fbpx

CURSO GRATUITO EDUCAÇÃO | Currículo – A teoria do currículo

CURSO GRATUITO EDUCAÇÃO | Currículo – A teoria do currículo

o Olá meus queridos tudo bem Professor arrumar falso na área e vão embora para nossa aula que é uma rola hoje muito importante para você é aula sobre teorias do currículo gente nós já trabalhamos os conceitos de currículo sobre como ele é trabalhado hoje a questão da base Nacional comum EA parte diversificada já falamos sobre o currículo oculto ou recreação currículo formal que são questões que caem em prova Ok já falamos de tema transversal de interdisciplinaridade que currículo envolve tudo isso tudo todos os caminhos é a pista de corrida todos os caminhos da educação beleza enquanto está tudo tranquilo com vocês agora gente eu preciso ir aprofundar para uma parte mais filosófica e sociológica que influencia o currículo que nós Ah então eu vou ter que falar um pouquinho sobre como era o currículo lá na pedagogia Liberal o currículo lá na pedagogia Libertadora e libertária e nós vamos falar também sobre a teoria do currículo que temos hoje que tenha a mediação entre o que é de dentro e fora da escola então eu vou precisar falar com vocês sobre essa teoria do currículo e aí gente teoria do currículo existem três teorias do currículo ok que é a teoria tradicional que vem lá desde o início da educação até ditadura no Brasil até a década de 70 depois nós vamos ter o currículo crítico que é a luta pela democracia durante a ditadura que vai até a década de 70 e 80 e depois nós a ter o currículo pós-crítico que é democracia de fato dentro da escola você vai precisar diferenciar esses 3 tipos de currículo com conteúdos com o objetivo que a escola tinha naquela época e basicamente sobre a formação e também a didática dos professores nós já trabalhamos de certa forma isso lá no módulo de Filosofia e Sociologia da educação só que agora como eu tô falando de currículo eu não posso deixar de falar desses autores e desses pensamentos que influenciaram o currículo na escola naquele período então para você que já vem estudando comigo é somente uma revisão com alguns dados de novo e se você tá assistindo essa aula e ainda não assistiu os outros essa aula tá contigo eu vou trabalhar nos conceitos com você e trabalhar tudo de forma bem unida dentro dá para você sair daqui falando uau muita informação mas eu sei como fazer questões sobre isso fechado vamos lá então gente olha só nós já Vimos que currículo é igual caminho né todos os caminhos da educação passam por um currículo e é um currículo tem que ter objetivo de da Tica o objetivo vem falar das finalidades dos conteúdos vai ter uma avaliação vai ter a forma como Menezes conteúdos bom se organizar desde o MEC até a sala de aula tem o projeto político-pedagógico o que os alunos carregam de conhecimentos e valores faz parte do currículo oculto Ok então é tudo isso então agora estudando as teorias do currículo eu quero que você saiba que para saviani e os principais autores de currículo gente existem três principais teorias na cara eu quero de o que uma chamada de tradicional ou estruturalismo a outra um currículo crítico ou critico reprodutivista e o outro o atual é o pote crítico ou pós-estruturalista Ok eu vou dar aqui basicamente é algumas definições de muito rápida e direta para você para ficar você ficar ciente Ok o currículo tradicional gente ele é fechado na escola Oi e a escola ela vai passar o chamado saber e científico em Ok e se saber científico gente tem um objetivo de doutrinar uma educação moral e cívica Ordem e Progresso ok então nós podemos deixar dentro dessa maneira e pronto gente já o currículo crítico-reprodutivista eu vou pedir para vocês lembrar e associar em por exemplo ao Paulo Freire tá E aí eu vou mostrar o porque daqui a pouco o currículo crítico ele vem criticar e ele vem para criticar e o modelo a criticar o currículo tradicional e tecnicista e ele vem criticar o tecnicismo ok ele vai para fora da escola e por isso é chamado de popular eu vou melhorar aqui para você e pronto e o que nós estamos hoje gente é a democracia a mediação E aí E aí a cidadania e pronto então gente nós temos três teorias do currículo o currículo tradicional como vocês estão vendo escrito ele é fechado na escola é como se a escola estivesse acima da sociedade e ela ordenava todo mundo lembra da famosa coesão social aquela sociedade pronta e dentro da sociedade pronta o papel da escola é dá uma educação para quem é da classe mais baixo e para quem é da classe Nobre EA escola tem que fazer isso para a sociedade se manter como ela está filho