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Concurso SEE SP 2023: Conhecimentos Específicos para Professor de Português – Aula 04

Concurso SEE SP 2023: Conhecimentos Específicos para Professor de Português –  Aula 04

[Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] Fala aí futuro Professor futura professora do Estado de São Paulo agora nós vamos trabalhar um assunto muito específico que é o conceito de produção de textos orais escritos só que para isso nós vamos fazer um acervo de estudo dirigido Então vou colocar aqui um material e nós vamos obviamente bater ponto a ponto para observar como houve uma evolução principalmente na classificação alguns obviamente vão pensar no termo evolução ou outras vão pensar que houve só uma mudança ou até vão pensar de forma pejorativa mas o fato é que para o conceito no universo da educação Isso foi uma evolução E aí Cuidado para não deixar o seu jugo de valor te derrubar dentro dessa perspectiva porque muito que serão abordados são conceitos que talvez você que tá há muito tempo afastado do ambiente acadêmico e talvez você que esteja por exemplo trabalhando em outra esfera e não dentro da sala de aula Talvez você encontre um desconforto Mas você vai ter que internalizar tudo que a gente vai ver aqui porque é exatamente a pegada da prova é aquilo que a Secretaria de Educação de São Paulo vai exigir de você não só na prova como na prática docente então obviamente não é só para fazer uma provinha É o perfil que ele espera de você futuro professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo então acompanha aqui comigo ó o conceito de produção de textos orais e escritos baseia-se em teorias linguísticas da enunciação que consideram a língua como uma forma de ação e interação social e o texto resultado de um processo em que o sujeitos interagem através da linguagem Ou seja a língua é um objeto de poder e obviamente a forma como nós utilizamos isso vai interferir diversas coisas continuando no cotidiano no cotidiano quem fala precisa planejar e produzir seu texto quase simultaneamente pois não há tempo para pensar antes de definir o que dizer essa é uma característica dos textos orais compostos pelas excitações pausas e autocorreções eu por exemplo faço isso o tempo inteiro agora a pouco quando eu fui ler a expressão no cotidiano que é aqui um adjunto adverbial deslocado tá no início da estrutura até porque sabemos muito bem que ele fica no final da estrutura na sua posição original eu li e reli para fazer uma correção então na nossa fala nós temos que pensar muito rápido então haverá excitações haverá pausas haverá Auto correções E nós como professores devemos inclusive mostrar para os alunos que a pausa tem que ser utilizada a nosso favor a pausa para alguns é um momento assim assustador aterrorizante e geralmente essa pausa é no máximo um segundinho dois segundinhos mas na nossa cabeça parece uma eternidade diante de uma plateia e aí isso provoca aquele famoso tique aquele famoso vício de linguagem alguns adoram né outros vão entender entendeu entende ou né né Acho que já citei isso aqui para vocês eu tive uma professora maravilhosa tinha muito conteúdo porém provavelmente diante de uma plateia ela se sentia desconfortável e as pausas as incomodavam né de incomodava E aí por isso ela usava muito né Né Né usa pausa a seu favor o de tudo a seu favor de uma caneca com água a seu favor beba e deixa o silêncio o silêncio também faz parte do seu discurso o silêncio é um processo de reflexão se conseguir juntar ao momento de uma pergunta por exemplo pode ser até uma pergunta retórica Mas você lança uma pergunta pega sua canequinha e bebe a sua aguinha naquele momento a plateia preste atenção ela não se sente incomodada esse incômodo com a pausa só resiste na cabeça do emissor na cabeça de quem está falando e quando você está diante de uma plateia isso você Professor mas o seu aluno também quando vai apresentar um seminário um trabalho esse momento é um momento de coerção você é obrigado a falar portanto a melhor forma para falar bem é se preparar para aquilo quanto mais conhecimento você tiver do assunto abordado melhor você não tem como falar sobre aquilo que você não sabe você só pode falar sobre aquilo que você sabe e aí geralmente quando você não sabe muito o conceito está diante de uma plateia é obviamente um algo desesperador mas se você sabe em algum momento Você vai relaxar utilize estratégias para relaxar eu tô falando agora para você mesmo para você e o que eu vou falar para você você pode utilizar com seu aluno então a água como a gente já fez aqui agora além de ser um momento para uma pausa interessante a água te relaxa antes de uma apresentação oral se você tá muito tenso muito nervoso faça um alongamento use a técnica da caneta que muitos professores de oratória utilizam que você coloca canetinha na boca e por um minuto fala a e i o u isso melhora a sua articulação você pronuncia melhor as palavras A sua dicção fica quase perfeita Às vezes a pessoa sabe muito domina muito conteúdo mas ela tem uma dificuldade na transmissão às vezes são bobeiras bobeiras que alguém um pouco mais experiente consegue sinalizar e dar dicas para melhorar a que eu tô te dando essas dicas aí você pensa cuidado tá vamos lá vamos falar vamos ser sinceros quem ensinar o padre a rezar missa se Doca Poxa eu também sou professor como você é mas são 21 anos de sala de aula e eu já fui coordenador de escola já foi coordenador de curso e eu já participei como banca examinadora de processo seletivos e eu sei muito bem sobre o que estou falando eu sei muito bem que tem professor que trava trava E aí é importante dar algumas orientações para que ele não trave diante de uma prova de aula e muito menos diante da turma porque não é porque você vai trabalhar com alunos que Teoricamente sabem menos do que você que vai ser tudo muito lá né mil maravilhas né assim não então a gente tem que estar preparado para aquele ambiente e se eu puder contribuir com algumas dicas eu vou ficar muito feliz inclusive se você quiser falar comigo inbox no Instagram pode me mandar mensagem lá no Professor Sidney Martins que vai dar tudo certo tá agora continuando aqui meus amores em se tratando de textos orais você precisa saber com clareza o conteúdo da conversa pois ele se torna um guia na produção da fala com tudo como é dinâmico pode mudar até durante a interação de forma prática o contexto envolve questões como então vamos lá Qual o objetivo da conversa onde ocorre a comunicação Quem são os interlocutores Qual o conhecimento e as preferências entre os interlocutores que tipo de relação existe entre eles intimidade inimizade distanciamento Qual o lugar social de cada um pai filho professor aluno patrão empregado vendedor comprador namorado namorada basicamente aqui nós precisamos nos adequar a situação comunicativa