelecendo relações entre linguagem cultura comparar situações de uso da linguagem diferente contexto históricos sociais reconhecer as variedades linguísticas existentes e os vários níveis dos registros de linguagem relacionar o texto literário as concepções dominantes na cultura em período em que foi escrito

E aí por exemplo você vai ter que saber como é que era a sociedade Carioca do século 19 ao ler um texto reconhecer as formas e modos de representação linguística do Imaginário coletivo e da cultura identificar as características de textos em linguagens verbais e não verbais analisando e comparando suas

Especificidades na transposição de uma para outra analisar criticamente pressupostos teóricos de língua e literatura para Educação Básica reconhecer e respeitar a existência de variedades linguísticas dissociada de atitudes preconceituosas e discriminatórias então você tá vendo que agora que quando ele colocou as capacidades no fim das contas essa capacidade adivinha apenas do

Conhecimento dos assuntos que serão exigidos ali no conteúdo agora Na continuidade tem uma referência que bib liográfica de livros e depois tem também de publicações institucionais primeiro de livros Marcos Wagner preconceito linguístico me caiu da TIM a estética da criação verbal Alfredo Bose história concisa da literatura brasileira Helena bruggioni literaturas africanas comparadas

Paradigmas críticos e representações em contraponto Então camarada pode por exemplo trazer um craveirinha comparado com Guimarães Rosa trazer a outra margem né ali para fazer comparação de um texto africano com um texto Guimarães Rosa buscar as similaridades as diferenças seria uma literatura comparada em si mas de acordo

Com a literatura africana que faz parte obviamente da nossa construção é cultural Antônio Cândido Literatura e sociedade Afrânio Mendes catani Renato de Souza gillioli com cultura juvenis múltiplos olhares para a gente perceber que o jovem hoje é completamente diferente de nós quando jovens até porque nós não tínhamos tanta exposição

A tanto gêneros textuais mas não tinham tantas escolhas e obviamente por isso a gente não era tão ansioso era aquele pronto a gente não ficava angustiado de ter que ficar escolhendo isso e aquilo hoje o jovem tem tanta coisa a sua disposição que isso provoca uma ansiedade a gente tem que saber

Trabalhar isso a gente não pode sair jogando tudo como se ah tudo isso daqui vai ser um repertório cultural não a gente tem que também filtrar nessa entregando tudo Não leia qualquer coisa não vamos fazer o seguinte Vamos ler isso daqui Ah eu não gosto disso daqui

Tá Você gosta do quê eu gosto disso daqui então de acordo com esse conteúdo nós vamos buscar isso daqui você tem que dialogar com a sua turma cada turma é uma turma diferente eu não posso ter um planejamento exclusivo único para todas as turmas achando que vai funcionar maravilhosamente bem em todos os

Ambientes não cada turma é uma turma eu tenho que tentar ganhar mas eu tenho que saber perder essa é uma característica muito importante no Professor nem sempre vai prevalecer a minha vontade Aliás na maioria das vezes não vai e eu tenho que ser maduro para entender isso para não

Ir parar por exemplo na psiquiatria eu tenho que entender que o processo é dialógico agora continuando aqui ó Júlia do rico Leno Francisco danner Heloísa Helena Siqueira aqui ó tem também o Fernando daner que é irmão do Leandro Francisco que é literatura indígena brasileira contemporânea criação crítica e recepção para por exemplo

O camarada trazer um José de Alencar e trazer o Guarani e você entender Quais são as nuances que tem ali no Guarani Vanda Maria Elias Aparecida Lino Cara essa mulher foi minha professora Aparecida Lino Paul Leon collinsky eu nunca consegui falar o sobrenome dela aliás eu acho que aqui apareceram outros

Professores meus também mas Aparecido ali não me chamou atenção Ela é muito gente boa é a Sueli Marquesi né achou ele Cristina Marquezi com linguística textual e ensino na verdade é uma perspectiva de como a gente vai trabalhar a língua portuguesa com os nossos alunos é um sabe esse é um