de peixe peixinho é filho de escravo escravo será filho de rei rei será e o papel da sociedade que já tá pronta e o papel da escola é simplesmente de colocar cada pessoa no seu devido lugar então a escola ela vai utilizar do tecnicismo a escola vai ser um braço da indústria e ela vai simplesmente por mar para o mercado de trabalho só que o mercado de trabalho para o pobre é um e para a classe mais alta é outra e tem que ser assim esse é o currículo tradicional é fechado nas disciplinas escolares no saber científico o currículo crítico-reprodutivista gente ele vem diretamente de quem o crítico-reprodutivista ele vem criticar essa reprodução desse conhecimento nas escolas ele vem criticar o tecnicista no na escola e dizer que a escola só está reproduzido as desigualdades sociais e o currículo crítico ele vem criticar que caramba o tecnicismo forma para o mercado de trabalho Ok mas caramba não dá nenhum pensamento crítico para que a pessoa possa transformar a sua vida principalmente das classes mais baixas é como se essa escola fosse uma alienação da população se a pessoa não sabe seus direitos e seus deveres se não tem um pensamento político e crítico como é que vai transformar a realidade e essa escola parece uma educação bancária como se ele vai para a escola e tivesse cheio de conteúdo na cabeça dele como se fosse um banco mas são conteúdos que não tem a ver com a realidade eu vou fazer uma educação política dentro da escola durante a ditadura vai deixar a ditadura não vai ser censurado por isso gente o currículo crítico ou crítico-reprodutivista ele vai para fora da escola é bom Paulo Freire que não conseguiu ter sua metodologia dentro da escola ele vai para fora da escola que fora da escola ele consegue trabalhar o que é sua educação política o letramento a Pedagogia da Autonomia Ok então gente por isso currículo crítico ele é fora da escola ele é chamado de currículo Popular não formal enquanto o tradicional é super formal que é pautado na disciplina e na formalidade o crítico ele é não formal ele é Popular ele não dá muita ela fazer o científico E aí gente hoje os jogos da democracia de 1990 em diante um currículo pós-crítico surge e ele surge com qual objetivo de que possa trabalhar e dizer cara o currículo tradicional baseado nas disciplinas baseado no mercado de trabalho é importante o Saber científico de português matemática inglês ciências história geografia educação física caso é importante para caramba mas sozinho não é nada e agora o saber da realidade do aluno do letramento que ele consiga lutar para superar as desigualdades uma educação política e crítica para a cidade de cá importante para caramba mas sozinho não é nada então que tal hoje dentro da escola nós termos uma base Nacional comum como saber científico e que se saber científico seja complementado enriquecido pela parte diversificada que a realidade de cada local que são os valores dos alunos e traz para cá para gente debater dentro da escola a escola tem que ser um local de debate tem que ser um local de troca é uma escola política porque tem um projeto político pedagógico que tal fazermos dessa maneira Esse é o currículo pós-crítico vai cair uma pergunta a nova pelo menos uma para você identificar e diferenciar o tradicional do crítico e do político tradicional gente lembra do tecnicismo no mercado de trabalho coesão social crítico lembra da luta pela democracia na ditadura lema do Paulo Freire e fora da escola pós-crítico dentro e fora da escola como uma mediação é isso que tu tem que saber então é essa introdução aqui da nossa aula que eu fiz com vocês a gente já pegou então agora vou mostrar um pouquinho o que um um apanhado de tudo o que eu falei para você ok ou você acha que eu ia fazer você olhar para você ver ou tu acha para fazer para escrever tudo isso com Talvez sim mas é importante também você já tem tudo escrito você quiser estar comprando minha aula sabe que eu sempre resumo em ficha aquilo que eu falo então tá em gente olha só currículo tradicional é o Saber científico das disciplinas é dentro da escola que é uma sociedade Coesa então a aquela pirâmide isinha onde essa base aqui tem que ter uma instrução mínimo e oque é um ensino tradicional é o tecnicista é a pedagogia Liberal né gente ó geralmente eles colocam em ano até que ano nós vamos ter o currículo tradicional até os anos 70 o currículo crítico gente não vem valorizar o Saber científico é o Saber Popular da Cultura Ok da classe mais baixa enquanto tradicional é dentro da escola o crítico ele é fora da escola enquanto o currículo tradicional que é promover