para eu saber como eu vou me comportar eu estou num ambiente que exige mais formalidade ou menos formalidade eu estou falando com alguém com quem eu tenho intimidade ou com alguém que eu tenho certo distanciamento é meu aluno é meu professor é meu pai é meu filho e minha mulher é meu esposo é minha namorada é minha namorada é um ficante é um vizinho com quem eu estou falando e obviamente diante disso eu tenho que ter cada hora uma máscara uma máscara social em que eu vou ali me comportar de uma forma diferente em cada situação e não é para fingimento é só adequação aqui eu tenho que me comportar desse jeito já aqui eu tenho que me comportar de um outro jeito eu não posso ter o mesmo tipo de comportamento em todas as situações eu não posso ter o mesmo tipo de discurso em todas as situações eu tenho que miar adequar dentro da sala de aula por exemplo você sabe muito bem você que já é professor tem hora do elogio tem a hora do esporro tem a hora de transmitir o conhecimento técnico da nossa matéria mas tem a hora de transmitir um conteúdo de educação você deixa de ser professor passa a ser educador que haverá momentos você obviamente vai ser um educador sempre mas tem um momento em que você é o professor transmissor ali daquele conhecimento técnico e tem um momento que você é educador detalha você deveria ficar responsável apenas pela educação secundária Mas sabe muito bem que na escola principalmente pública esse papel vai virar você vai ser o transmissor da educação primária por sinal você vai ensinar o cara a falar bom dia boa tarde por favor obrigado vai ensinar o cara a entrar e sair nessa dinâmica você vai ser um segundo pai uma segunda mãe e às vezes se bobear o primeiro pai a primeira mãe agora continuando aqui ó no caso dos textos escritos é possível planejar conscientemente cada etapa do processo de produção e conceber previamente a situação de comunicação objetivos local papel característica dos interlocutores suporte do texto Além disso pode ser reformular a qualquer momento durante a escrita a situação de comunicação e após a escrita pode ser retomar o texto com o objetivo de analisar sua adequação as condições de produção e consequentemente reescrevê-lo são exatamente essas etapas que devem ser trabalhadas na escola desde a educação infantil e o ciclo de alfabetização o processo de elaboração de texto seja ele escrito oral ou multimodal envolve trabalho com a linguagem então diante disso a gente percebe que a escrita acaba sendo um processo mas tranquilo porque ninguém tá ali já me escutando é um processo dialógico de cara ali um momento Solitário eu sou apenas o emissor e o meu interlocutor vai observar aquele meu texto numa outra hora eu já terei terminado o processo tanto que é por isso que não deixa escrito a gente não permite repetições desnecessárias o texto tem que ser objetivo e claro para que o outro entenda não vai ter essas marcas da fala como hesitação algo correção não vai ter isso então falar de fato às vezes é mais difícil tem pessoas que tem facilidade mas tem pessoas que são muito introspectivas tem um comando muito grande por isso procuram até cursos de oratória E aí você vai dizer assim para mim mas e se eu tiver muito muita dificuldade com a escrita Mas e o meu aluno se ele tiver muita dificuldade com a escrita aí não tem jeito o que vai melhorar é o processo da repetição da mesma forma que eu aprendo a interpretar a interpretando eu aprendo a fazer a redação fazendo quanto mais vezes eu escrevo melhor fica no nosso escrita é só você fazer uma comparação o Sidney de 40 anos escreve provavelmente bem por ter esse Universo de trabalho mas o Sidney de 20 anos ouso dizer escrevia muito melhor que o sigiente 40 mas por quê Porque eu escrevia todos os dias na faculdade então escrevia muito muito e aquilo trazia um excelência então o segredo é a prática então na escola você não faz um trabalho só para criança fazer uma redação qualquer para passar tempo ah nossa tomou o tempo da minha aula ficar ali 30 minutos 40 minutos Opa quase um tempo da minha aula ou então o tempo inteiro da sua aula né Para isso não é para isso é para aquele de fato possa adquirir uma proficiência linguística e aquele texto ele tem que ser escrito você tem que avaliar sinalizar os defeitos devolver e colocar para escrever de novo porque o segundo texto fica melhor que o primeiro o terceiro fica melhor que o segundo e assim por diante então um processo orgulho de fato que vai chegar talvez até exaustão mas a gente só aprende a produzir produzindo então quanto mais vezes você escreve sobre aquele mesmo assunto melhor fica a sua escrita Talvez um dia chegue até a excelência já dizia João Cabral de Melo Neto 5% de inspiração e 95% de transpiração ele levou 8 anos para terminar o famoso poema tecendo amanhã caramba o cara reescreveu aquele texto ali mais de 20 vezes levou 8 anos para terminar Então porque eu vou ter a soberba de achar que eu vou fazer um texto de primeira ou que o meu aluno vai fazer o texto uma única vez e que isso vai ser perfeito não vai então tem que começar tá olha ali ó a atividade é uma atividade analítica e reflexiva dos sujeitos que se materializa nas práticas de análise linguística Diferentemente do trabalho das aulas de gramática mas tradicionais que privilegiam as classificações e a correção linguística A análise linguística se preocupa em auxiliar os alunos a dominar recursos linguísticos e é refletir sobre como palavras construções e estratégias discursivas podem ser mais ou menos adequadas ao texto ou ao contexto em que ele está sendo produzido auxiliando na ampliação das capacidades de leitura e na produção textual dos alunos principalmente em relação aos objetivos eu tô escrevendo para quem Para que qual é a minha intenção eu tô escrevendo para entreter para persuadir para convencer e tem que ficar Claro agora aqui ó assim a análise linguística tomando como objeto próprio texto observará gênero então é o que é um conto é uma crônica uma carta o que que é tema em Foco Opa Qual é o tema é o amor é o medo é a violência é educação formalidade esperada Opa é para ser um texto informal é para ser um texto formal ou quem sabe até um texto semifinal e a eficácia argumentativa Opa eu tenho que convencer ou não eu tenho que argumentar ou não e se tiver Quais são as estratégias que eu vou usar para isso dados estatísticos discurso de autoridade relação de causas e consequência relações de oposição com as adversidades e com as concessivas E aí o que que eu vou fazer então tudo tem que estar ali ó organizado e planejado agora continuando aqui ó antes de iniciarmos os aspectos teóricos é interessante notar a evolução Tá vendo como é que vem a evolução da própria tecnologia referente as práticas com a linguagem antigamente nós chamavam de composição de texto depois de redação e hoje chamamos de produção