Processo didático mostrar por exemplo a importância da leitura em voz alta porque todo texto sempre foi feito para ser lido em voz alta o texto não é para ser lido mentalmente sabe não é para ser lido silenciosamente porque o texto tem ritmo principalmente a poesia

É óbvio que a prosa também tem ritmo E tem também imagem mas a poesia tem isso de forma aflorada poesia tem um ritmo em imagem de forma aflorada para que para trazer aquele processo encantatório Porque me encanta porque porque o ser humano é Encantado pelo ritmo uma música

Nos encanta e o ser humano também Encantado pela imagem o belo nos encanta é óbvio que isso é subjetivo a noção de beleza e essa beleza no texto vai ser promovida através de metáforas a gente vai conseguir a partir das metáforas criadas perceber as imagens e a Aparecida ali não trabalhava isso muito

Bem tá agora tem a Ângela clima com oficina de leitura teoria e prática tem ainda dói Relaxa eu não consigo nem falar esse groovet que é o desvendando os segredos do texto e aí ela vai trabalhar principalmente com a noção de coesão e coerência para mostrar que um texto pode

Ser coeso porém coerente mostrar que um texto pode ser coerente porém não coeso a gente tem que saber isso mas você como professor de língua portuguesa obviamente sabe mas o nosso objetivo é obviamente ter o texto coeso e coerente tem aqui um outro texto da engedore com

A Wanda que é ler e escrever estratégia de produção textual para uma organização textual por exemplo pegar ali o texto dissertativo e perceber que a introdução é o cartão de visitas e a gente tem que colocar um top frasal apresentar argumentos depois desenvolver esses argumentos lá na conclusão fazer uma

Retomada da introdução em uma síntese do tema mas esse foi um texto narrativo se doar cara Ora eu tenho que apresentar as quatro ferramentas do texto narrativo Quando aconteceu onde aconteceu quem participou E como foi que dentro da escola por exemplo nós fazemos até uma brincadeirinha colocando que o texto

Narrativo tem o pente o n de narrador que pode ou não participar da história e que vai nos mostrar o contexto e esse contexto vai ser através do que dos personagens do enredo do tempo e do espaço e isso ainda dói mostra muito bem na verdade eu

Gostei muito de trabalhar e não aparece aqui para vocês com ótimos Garcia mas temos também aqui ó o Luiz Antônio marcosque da fala para a escrita atividades de retextualização porque porque ele vai mostrar como é importante a reescrita isso inclusive vai ao encontro de uma fala do João Cabral de

Melo Neto que dizia que ele não era inspirado pelas ninfas Na verdade ele era um artífice da palavra que 5% era inspiração em 95% transpiração inclusive quando falar da educação pela pedra ele diz que tem que visitá-la para aprender Ou seja eu tenho que rever o conteúdo eu

Tenho que mais ficar através de repetição dentro da sala de aula eu não posso trazer um conceito numa semana e na outra semana partir para um outro conceito isso é muito fragmentado não vou dar oportunidade para que o aluno possa absorver aquele conteúdo que que eu tenho que trabalhar teoria

Exercícios de fixação e você pode até dentro da sua aula criar questões de prova que são questões da sua prova questões possíveis da sua prova e aí como é que vai funcionar isso você vai pegar a teoria vai obviamente colocar exemplos para ilustrar aquela teoria vai trazer exercícios de fixação que vão obviamente

Organizar o aluno de perceber se ele aprendeu ou não aprendeu a teoria se ele não aprendeu uma forma de revisar aquela teoria que acabou de acontecer como se fosse um segundo olhar e quando vai para as questões no ambiente do concurso público cheio de pegadinhas lá você pode

Só dar uma incrementada ao invés de trabalhar uma frasezinha ou uma questão um pouco mais simples você pode dar uma aprofundada trazer um texto maior e uma exigência um pouco maior também em relação ao conteúdo mas aí dessa forma você trabalha os três pilares do conhecimento Lembrando que você tem um