a coesão social o crítico ele vem crítica e vem falar que a escola ela reproduz o interesse da classe dominante bom então não encontro tem aqui o ensino tradicional tecnicista no currículo crítico nós vamos ter o Paulo Freire a Pedagogia da Autonomia EA crítica o currículo oculto dizendo que o currículo tradicional deixava o culto que essa diferença de poderes essa submissão por isso que Paulo Freire monte seu livro chamado Pedagogia da Autonomia Ok quem tem autonomia desse poderá intervir no mundo e modificar o mundo gente a teoria crítica ela vai da década de 70 até a década de 80 até o início da de 90 porque quando chega a década de 90 Nós já vamos ter a democracia Constituição de 88 é a cá 1990 Ok LDB 1996 dcn Olá tudo isso é dentro da teoria pós crítica dentro da Democracia então currículo pós-crítico quer a mediação entre o Saber escolar e o Saber Popular o Saber escolar é a bncc o Saber popular é a parte de verificada é a democracia dentro da escola e aí você vai trabalhar o que você vai trabalhar o chamado multiculturalismo crítico a criticidade dentro da escola e trabalhar gente o choque de culturas que é a interculturalidade é a valorização de todas as culturas não só Européia não só europeia então a cultura indígena a cultura africana vai ganhar voz aqui dentro da escola E aí gente o pós-crítico é dos anos 90 até os dias atuais cara você precisa é isso daqui isso daqui esse quadro É a base da sua prova se você sabe diferenciar o tempo dentro da escola fora da escola vamos mediar para a cidadania você vai conseguir fazer qualquer questão que as questões tem que ter uma teoria EA teoria é essa é agora que a gente faz a junção lá das aulas de filosofia da educação sociologia psicologia os aspectos do cotidiano escolar tudo está presente dentro do currículo e essa aula é a junção de tudo beleza gente vamos então dentro da roubar muito legal mas eu quero algo escrito para que eu consiga é a dentro da teoria é estudar em casa com mais profundidade Então tá aqui gente olha só teoria tradicional ou estruturalista estruturada nas matérias escolares tem como objetivo aquisição a idade intelectual através de memorização já Olha esse daqui é para que tradicional tecnicista esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos dentro de uma tendência conservadora no princípio de Taylor que igualava a escola a uma indústria há uma empresa é fechado gente vamos lá apenas na virada dos anos nox.do de 1.900 com o início da industrialização no exame de 1920 um movimento da escola na escola nova do Brasil a concepção que era preciso decidir sobre o que ensinar ganha força por muitos autores e se iniciam os estudos do currículo ou seja gente os estudos do currículo que nós temos hoje começa a partir de mil e novecentos Beleza então destacamos algumas das respostas oferecidas pelas teorias começando pelos que surgiu nos Estados Unidos que nós temos de chamado de eficiente e sismos social progressivista que foi trazido pelo Brasil pela Escola Nova Roma escola nova É construtivista né É mas por dentro de uma república velha e toma foi dando de democracia escola nova quem trabalha a criticidade e não um OK se não trabalha aquele que cidade ela faz parte do currículo o tradicional e assim como a Liberal tradicional Renovada não diretiva e ter que resista nenhuma delas trabalha a criticidade estão todas elas são do currículo tradicional seguindo Romário o que que é eficiente sismo social uma sociedade eficiente gente na sociedade eficiente é aquela que tá fechada nela mesmo não se esqueçam da pirâmide deixa eu colocar aqui para você da Pirâmide essa é uma sociedade eficiente onde a maioria vai trabalhar e para que mantenha a classe o dominante no poder e esse trabalho a escola vai ser a escola e eficiente a escola como uma indústria o ok então gente a preocupação no currículo tradicional é com eficiência da escola que vai socializar os jovens na sociedade Industrial permitindo sua participação na vida política econômica pretende-se assim que a industrialização da sociedade se de sem rupturas em clima de cooperação nas sem criticidade a escola e o currículo são importantes instrumentos para o que a gente que liberdade é essa controle social isso aqui ó liberalismo Liberal Ok ainda que seja o movimento com muitas nuanças pode resumi-lo pela defesa de um currículo olha aqui gente científico associado e baseado no conceito de eficácia eficiência e economia dentro de uma Indústria produtividade né gente a rua eficientismo social não se refere em nenhum momento a conteúdo ou a seleção deixando de lado a discussão