textual no fim é a mesma coisa é só uma palavrinha diferente eu peguei a fase da redação ainda antes de mim Obviamente as pessoas pegaram a fase da composição de texto veja como é que é o nome mais pomposo eu peguei a parte da redação ao se falar em redação nós estamos falando obviamente nas possíveis tipologias textuais ou nos modos de organização textual narração descrição dissertação basicamente essa trilogia ali né Essa Tríade agora hoje em qualquer material de redação não vem redação vem produção textual porque o camarada vai produzir um texto Então um homem é muito adequado de fato agora que continuando veja antes se falava em composição de texto quando os estudos linguísticos foram aos poucos sendo introduzidos na sala de aula passou a ser chamado de redação até atualmente ser entendido como produção textual graças a evolução da análise linguística a evolução da nomenclatura auxilia no entendimento de que produzir um texto vai além de expressar ideias pensamentos e informações em estruturas textuais e composicionais pois traz a ideia de prática social de processo e toda essa evolução e processo não foi feito apenas de teoria o papel do professor no processo de produção textual é fundamental é ele no caso nós quem provoca a tomada de decisões coletivas escreve no quadro O que os alunos propõem compartilhando com eles as alterações necessárias reler e avalia o texto junto com eles para fazer a reescrita esse processo pode ser desde um convite para uma festa escolar uma homenagem às mães uma solicitação a diretoria até um texto dissertativo uma reportagem ou uma resenha crítica para que possamos adentrar o processo de produção textual em si vamos abarcar inicialmente alguns aspectos teóricos o primeiro deles é a noção de objeto Então vamos lá a organização e a dinâmica da produção de textos são norteadas por dois princípios primeiro produção textual é uma atividade que põe em contato sujeitos de linguagem que são o produtor e o leitor num espaço de interlocução onde as interações são realizadas pelo texto depois produção de textos é um processo que convoca o produtor a se envolver num processo complexo que mobiliza várias habilidades e competências de natureza cognitiva discursiva textual e linguística assim para que a perspectiva enunciativa discursiva da produção de texto seja mantida nas práticas pedagógicas promovendo as interações entre os sujeitos deve-se apresentar as propostas de escrita no interior de projetos de ensino essas práticas envolveram diferentes gêneros orais e escritos e portanto diferentes habilidades e conhecimentos histórias relatos receitas e instruções de jogos nos projetos os textos são produzidos para diferentes interlocutores com diferentes objetivos em diferentes situações de modo semelhante ao que acontece em interações fora do contexto pedagógico por projetos de ensino entenda atividade temporárias ou permanente que buscam desenvolver o processo de ensino-aprendizagem Esse é o entendimento dos documentos oficiais bem ncc que é a base Nacional como um curricular e os pacientes que é o projeto ali dos currículos nacionais que auxiliam na organização metodológica do ensino E aí meus amores aqui o que nós percebemos que a proposta de produção textual na escola que obviamente comunga com o processo de interpretação também porque aqui nós chegamos a um objetivo fim do processo linguístico que é o texto é muito importante salientar muito importante até para que você possa entender melhor cuidado com a forma como você interpreta o processo da gramática na aula né porque a gramática tem que ser demonizada não tem que ser jogada de lado não você só faz análise textual sem antes que você fizer análise gramatical a gramática serve de suporte para o texto um texto com ortografia ineficiente uma Regência ruim um processo de concordância ruim pontuação ruim colocação pronominal ruim ele não é bom e acabou independendo do grau de formalidade ele terá problemas Ah é num contexto informal Então não preciso dominar o padrão culto show de bola mas você sempre vai estar neste universo o seu aluno só pode caminhar nesse universo não ele vai caminhar em outros universos que vão exigir formalidade vão exigir o padrão culto da língua então Obviamente você tem que trabalhar essa gramática com A1 que vai servir suporte para o texto e o texto é interpretação e redação o que você aprende para a produção textual você aprende para interpretação o que você aprende para interpretação você aprende para a produção textual agora o que é levado em consideração aqui são as necessidades fora do ambiente acadêmico Então esse camarada dependendo do local onde ele esteja inserido pode ser família pode ser a própria comunidade pode ser o trabalho pode ser a faculdade ele vai obviamente ter de entreter persuadir com VC trazer o riso Então são situações cotidianas E para isso gêneros textuais vão ser o nosso objeto para promover essas situações Então camarada vai ter que saber produzir uma carta um romance uma crônica um conto mas também interpretar por quê Porque em algum momento ele vai precisar fazer uso disso Ah então vamos deixar de lado o texto escrito vamos apenas para o oral ele vai ter que saber se comunicar quanto mais facilidade na comunicação melhor para ele por exemplo Vamos pensar no início da vida profissional desse aluno ele pode ser muito bom em relação ao conteúdo mas se ele não sabe se comunicar Ele tem dificuldade para arrumar um emprego se ele é muito introspectivo por exemplo Vamos pensar agora no ambiente acadêmico Ah então o objetivo é pensar no ambiente acadêmico Então vamos lá esse camarada pode ser um excelente fazedor de provas ele pode saber muito ele pode tirar 10 na prova mas na entrevista se ele não conseguir se comunicar se ele não conseguir mostrar quem entendeu ali a linha de pesquisa daqueles professores que estão avaliando da banca examinadora se ele não conseguir falar qual foi o melhor livro que ele leu ou qual foi o pior e trazer sugestões e por que ele escolheu aquela instituição e de forma segura não adianta ele não vai entrar a banca não vai deixar então obviamente tudo isso tem que ser trabalhado Na escola porque depois ele vai usar fora da escola porque a escola é uma representação lucro da sociedade que é o macro Então tudo tudo pelo que ele vai passar fora da escola tem que ser trabalhado dentro da escola e vamos lá continuando aqui ó os projetos têm objetivos específicos que dão apoio didático pedagógico ao processo de ensino-aprendizagem tenha claro que as atividades constituem como desafios ou se produzir um texto como uma resposta bem sucedida é diferente demandas cognitivas sociais linguísticas comunicativas envolvidas na escrita de um texto assim os projetos e sua orientação metodológica são essenciais para que se Construa um envolvimento consciente do sujeito produtor do texto