Bimestre para trabalhar determinados assuntos e que em língua portuguesa tudo está interligado E cabe a você também meter ali ó o seu toque opa pera aí eu tenho que trabalhar esse conteúdo mas os meus alunos ainda não são capazes de compreender isso porque eles têm essa deficiência como é que você vai perceber

Isso através de uma avaliação diagnóstica é muito importante você começar a fazer uma avaliação diagnóstica você conhecendo ali o seu público porque você não pode trabalhar aqui para um público que tá aqui você não pode trabalhar aqui para um público que tá aqui você tem que trabalhar ó no

Mesmo patamar e ir puxando aos pouquinhos para que ele possa subir aos pouquinhos Depois tem aqui o Marcelo Marçal de Moisés que é a literatura portuguesa então obviamente é muito possível que dentro da nossa prova tenha Fernando Pessoa sei lá coloca o poema alto psicografia

Que tenha é também o Camões aí ele pega o soneto 11 de Camões aí faz uma intertextualidade traz por exemplo aquele texto do Legião Urbana né do Renato Russo é Monte Castelo que faz intertextualidade com a batalha que ocorreu em Monte castelosidade com a Bíblia e ainda faz

Intertextualidade com o poema ali o soneto do Camões então pô sensacional Maria Helena de Moura Neves que é sensacional que gramática estudar na escola Norma e uso na língua portuguesa meus amores esta é tida porque quem de fato estuda a língua portuguesa como simplesmente a melhor gramática já produzida melhor do que

Domesara melhor do que a dos seus Cunha melhor do que do Rocha Lima a Maria Helena de Moura Neves é braba demais se você tiver oportunidade de ter contato com essa gramática tenha tá aqui a Roxane roxo a Jaqueline Barbosa com hipermodernidade multi letramentos e gêneros discursivos

Também o Eduardo Moura e a Roxane com letramentos Mídias e linguagens para a gente perceber que hoje não é só o texto escrito hoje tem também o texto não verbal na verdade sempre teve só que agora a gente vai ampliar isso para que a gente possa ler variados gêneros textuais

Múltiplos textos muitas linguagens para que esse aluno no futuro por exemplo consiga mandar bem numa prova do Enem que é uma prova de código de linguagem mas é só para isso é para que ele possa ir ao teatro entender o que tá lá no teatro é para que ele possa ir ao cinema

Entender o que tá lá no cinema ele não é obrigado por exemplo a ver só aquele filme comédia pastelão ele pode ver um filme mais complexo ele pode ver um Fabuloso Destino de ameniculain e entender a essência que tem ali no filme tem também só continuando multi letramentos na escola na verdade esses

Três últimos aqui tem a mesma pegada e tem as publicações institucionais que você vai encontrar no Ministério da Educação com a parte da bncc base Nacional comum curricular você também vai encontrar na secretaria de educação fundamental que são os parâmetros curriculares nacionais ou seja o PCN

Então aqui em cima a gente tem a bncc aqui a gente tem o PCN depois na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que tem o currículo Paulista Então olha aqui que que a gente tem a gente tem três pontos por enquanto bncc PCN e tem o CP que é o currículo

Paulista é um currículo específico depois a gente tem também na Secretaria de Educação o rículo Paulista do Ensino Médio agora por que que é isso chidoka o conteúdo institucional tem como foco à apresentação o esclarecimento ou a promoção das ideias dos valores e do trabalho realizado por uma organização

Seja ela uma empresa seja uma instituição um órgão ou governo é um material relativamente comum em blogs redes sociais e campanhas publicitárias mas seu uso merece atenção e sabe porque merece atenção porque geralmente geralmente a produção textual a prova discursiva tem o tema daqui então é muito

Importante você ter contato com isso mas muito importante mesmo e outra para a gente fechar aqui bonito já que falamos sobre muitas e muitas coisas você também vai fazer uma prova de aula só que hoje não é mais aquela prova de aula em que você vai ao local tem ali a banca