se haveria alguma disciplina importante para a formação dos alunos para os deficientes todas as tarefas ou objetivos são centrais e podem posteriormente ser agrupados dentro das disciplinas já que compõem o currículo o grande objetivo aqui na gente é formar para o mercado de trabalho que vai ser trabalhado até lá não faz muito sentido obviamente a educação moral e cívica ordem o progresso o controle social é a grande marca que nós temos vol 1 bom então gente o grande objetivo socializar a sociedade Industrial dentro da escola ok e a escola dentro de um currículo para o controle social como nós falamos um eficientismo social não se refere como nós já falamos aos nenhum momento a um conteúdo esse Mas enfim aquilo que vai ser trabalhado de mentalidade beleza gente então nós podemos colocar um ensino o currículo tradicional e como o teclista na escola fechado aí aqui agora a gente nós vamos ter a teoria crítica que a crítica ao modelo tradicional enquanto a teoria do currículo crítico se chamava de tudo ser baseada na neutralidade além da ciência E aí e dando sempre a racionalidade em primeiro lugar e nós vamos ter um currículo crítico e inspirado no Marxismo um currículo que crítica que vem criticar o que criticar essa esse foco somente na ciência e dizer que a educação também é humana e também precisa ser social principalmente entre classes sociais tão distintas Então galera teoria crítica argumenta que não existe teoria neutra já que toda teoria está baseada numa relação de poder isso está implícito gente não é explícito é implícito na disciplina e conteúdos que produzem as desigualdades sociais os alunos que faz com que muitos alunos saíram da escola antes mesmo de aprender a habilidade da classe dominante percebe o currículo como Campo que prega a liberdade e o espaço social de lutas então gente o currículo cri O Eric é muito caro e vem para criticar e dizer cara é as disciplinas que são ensinadas educação moral e cívica essa forma de ensino que colocam aí é uma educação bancária é alienante faz um homem Virtuoso bom vão para quem então gente um currículo crítico ver o currículo como campo de poder um campo de luta de classes e sem luta de classe Então a gente vai ter que lutar Para que ocorra uma forma diferente de educação Então coloca vamos lá espaço cultural e social de lutas utiliza do materialismo histórico dialético ou seja vai criticar a organização pautada na propriedade de privada e os meios de construção o Marxismo né gente que vem botar quanto tô precisando tá go nikos das classes sociais é a teoria da Resistência cultural ou seja onde os mais pobres os mais oprimidos possam ganhar voz OK crítica à escola como reprodutora da hegemonia dominante e das desigualdades sociais faz uma crítica o currículo oculto currículo oculto galera olha aqui ó leva diretamente porque está implícito o objetivo aqui é trabalhar um educação política e para desocultar né gente o que está implícito para trabalhar as relações de poder em Ok E aí nós temos né gente bonde eu entre outros como principal representante aí da teoria crítica bom o primeiro silêncio sobre a jemone de hoje poder vou continuar ampliando só com você uma das críticas mais incisivas da escola e do currículo como aparato de controle social parte do que convencional a chamar das teorias da reprodução reprodução que vai reproduzir a classe dominante produzida nos anos 70 trata-se de uma teoria marxista que defende a correspondência entre a base econômica a superestrutura indo de perspectiva mecanicista para correspondência total e exata a concepção de dialética entre economia e cultura se faz visível entre outras palavras a reprodução Esse é o currículo tradicional o nariz a crítica a reprodução ela é do da teoria crítica Ok por exemplo as classes vão se manter a coesão social a escola vai ordenar a sociedade isso gente é como se a escola somente a reproduzir-se o integral da classe dominante e tava lá em Cristo veio o currículo crítico e fala ei o tu aí acorda O que você tá fazendo é sem ligar nada pela Escola o que tá acontecendo é que a o que essa escola tá passando de conteúdo é para ti alienar Ei vamos criticar essa reprodução do que eles estão fazendo essa escola é um aparelho ideológico do estado vamos lutar por mudança se não der aqui na escola vamos para fora da escola Essa é a teoria crítica gente é uma luz é contra aquilo que vem dava os olhos da população então uma dentro da escola e a reprodução a crítico-reprodutivista que vem criticar a reprodução é a teoria crítica seguindo assim é que ancorado na concepção de aparelho ideológico