no caso da escola o aluno em uma jornada que vai desde os elementos da situação comunicativa até a dimensão de comportamentos escritores como a retextualização não se pode falar em produção textual sem adentrar na teoria dos gêneros textuais em sala de aula descrevemos aqueles mais cobrados em provas de concurso suas características e definições aqui como auxílio ao tema da produção de texto trarei apenas o necessário para rememorarmos o assunto a linguagem em termos Gerais é um é tanto um instrumento usado para a comunicação quanto para né uma prática social assim a escola tem como obrigação favorecer uma abordagem sócio discursiva das atividades mediadas pela linguagem verbal seja ela a leitura ou a produção textual então é a palavra que vai ser o nosso principal objeto aqui pois a linguagem verbal em a palavra seja ela falada ou escrita por esse motivo é essa estruturas textuais e linguísticas são trazidas para a sala de aula não mais como elementos teóricos mas como componentes estratégicos de comunicação e de interação social um dos teóricos mais utilizados sobre gêneros textuais é o linguista mangano é importante saber falar o nome dos caras né imagina você olhando aqui e falar mais genial não é manguenor tá que conceitua o gêneros de discurso como dispositivos de comunicação que só podem aparecer quando certas condições sócio-históricas estão presentes Note que de acordo com os estudos linguísticos os gêneros dependem de um determinado contexto para existirem Então vamos lá relatório de estágio é um gênero porque a vamos lá escolas ou empresas e estudantes que buscam experiência profissional professores para aplicar e avaliar as tarefas e também precisa de um sistema de ensino aberto ao mundo do trabalho O gêneros textuais são os meios pelos quais viabilizamos a produção textual ou seja são atividades constituídas de significados realizadas através da língua e reconhecidas socialmente socialmente através de conteúdo organização retórica e funções em determinados contextos e situações então aquele gênero é uma necessidade da evolução da sociedade é por isso que ao pensarmos em tipos de texto ou modos de organização textual ou tipologia textual nós temos um número reduzido porque tem características próprias características que não vão mudar então não importa se eu estou no Ceará se eu estou no Rio de Janeiro se eu estou em São Paulo seu show no Paraná um conto será um conto uma crônica serão a crônica uma carta será uma carta não importa e detalhe quando eu pego por exemplo um conto que tem a tipologia narrativa a gente percebe que aquele texto narrativo é um texto narrativo porque traz características úteis narrativo apresenta o espaço o tempo o enredo e os personagens e um narrador que conta aquela história então aqui nós não vamos modificar muito então você tem o texto narrativo você tem um texto descritivo você tem um texto dissertativo você tem textos explicativos no máximo textos didáticos e pronto é um universo pequeno você resume a tipologia A5 no máximo nove tipos agora quando pensamos em gênero textuais aí nós temos incontáveis porque a evolução vai exigindo mais textos hoje por exemplo hoje não né já tem algum tempo mas nós falamos de hipertexto coisa que na época da minha voz pensava ler texto é aquela linguagem na internet que você tem ali aquele linkzinho azul que você clica e você vai para um outro texto Então o leitor ele deixa de ter aquela atividade passiva e passa a ter uma atividade ativa também ele deixa de ser apenas um leitor e passa a ser um coautor ele deixa de ser aquele camarada que vai apenas sendo levado pela maré Porque o autor do texto vai definir onde é o nicho meio-fim da Leitura daquele leitor e ele passa a participar ativamente e ele que define Onde vai parar qual vai ser o meio da Leitura dele qual vai ser o final o início beleza ele caiu ali procurando uma coisa mas o meio ou fim daquela leitura ele vai acabar decidindo e Detalhe ele pode fazer isso diversas vezes porque tem vários hipertextos agora continuando aqui ó principais gêneros trabalhados em sala alguns gêneros são melhor aceitos pelos alunos o que facilita o aprendizado em sala de aula quanto mais próximo da realidade dos alunos o gênero for maior identificação com um processo você provavelmente estudou isso é aquele movimento de Catarse eu me identifico e eu tenho aquele momento de Catarse afinal de contas porque nós rimos de alguma coisa porque nós nos identificamos com aquela coisa porque nós choramos de alguma coisa né por conta de alguma coisa mas nos identificamos com aquela coisa nós nos colocamos naquela situação então tanto riso quanto choro parte a partir né surge a partir disso e continuando muitos desses gêneros fazem parte do domínio midiático seja de jornais revistas blogs vamos a eles entrevista caracteriza-se pelo papel específico de cada interlocutor na dinâmica da interação verbal um coloca as perguntas e o outro fornece respostas Ou seja é um diálogo orientado a interação entre os participantes pode ser direta Face a Face programas de rádio televisão ou podcast ou indireta isto o entrevistado recebe as perguntas e as responde por escrito o processo de produção da entrevista como a preparação séria do questionário esse questionário pode ser ordenado Então vamos lá nesse momento a gente percebe que a entrevista é interessantíssima por quê Porque nós somos curiosos e a criança também é curiosa e aí se foi uma entrevista com um ídolo dela seja na música ou no futebol ou no mundo do cinema creio que vocês vão encontrar com mais facilidade uma uma vontade do aluno para acompanhar entrevista se for alguém de quem ela gosta então vamos lá se a gente pegar uma entrevista da Anitta muitos dos alunos gostam da Anitta é eles vão ter curiosidade para saber o que ela pensa da vida o que ela já fez ou que ela pretende fazer se colocar um Neymar os meninos então que adoram futebol com vão querer participar disso aí você Ah mas eu vou colocar Nito Neymar eu quero colocar uma entrevista com o João Cabral de Melo né até entrevista que o Machado de Assis deu para a folha de São Paulo não vai funcionar Então você tem que partir primeiro ali ó do ambiente do aluno onde é que ele tá inserido o que que ele do que ele gosta para esse depois você trazer outras informações mas primeiro tem que utilizar o conhecimento que ele já tem e o desejo que ele tem Você não pode querer empurrar ela abaixo as suas vontades os seus gostos você tem que por isso que o professor ele tem que saber se adequar a cada turma a cada escola porque cada detalhe mesmo que seja na mesma escola cada turma é diferente cada turma é diferente eu tenho que ter uma estratégia para cada turma eu não posso achar que eu tenho uma estratégia única e que essa estratégia é única vai funcionar sempre e como eu já disse aqui para vocês eu quero ganhar mas eu tenho