Examinadora você tem um quadro tudo bonitinho não você vai fazer um vídeo de 5 a 7 minutos você vai escolher o assunto então se liga você vai dar uma olhada com calma depois no edital vai ver tudo que pode ser trabalhado Nesta aula nesta prova de aula Obviamente você vai se identificar mais

Com alguns assuntos não Produza só um material produz alguns materiais e já vá treinando vá treinando uma dica muito importante que eu vou te dar não olhe para um retorno porque eu vou demonstrar aqui agora para que você possa entender eu estou olhando para câmera eu estou olhando diretamente para você isso passa

Credibilidade eu vou olhar agora para o retorno eu vou falar olhando o tempo inteiro ali para o retorno eu não tô olhando para você isso eu não tô olhando para você eu passo um desconforto eu passo que eu tô incomodado eu passo que eu não domino

Tão bem assim um conteúdo que eu não tô preparado para fazer uma exposição oral então por isso treine olhando para câmera treine olhando para a câmera e depois reveja o seu vídeo avalie os seus erros perceba a questão da entonação é muito importante Principalmente uma prova de aula faça aquele exercício da

Canetinha se você não tem uma boa articulação na hora de pronunciar as palavras não tem uma boa dicção faço testezinho quer colocar canetinha antes de fazer a sua apresentação e durante um minutinho dois minutinhos ficassem lá porque dessa forma a sua articulação vai ficar melhor A sua dicção obviamente vai

Ficar melhor e você vai conseguir transmitir o seu conhecimento Não adianta só saber você tem que ter didática você tem que saber transmitir esse conteúdo Ou seja você tem que falar bem de forma simples é claro tem que ser objetivo e Claro porque o seu interlocutor precisa entender o que você

Vai falar uma coisa importante aqui que precisa ser salientada é por mais que o outro que vai te avaliar seja um profissional de língua portuguesa e que talvez tenha muito mais experiência que você o seu público é jovem a sua fala tem que ser objetiva e Clara porque são crianças que

Vão ter contato com você você vai explicar para as crianças Então você tem que ser o mais didático possível se você traz um conceito você precisa explanar um pouco melhor o que esse conceito porque às vezes está na tua cabeça mas não ficou tão claro para o outro então

As indagações o porquê e o paraquedas devem ficar bem Claros se prepare para não perder a sua oportunidade por conta de uma prova de aula busque ajuda óleo que já dá certo se você já tem experiência Tudo bem se você não tem experiência converse com um professor mais próximo acompanhe uma aula veja

Vídeos Opa eu vou fazer isso daqui porque dessa forma você vai chegar bem preparado tá então para fechar aqui bonito meus amores vou só apresentar Aqui as nossas redes sociais gratuitas você pode acompanhar o Focus concursos pelo YouTube pelo Instagram pelo Facebook pelo Spotify pelo Twitter e

Pelo link Dink meus amores foi um prazer estar aqui na presença de vocês espero obviamente ter contribuído para aquisição do conhecimento eu sei que vocês vão fazer comparações aí em algum momento e aí pensa comigo isso aqui foi uma avaliação de edital Mas é óbvio que eu trouxe o meu conhecimento ao avaliar

Esse edital e isso talvez você não encontre em outros locais Então aproveite esse momento porque esse momento de fato foi muito rico compartilhe com quem você sabe que vai fazer essa prova Ah mas eu vou dar ali o ouro para quem tá competindo comigo você tá competindo com você mesmo e apenas

Você mesmo é uma prova com muitas vagas então ajude os seus amigos compartilhe esta aula este momento com os outros professores de língua portuguesa porque eles precisam entender o que vai ser pedido nessa prova eles precisam entender Qual é o conteúdo que precisa ser dominado por eles como eles

Vão trabalhar isso dentro da sala de aula a riqueza que existe nesse material nesses livros nesse texto institucional onde isso pode ser cobrado como isso pode ser cobrado e tudo isso nós falamos aqui hoje então meus amores foi um prazer e de em paz e que o senhor sempre nos acompanha beijo fui

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Fonte





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