do estado desenvolvido aposto Rússia a em 1971 modelor dentes por exemplo analisa a atuação do sistema educativo na preparação dos sujeitos de cada classe social para assumir o papel que eles são de é destinado dentro do capitalismo como se a escola ordenasse cada um de acordo com a classe social EA esse caráter de aparelho ideológico resul resultado quatro Russo que vai constituir como a teoria crítica no currículo considerado como mistificação ID se a luta é lutar mesmo contra essa escola que simplesmente reproduz o interesse de uma classe dominante por isso é da voz a minoria por isso a reprodução é a resistência das minorias é a resistência cultural e é fora da escola é Popular uma revolta popular né gente com a redemocratização trazia novos governos estaduais e incorporava as perspectivas marxistas nos discursos educacionais retornavam o cenário as formulações de Paulo Freire ao mesmo tempo que sabe ano e lançava pedagogia histórico-crítica ou Libânio com a crítico social dos conteúdos de bom dia para cerol traz a ideia de que nas sociedades capitalistas não apenas propriedade Econômica mas também simbólicas do Capital cultural a força que cada um tem né são distribuídos de forma desigual defende que instituição como a escola acabam contribuindo para manter o controle da sociedade na medida que ajuda a manter a desigualdade EA distribuição do Capital simbólico manter tudo como está né e nos anos 70 crescem a partir a cresce assim críticas ao conceito restrito de currículo como prescrição seja do que deveria ser ensinado seja de comportamentos esperados dos alunos teórico de Matriz fenomenológica argumento que ser a favor de um currículo aberto a experiência do sujeito defende um currículo para além do socialmente transcrito e a ser dominado pelos estudantes propõem que a ideia de um documento para estabelecido seja substituída por uma concepção que envolve Capaz é que envolve a atividade capazes de permitir o aluno compreender o seu mundo de vida aluno compreender o mundo de vida é lembrar diretamente do Paulo Freire então Paulo Freire é sem dúvida uma das mais importantes influências para a concepção do currículo crítico é focada no mundo de vida do indivíduo que convive na escola ainda que influenciada pelo Marxismo Freire constrói uma teoria eclética para qual muito colabora fenomenologia existencialista através da Pedagogia do Oprimido conhecer a realidade que o cerca conhecer a cultura que o certa EA luta o Paulo Freire foi fundamental para essa mudança E aí gente o currículo crítico não tem como deixar de falar da teoria da Resistência voltadas a entender a autonomia relativa da escola na produção de significado combinar discussões de classes e cultura para escola entendida como um lócus de luta por uma hegemonia e que as teorias da resistências operam vinculado ao compromisso da emancipação assim gente uma emancipação aparece como critério a explicar a resistência e refutar as normas de submissão significa a gente que a teoria da Resistência significa que as pessoas Principalmente as pessoas que não fazem parte da classe dominante podem resistir aos ideais impostos e lutar contra esses ideais de controle de coesão social a teoria crítica é uma luta a isso mas não somos receptáculos da ideologia dominante podemos lutar por mudança EA teoria da Resistência ela ajuda isso e não há um projeto emancipatório único ou a ser Unificado a muitas demandas particulares da diferenças em contextos diversos que disputam a possibilidade de constituir como um projeto emancipatório ou seja temos diversas formas de agir e aí gente tradicional dentro da escola ciência escola como indústria o currículo crítico o currículo crítico que é a luta por ganhar voz é teoria da resistência de encontra somente ser um mero receptáculo e lutar por mudanças sociais Essa realidade pode ser modificada Paulo Freire Pedagogia do Oprimido ok então nós vamos falar agora sobre a teoria pós-crítica né gente essa teoria pós-crítica ela vai querer o que ela vai querer trabalhar gente uma mediação é uma mídia são entre si currículo tradicional e esse currículo crítico pegando o que tem de melhor em cada um a importância da escola de promover um controle social mas dela também sem influenciada pela sociedade sabe que estão Esse controle são controle para a cidadania para democracia do que são controle para uma sociedade fechada Que tal abrirmos Essa sociedade que estão a educação ser política então gente teoria pós crítica dentro dessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros pois predomina a cultura patriarcal vamos