que saber perder também então vamos lá que agora a gente vai ver essa ordenação primeiro cronologicamente perguntas sobre a vida ou a carreira de um indivíduo logicamente de acordo com os objetivos buscados ou com interlocutor personalidade nível sócio cultural aí olha só o próximo aqui ó cartas gênero epístolaro normalmente conhecemos o gênero apenas por carta mas devemos dar-lhe uma visão mais Ampla mala direta Ofício memorando e e-mails a carta pode ter objetivos distintos como reivindicar um direito emitir uma opinião solicitar uma informação relatar passeios e visitas feitas em uma viagem de férias entrar em contato com um amigo entre outros assim a partir de sua finalidade definimos o gênero específico carta pessoal interação entre dois interlocutores sobre assunto livre e pessoal geralmente breve e-mail forma prática e acessível para enviar recados e informações pela internet o e-mail é um gênero que possibilita a troca quase instantânea de mensagens pela rede comunicando-se alguém um assunto Profissional ou pessoal sua maior vantagem é agilidade e rapidez na troca das mensagens a estrutura da carta normalmente é bem definida no local e data encontra-se no início da carta geralmente a esquerda no e-mail não é colocado Pois vem automático né Nós temos depois o vocativo nome do destinatário ou pronome de tratamento exemplo Joana tudo bem Prezada Joana querida amiga Prezada senhora e nós temos a assinatura na verdade o que que acontece a carta tem o local e data tem o vocativo tem o corpo do texto tem o desfecho que é a despedida e tem assinatura assim funciona a carta e você sabe muito bem então vamos lá nós também temos endereço então na carta é colocado no envelope no e-mail tem estrutura nome @provedor.com.br nome do usuário o arroba sinaliza o computador que o conjunto de informações enviadas é um endereço de e-mail o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à internet em termos de linguagem ela pode ser formal ou coloquial dependendo do assunto a ser tratado e do grau de intimidade entre os interlocutores mas é óbvio eu vou mandar uma carta para minha mãe é de um jeito eu vou mandar uma carta para o prefeito é de outro jeito carta do leitor em jornais e revistas a uma sessão que propõe uma interação direta entre veículo e né veículo de comunicação e o seu leitor esse espaço é destinado para publicação das cartas dos leitores que variam entre sugestões ao editor elogios para alguma matéria publicada ou críticas a reportagens a estrutura se assemelha a das cartas em geral data vocativo corpo do texto despedida e assinatura a linguagem é formal e adequada ao público a quem a carta é dirigida agora carta aberta está associada ao direito que cada cidadão possui de se manifestar diante dos problemas de relevância social é destinada a comunidade interessada neles por sua estrutura relativamente livre mas seguindo padrões de dissertação que aí vem a introdução citou o problema o desenvolvimento A análise do problema e argumentos que fundamentam as ideias dos autores e a conclusão que demanda né Por uma mudança ou resolução do problema Note que é argumentativa pois procura a persuadir os interlocutores contra o ponto de vista dos autores a respeito do problema apresentado apontado normalmente a linguagem é formal direcionada para o seu ou para os seus interlocutores um dos gêneros específicos mais conhecidos da carta aberta é o abaixo assinado com a diferença de seus signatários serem um grupo ou uma comunidade maior tem mente que ler e produzir textos são processos por isso nessas práticas de linguagem estão envolvidas competências operações e comportamentos são demandas né demandadas habilidades cognitiva linguística textual e discursiva social e pragmática pensando nesse aspecto o produtor do texto necessita recorrer a habilidades que vão desde a recuperação de informações armazenadas na memória conhecimento prévio cognitivo passando pelo estabelecimento de um plano estrutura de texto conhecimento do gênero pela dificuldade se traduzir o pensamento para a palavra conhecimento da língua até a escolha da Estratégia argumentativa que vai ser discursiva ou de interação utilizada no gênero textual a ser produzido Portanto o texto seja ele oral ou escrito vai obviamente melhorar a nossa capacidade cognitiva e claro eu tenho que ter um conhecimento prévio que é um conhecimento de mundo e isso é uma bagagem que a gente traz de uma vida inteira e quanto mais velho melhor porque você tem mais experiências é por isso que dentro da escola a gente por exemplo tem que tomar cuidado com a apresentação de alguns autores eu não posso trazer um Machado de Assis para uma criança de 13 anos sendo que eu trouxe Esaú Jacó como é que eu vou trabalhar Esaú Jacó com uma criança de 13 anos que não sabe nada sobre política e o texto é extremamente político eu tenho que trabalhar com contos é o que começar com os contos de Machado de Assis eu posso pegar um conto mais tranquilo e depois vou evoluindo até chegar por exemplo uma transição dos pontinhos menores para um ponto maior como é o caso do Alienista para chegar à questão do romance A show de bola pô mas sim cara eu já venho com um romance ainda vem com romance extremamente complexo como é que esse aluno vai gostar de Machado de Assis agora aqui ó o resultado deve ser um texto capaz de estabelecer uma interlocução um espaço de negociação de textos né perdão de sentidos entre os participantes da interação verbal todos esses aspectos trazem o que os linguistas estudiosos do texto chamam de comportamentos leitores e escritores Afinal o que isso quer dizer significa dar a oportunidade aos alunos de transitarem entre os diversos gêneros não apenas por meio da escrita de textos mas atividades diversas como encontraram informações específica tomar nota organizar entrevistas elaborar resumos sublinhar as informações mais relevantes comparar dados entre textos até finalmente enfrentar o desafio de escrever textos mais complexos o modelo clássico referencial de produção textual é desenvolvido por flower e iás em seus trabalhos eles trazem que a produção de um texto deve ser vista como um conjunto de processos de pensamento distintos os quais o escritor orquestra vamos lá análise linguística na sala de aula no Brasil a prática de análise linguística como proposta metodológica no ensino de língua materna não vence mostrando tão comum em sala de aula uma vez que ainda observamos professores ensinando gramática tradicional sobre a perspectiva da língua outras professores realizam atividades linguísticas que partem do estudo de textos de um determinado gênero textual contudo com uma abordagem de análise gramatical tradicional por isso Esse é um dos principais desafios Com certeza né esse um dos principais desafios Com certeza é o uso da análise linguística em sala de aula colocando em segundo plano o ensino da gramática tradicional tenho minhas ressalvas aqui porque parece que alguns linguistas não entendem realmente Como é o processo da gramática e Geralmente quem formula a base de como você tem que trabalhar na sala de aula tem obviamente uma pegada linguística e não entende exatamente o ensino da gramática a gramática nunca é gente vamos ser sinceros Qual é o professor hoje em dia que não traz um texto para sala de aula que não promove um trabalho de produção textual que fica jogando só frases soltas avaliando a gramática aí ele coloca aqui ó João comeu o bolo pronto e trabalhou e nunca vai pegar um texto nunca vai fazer isso Você conhece cara eu tô há 21 anos trabalhando com isso 21 anos 21 anos eu fiquei mais de uma década na Prefeitura do Rio de Janeiro eu trabalhei em outras escolas particulares trabalhei em colégios em cursos em faculdade trabalhando muito ambiente eu nunca vi o mais gramaticairo que fosse um professor o camarada ignoraram o texto o camarada trabalha a sua frase soltas soltas soltas Ah vou colocar uma frasezinha aqui com o sujeito verbo e complemento e pronto acabou e a minha aula toda durante um ano inteiro vai ser assim cara eu não conheço mas eu conheço o contrário eu conheço o camarada que não aprendeu nenhuma base gramatical porque ele interpretou assim interpretou que a gramática era opressora que ela não servia parar nada e trabalhava o texto o texto texto texto mas não se atentava para a estrutura desse texto não analisava a concordância a regência a crase a pontuação a colocação pronominal em nenhum momento e sejamos sinceros se você já estudou um pouquinho de gramática você sabe que um verbo ao apresentar uma preposição ele pode ter um sentido ao colocar uma outra proposição ele tem um outro sentido uma estrutura que vem com acento grave pode ter um significado Sim esse assunto grave pode ter um outro significado dependendo de como formula a estrutura uma concordância pode jogar para um agente uma outra concordância pode jogar para um outro agente e eu posso simplesmente dizer algo diferente daquilo que eu queria dizer então isso aqui me deixa incomodado porque parece que nós professores somos idiotas que a gente não sabe de fato que há gramática serve de base para o texto e que obviamente aquilo ali é um suporte do texto como se a gente fosse ignorar o texto e fosse jogar só uma frase soltas e trabalhar a classificação pronto E aí eu observo Em algumas situações dizendo assim ó muito engessada nomenclatura objeto direto muito engessada nomenclatura sujeito muito engessada nomenclatura predicado A nomenclatura boa É sim Tagima nominal sintagma verbal ou seja homem sinceros você acha mesmo que para um jovem ou para uma criança é mais fácil entender o que é um sintagma nominal do que entender o que é um sujeito Claro que não caramba É só uma nomenclatura diferente a redação produção textual uma evolução Espera aí né então tem que tomar cuidado com isso para não virar o bobo da corte para não deixar de trabalhar o que de fato é importante porque senão daqui a pouco você não corrige seu próprio aluno e ele precisa da correção como é que eu vou fazer as escrituras se nós não estamos avaliando ali o texto e a avaliação por um acaso vai ser apenas macro estrutural eu vou observar só se o conteúdo tá pertinente não eu vou avaliar também a relação microestrutural eu vou ver se a gramática está coerente com a exigência de formalidade daquele texto eu vou Observar se é a estrutura do texto é realmente a estrutura adequada Poxa mas seu ignorar tudo isso como é que eu vou fazer esse trabalho com excelência se eu pensar que a gramática tradicional tem que ser jogada no ralo jogada no lixo como é que eu vou fazer isso é algo que não entra na minha cabeça como alguém pode pensar lá que não se tem que trabalhar gramática que serve suporte para o texto o texto não é um único objetivo ele é o principal objetivo mas para chegar até ele nós temos algumas etapas só para a gente ter noção a coesão é a ponte entre a gramática o texto e se eu não conseguir trabalhar esse processo de forma Coesa não vai funcionar então eu vou ter ali um camarada Que beleza produz um texto ler um texto mas depende do nível de formalidade se a gente jogar para uma outra parte mais complexa Talvez ele já não consiga e outra e outra se a gente Depende de um conhecimento prévio de um conhecimento de mundo de um saber locucional como é que esse aluno por exemplo futuramente vai conseguir extrair informações pertinentes de um texto mais hermético como é que ele vai entender um Saramago como é que ele vai entender um Guimarães Rosa não vai simples assim então se nós não trabalharmos da forma adequada com os alunos nós vamos cheirar a oportunidade que nós queremos que eles tenham que é passear por outros ambientes nós vamos segregar nós vamos você só consegue aqui você só consegue ser um brasileiro médio você só consegue entender livros de autoajuda e de sei lá de fofocas você não vai ser capaz de entender coisas mais complexas Então acho que a gente tem que tomar muito cuidado sobre isso e tem que ser refletido essa história de que é gramática é opressora ou coisa e tal isso é muito batido Então tem que tomar cuidado tá então vamos lá retomando as habilidades presentes nos PCN de 1998 devemos pontuar investigação e compreensão analisar os recursos expressivos da linguagem verbal relacionando textos contextos mediante a natureza função organização estrutura de acordo com as condições de produção recepção intenção época local interlocutores participantes da criação e propagação das ideias escolhas tecnologias disponíveis recuperar pelo estudo do texto literário as formas instituídas de construção do Imaginário coletivo o patrimônio representativo da cultura e as classificações preservadas e divulgadas no eixo temporal espacial articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais e linguísticos vamos lá aqui mesmo no texto literário Quando você joga para as figuras de linguagem você sabe que existe a figura de linguagem de construção que é figura de linguagem né sintática figura de sintaxe como é que o aluno vai por exemplo entender de fato de fato o que é um pleonasmo mas o pleonasmo figura de linguagem e não pleonasmo vício de linguagem como é que ele vai entender que aquele pleonasmo figura de linguagem a repetição de um termo de uma ideia com o intuito de enfatizar como é que ele vai identificar ali por exemplo um objeto direto um objeto direto para o México se ele não teve uma aula de gramática adequada para isso ele nunca vai entender essa figura de linguagem Então tá vendo como o buraco é muito mais embaixo e fugir de um processo é simplesmente se colocar numa zona de conforto Ah eu não domina a gramática tradicional Então não precisa ensinar no meu aluno não você precisa sim ensinar para o teu aluno até porque