dar voz ao homem as mulheres também essa teoria crítica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade como razão e como razão e ciência ou seja porque só um tipo de cultura como europeia é considerada como válida que trabalhar um negro vai ser considerado como macumba é porque um índio vai ser um povo surdo como um povo arcaico exótico não tem conhecimento outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto indeterminado estamos sempre aprendendo né gente questiona também um conceito de verdade já que leve em consideração o processo pelo qual se tornou verdade aqui é o foco gente a palavra principal no pós-crítico é exatamente buscar os porquês por quê que isso acontece em qual o porquê dessas coisas e não é só trabalhar para o mercado de trabalho mas por que que eu vou fazer isso não é só fazer tal tarefa Mas por que que eu tenho que fazer ela não é só avaliar Mas por que avaliar não é só dar um conteúdo mas porque esse conteúdo vai ajudar no meu aluno os porquês ganham muito importância aqui por isso a importância dos o debate dentro da escola com os assuntos do dia-a-dia é bom gente é por causa dessa divergência entre teorias curriculares que a escola deve procurar sempre discutir te currículo ela quer adotar para chegar no objetivo Então essa escolha tem que ser pensada a partir do ppp que deve fundamentar a prática da instituição gente hoje o grande objetivo dos livros é te levar e a levar a escola educação no Brasil dentro de um currículo pós-crítico Então se um livro de 1990 até os dias atuais ele sempre vão querer essa mesma ideologia aqui no começa a cocô que vem falar que o Seu principal representante que é do nosso cotidiano a mediação vou até fazer um coraçãozinho mediação entre o Saber escolar e o Saber popular é isso que o currículo quer hoje beleza gente as autoras enfatizam e discussões sobre multiculturalismo no campo do currículo estão prioritariamente ligadas ao multiculturalismo crítico ou seja gente o currículo pós-crítico vem trabalhar a presença de diversas culturas mas de uma forma crítica procurando debater sempre o debate Ok a contribuição do currículo para a construção do mundo que aceita as diferenças mas combate às desigualdades sociais e as desigualdades econômicas e É nisso gente que nós vamos ter o que a presença de outras culturas sendo trabalhada dentro da escola fechando a nossa alma eu quero que você lembre vou voltar lá no nosso início Zinho aqui ó no nosso slides para você lembrar o que nós fizemos hoje pronto vamos lá e olha isso aqui ó e pronto pessoal o que nós fizemos falamos sobre as três teorias do currículo tradicional científico dentro da escola quer a coesão social manter a sociedade como está ensino tradicional até que existe até os anos 70 currículo crítico entre os anos 70 e início de 90 vem criticar a reprodução dos interesses da classe dominante é fora da Escola Saber Popular lembra do Paulo Freire a Pedagogia da Autonomia e nós vamos ter um currículo pós-crítico né gente quer mediação entre o Saber dentro da escola e fora da escola parte diversificada que varia e a base nacional que são as disciplinas A democracia o multiculturalismo é o multiculturalismo crítico que vem buscar os porquês a escola tem que ser local de debate quem trabalha o tema transversal mas debatendo porque vai trabalhar sobre saúde Sob orientação sexual vai trabalhar sobre gênero menino masculino e feminino vai trabalhar sobre tudo isso cara que seja um local de debate de construção Esse é o objetivo da teoria gente a partir da teoria pós-crítica vai gerar vários outros conceitos que nós vamos trabalhar na próxima aula se nós temos a resistência cultural Então a gente tem que dar voz a quem foi o primeiro historicamente é da voz dentro da escola para educação indígena para educação africana da mesma forma que é importante trabalhar a educação a cultura europeia mas é importante da voz a isso então na sua prova vai cobrar como se trabalha a cultura indígena e africana dentro das escolas que é o nossa próxima beleza Um grande abraço para você eu pego esses conceitos aqui esses conceitos é o que vai fazer você é acertar as questões de prova vai perguntar ó vai perguntar aqui o ano de cada currículo vai pedir para você definir cada um desses currículo e aí você vai acertar as questões com muita tranquilidade e com muita facilidade tá bom saiba diferenciar currículo tradicional do crítico e pote crítico com a idade cronológica e também com um que cada um traz consigo um grande abraço e tudo de bom

Fonte





Fique informado(a) de tudo que acontece, em MeioClick®