se ele quer ele não vai só trabalhar sendo um vendedor de loja ele pode qualquer outra coisa e se ele se inserir dentro do ambiente acadêmico que vão exigir dele é a gramática tradicional não não duvide todos os artigos que ele vai fazer todas as teses todas as dissertações tem que utilizar o português culto formal ele não vai sair escrevendo o português informal e vai passar e vai ter ali as publicações feitas não vai então continuando aqui ó assim como o ensino de língua materna deve se voltar a reflexão acerca dos usos a prática de análise linguística tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio se mostra como ferramenta essencial essa análise linguística pode ser utilizada pelos alunos antes do momento de produção durante ou depois dele de forma mais ou menos integrada aos momentos de escrita elaboração de textos antes da produção chamada também de análise prospectiva em sala de aula são atividades dedicadas à leitura ou aos conhecimentos linguísticos o foco nesta etapa não são os textos dos alunos mas a leitura de textos diversos os alunos adquirem conhecimento sobre recursos e estratégias discursivas que passam a compor o seu rol de conhecimentos linguísticos e habilidades durante a produção coloca-se em prática os conhecimentos linguísticos e habilidades previamente adquiridos espera-se nessa etapa é nesta etapa que o aluno consiga identificar inadequações e adequações dos recursos linguísticos e estratégias discursivas que pretendem né que pretende mobilizar assim o foco nesta etapa é a análise do texto sobre os seguintes aspectos aquilo que pretende dizer gênero escolhido solicitado interlocutores seus papéis sociais e a rede de relações de poder envolvidas finalidades dessa interação verbal específica Tom que deseja imprimir ao seu discurso ou seja vai ser enfático conciliador ou irônico depois da produção chamada também de análise retrospectiva é a devolutivas dos textos e comentados pelo professor ou por outros avaliadores ou revisores alunos grupos de alunos ou outras pessoas o foco nesta etapa é o aprimoramento da técnica e dos conhecimentos pelo aluno lembre-se indicar que é um problema em determinado trecho não é o mesmo que tornar saliente ou seja deixar aparente para o aluno o problema textual exemplo ao invés de indicar apenas problema de coesão na margem da folha é preciso delimitar especificamente a sua natureza o uso indevido de ó de pontuação conjunção modo e tempo verbal falta de paralelismo etc os processos de revisão ou refação do texto podem estar presentes nesta etapa contudo em sala de aula percebemos alguns questionamentos e em especial relacionados ao professor que devem ser sanados então vamos lá vamos lá vocês viram essa parte aqui não viram o que que é isso é gramática E aí vamos lá a análise linguística é um novo jeito de ensinar gramática é uma proposta completamente nova Em que momento é ensinada a gramática Ora se a gente vai fazer uma revisão e essa revisão tem por objetivo sinalizar alguns erros se eu vou mostrar um problema de pontuação um problema de parar de paralelismo um problema de coesão caramba eu tenho que dominar a gramática e tem que mostrar para o meu aluno como é que funciona essa gramática por fim reforçamos a importância do texto escrito pelo aluno Pois é ele o aluno que fornecerá o professor as maiores dificuldades do aluno além de consolidar o trabalho com leitura e oralidade assim em convergência com as competências e habilidades dos PCN o ponto de partida é o trabalho da linguagem a partir do seu conceito para em seguida trazer a meta linguagem que é o ensino da gramática por exemplo a prática de análise linguística é um aliada do professor já que a aprendizagem ocorre sobre o uso efetivo da língua nos vários contextos sociais buscando desenvolvermos alguns a competência linguística necessária o objetivo Central das aulas de língua materna Além disso ela pode ser de grande importância para ampliar a apropriação Por parte dos alunos das habilidades e dos conhecimentos necessários para rever e aprimorar as suas Produções os impactos das práticas de análise linguística sobre a qualidade dos textos produzidos na escola são proporcionais a natureza reflexiva de Tais atividades algo induzir os alunos a perceberem os efeitos ou as regularidades dos usos linguísticos contribuíssem para que sintam a sua língua cada vez mais sua vamos agora fazer questões de fixação e nesse momento né antes de fazer as questões aqui para que o aluno sinta que a língua é cada vez mais sua a gente bate até com uma informação que muitos atribuem ao Evanildo Bechara mas que na verdade ele tirou de um linguista chamado Eugênio cozério que é devemos ser poliglotas dentro da nossa própria língua esse objetivo Então tá vendo o linguista e um dramático que comungam da mesma opinião Então tá vendo como a gramática sempre serve de suporte para o texto e o objetivo é fazer com que o aluno saiba na verdade se torne se torne um poliglota dentro de sua própria língua porque ele vai saber se adequar a diversas situações comunicativas então aqui agora nós vamos fazer a exercícios né relativos a esse assunto aqui então se liga só vejo o texto a seguir né A professora de minha filha Joana pede a todos os alunos que escrevam um resumo de um livro que leram ela me pergunta para que escrever esse resumo tendo dar alguma motivação para essa tarefa e digo-lhe que a professora pode não ter lido o livro e lendo o resumo que ela Faria poderia ficar interessada ou não em ler todo o livro recebi como resposta mas que professora mais indecisa precisa de 25 resumos para saber se quer ler o livro fonte João Vanderlei Gerald o ensino de língua portuguesa e a base comum curricular E aí vem o comando da questão a resposta de Joana permite afirmar Joana é a filha tá a resposta de Joana permite afirmar que a produção textual na escola deve considerar hora o que que ela deve considerar as características pragmático discursivas dos gêneros textuais então ó para que que a gente vai fazer isso daqui é só para para professora decidir se ela vai ler ou não porque olha só mas que professora mais indecisa Então os objetivos devem ficar Claros Por que que ela tá escrevendo para quem que ela tá escrevendo Qual é a formalidade ali exigida que tipo de texto que gênero textual vai ser escolhido então obviamente eu tenho que levar em consideração as características dos gêneros textuais as características pragmático discursivas então por isso gabarito letra a próxima em uma sala de produção aliás em uma sala não perdão em uma aula de produção de texto é solicitado aos alunos do 8º ano que produzam o convite para festa de seu aniversário antes se lhes puseram todos os componentes que devem entregar esse gênero textual inclusive segundo chinelo e Dolls os aspectos tipológicos os quais correspondem a descrição de ações e as capacidades de linguagem dominante que constituem Ora que que a gente tem aqui gabarito sem sombra de dúvidas letra a regulamentação mútua de comportamentos afinal de contas coloca-se ali vários exemplos para que eles possam analisar Quais são as necessidades daquele gênero textual para que depois eles possam obviamente produzir porque ele já tem um padrão foi apresentado Para eles um paradigma daquela estrutura então é uma regulamentação mútua de comportamento o professor trabalha mostrando ele Analisa e depois ele produz depois aqui ó por longo tempo Jovem Demais estranhei a visão de felicidade que prevalecia em nossa Cultura a recorrência da noção de uma felicidade efêmera momento fugidio que mal faz estremecer a dor contínua a tristeza é senhora cantava João Gilberto e eu cantava junto tentando acompanhar seu ritmo impossível mas acompanhando menos ainda o sentimento creio ter sido esta primeira metáfora que admirei na vida e a primeira que descartei como precisa a felicidade é como uma gota de orvalho não a pétala de flor brilha tranquila Depois de leve oscila e cai com uma lágrima de amor essa mesma lágrima essa lágrima de orvalho e de amor não seria pelo contrário a mais linda a expressão da tristeza ela sim breve e lírica Juliana nas práticas de leitura em sala de aula passagens como a tristeza é senhora cantava João Gilberto a felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor brilha tranquila Depois de level Sila e cai como uma lágrima de amor são propícias para abordagem da Então veja o que que a gente tem aqui a gente tem intertextualidade ambiguidade dialogia oralidade e coerência pergunto a vocês depois de ter lido isso Qual é o pensamento que você tem sobre o processo dessa questão aqui o que que te chamou atenção veja que é uma pessoa que está falando do texto do João do João Gilberto E aí depois traz uma noção também mas ela não trouxe o João Gilberto ela não dialogou com João Gilberto ela não trouxe um processo de intertextualidade mostrando assim dessa forma um certo conhecimento de mundo então aqui sem sombra de dúvidas qual seria a resposta meus amores letra A intertextualidade reconhecendo-se que em novos contextos elas sustentam novos sentidos pretendidos pelo autor do texto ai cuidado porque tem aqui na letra C de elogia reconhecendo-se que na inserção de um novo texto elas passam a significar o contrário do seu sentido original então cuidado quando aqui a pessoa Julião no caso ali trouxe o João Gilberto ele fez uma referência a João Gilberto ele fez uma alusão ao texto do João Gilberto então quando isso acontece e isso aí cai direto nas nossas provas a gente chama de intertextualidade que é quando um texto entra no outro quando um texto faz menção ao outro então a intenção aqui ao trabalhar a intertextualidade foi exatamente isso reconhecendo-se que em novos contextos elas sustentam novos sentidos pretendidos pelo autor por isso gabarito a bncc apresenta estratégias de leitura quanto ao trabalho com as práticas de linguagem para o segmento do Ensino Fundamental anos finais que é aquilo ali ó sexto sétimo oitavo e nono ano o professor de língua portuguesa deve proporcionar a oportunidade de aprendizagem aos estudantes em que se desenvolvam essas estratégias promovendo a melhoria na capacidade de leitura dentre as alternativas abaixo assinale a que não apresenta uma estratégia de leitura Então vamos lá letra a estabelecer relações entre o texto e conhecimentos prévios vivências e valores e crenças e obviamente é uma estratégia letra B localizar e recuperar a informação é uma estratégia letra C inferir ou deduzir informações implícitas isso é obviamente uma estratégia letra de aprender os sentidos globais do texto ora isso é uma estratégia letra é desenvolver estratégias de planejamento revisão edição reescrita e avaliação de texto pelo amor de Deus eu tenho rede design Você já viu isso daqui num processo Claro que não então letra é é o nosso gabarito aqui depois o texto literário literário atrai desafios leitores enriquecendo suas vivências e abrindo novos horizontes assinale a alternativa correta acerca do texto literário Então vamos lá letra A fruição do texto literário é uma realidade muito presente em nossas salas de aula Claro que não imagina é muito tranquilo o desenvolvimento do texto literário Claro que não você pode ver que as pessoas têm muito mais dificuldade para avaliar um texto literário e obviamente o aluno também traz essa dificuldade por isso que a gente tem que trabalhar com muita calma muita tranquilidade mostrar as concepções de conotação as figuras de linguagem para que ele consiga identificar uma metáfora uma metonímia uma hipérbolei uma ironia um eufemismo paradoxo então obviamente que não não é algo muito presente em nossas salas de aula letra B na leitura e na escrita do texto literário encontramos o senso de nós mesmos e da comunidade a que pertencemos opa opa o texto literário ele traz Exatamente isso e é muito rico porque você vai encontrar por exemplo um menino igual a você né pensando ali na criança que brinca com outro amiguinho você tem por exemplo uma crônica E aí talvez a crônica seja do local onde você mora traz as mesmas angústias que você tem aí você tem um conto que traz um conflito e que vai definir ali um sentimento e você se identifica com aquele personagem do conto então Opa na leitura e na escrita do texto literário encontramos o senso de nós mesmos e da comunidade a que pertencemos E por quê Porque o texto literário a literatura ela é mimética e cuidado para não confundir com imitat que é imitação porque a literatura ela não imita a vida mim existe a concepção de meses na literatura vem deitar e do grego que significa um traste tornar-se Então na verdade a literatura recria uma nova vida então ela não imita ela recria e eu posso me identificar com aquela criação ali ou com aquela recriação então obviamente aqui gabarito letra B agora olha a letra c o texto literário possibilitar o leitor vivenciar contextos idênticos ao seu reconstruídos idênticos não eu posso me identificar mas não é idêntico idêntico ele faz exatamente o que eu faço idêntico idêntico idêntico a mim não eu me identifico mas idêntico aí não aí for só a barra então por isso aqui gabarito letra b de bola e nós finalizamos com as nossas redes sociais gratuitas Lembrando que Lembrando que aqui meus amores é um momento de compartilhamento de conhecimento mas de troca também eu estou na função de expositor Mas você pode trocar comigo também qualquer dúvida pode mandar lá no Direct no Instagram Professor cidney Martins tá então nós vamos foi um prazer estar aqui na presença de vocês espero ter contribuído significativamente para quem não tem conhecimento e dê em paz e que o senhor sempre nos acompanhe beijo fui [Música] [Música] [Música]

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