O Olá meus queridos Tudo bem então vamos para a continuidade da nossa aula onde na primeira parte eu falei sobre a psicologia da educação dentro da Concepção inatista e dentro da Concepção comportamentalista inatismo tudo já nasci pronto o genético prevalece sobre o ambiente comportamentalismo também recebe o nome
De ambientalismo berrei de orista ou em perigo hoje o ambiente prevalece sobre genético então entra aí a possibilidade do professor controlar esse ambiente com o planejamento bem detalhado cheio de estímulos para que o aluno tem resposta e recebe um reforço positivo ok receber uma recompensa então nós vimos essas
Duas concepções só que agora eu preciso falar com você sobre o construtivismo E aí gente eu quero trabalhar ao os conceitos com você primeiro nós já falamos sobre o inatismo e o comportamentalismo o construtivismo ele é dividido em dois é interacionismo e sócio-interacionismo mas eu vou falar
Daqui a pouco sobre eles porque primeiro eu quero falar o que todos os autores têm em comum sobre o construtivismo E aí eu separei palavras como aprender a aprender a experimentação interações diálogo individualidade espiralidade evolução erro construtivo genética e ambiente juntos interagindo e a presença da cultura Olha quantas
Palavras é importante a primeira coisa que tu precisa saber que enquanto o inatismo já é tudo fixo e pronto um ambiente nada tá pronto só ver Oi gente que vai fazer gente o paro construtivismo Olha o nome construtivismo vai te lembrar com instrução como nós construímos uma casa construindo
Levantando anti jolo por tijolo a construção do conhecimento também vai ser dessa maneira então construtivismo vão ter alguns princípios porque o genético já olha aqui ó o genético e o ambiente vão ter que estar juntos enquanto inatismo enquanto ambientalismo são separados a que o genética o ambiente gente eles vão
Estar juntos na construção do conhecimento a não basta tu ter genética e nem baixo tá no ambiente por exemplo Professor Romário tem uma genética de professor eu o atleta também pode ser mas sei lá mas o que que adianta ele tem uma genética de vou para o atleta o
Professor roubar tem uma genética de atleta e o que que adianta ele tá no ambiente parado O que que adianta ter a genética e está no ambiente e ele não interagir e nada por isso gente não basta ter soro genético e o ambiente é necessário agir sobre esse ambiente utilizando das
Suas potencialidades genética a que os dois estão juntos e você só vai fazer isso através da experimentação através da participação e faz sentido para você então você tem que participar você têm que interagir por isso o professor não pode dar nada pronto para o aluno lava o inatismo ambientalismo poderia estar tudo pronto
Para o aluno porque não queria construção queria resultado a mais aqui no construtivismo não nós temos que dar uma situação-problema por isso sempre vai dar origem a esse aprender a aprender Então você vai dar um problema para o aluno e esse aluno vai ter que buscar por si
Só mas aprendizados para resolver esse problema na nossa vida não construtivismo aprender a resolver problemas então nós vamos utilizar nosso conhecimento prévio Às vezes a gente consegue resolver e às vezes a gente não consegue resolver E aí quando não conseguimos resolver aí pronto aí é necessário construir novos conhecimentos
Por isso gente que não construtivismo nós temos o chamado erro olha aqui ó o erro o erro vai ser visto como algo que faz parte do processo de aprendizagem o erro você corrigir até você acertar por isso que ele vai dar evolução ele não quer saber de resultado final ele quer
Saber da evolução do indivíduo como você chegou como tá sendo a construção como você tá saindo Como foi a sua evolução ok o outro princípio gente espiralidade espiralidade é ligado evolução que é ligada o erro construtivo isso daqui significa espiralidade espiralidade significa que você tem um conhecimento
Que leva o conhecimento que leva outro a outro você aprende erra corrigir aprende a corrigir e você vai estar aprendendo errando e corrigindo até o fim da sua vida até um dia da nossa morte é basicamente isso a espiritualidade também dá ideia que nós vamos de umas simples eu paro mais
O complexo do mais simples ao mais complexo do básico para algo mais difícil e é a prática a experimentação que vai fazer com que você aprenda não basta o teu genética ambiente tem que estar juntos ok uma outra característica a gente do construtivismo é a questão da individualidade individualidade não significa
Individualismo o meu primeiro depois do seu isso é individualismo e individualidade a entendermos que se nós construímos o nosso conhecimento aprender aprender e não a gente só constrói conhecimento experimentando significa que nem todos nós teremos as mesmas as experimentações Então significa que nós possuímos a nossa individualidade
Por exemplo e mais algumas pessoas estão assistindo essa aula do professor Romário se Deus quiser só tô batendo não pode bater na batedeira vou bater no quarto de Deus quiser todo mundo vai passar no concurso público Ok aí deixa o comentário aqui no focus deixa comentário no lado está grande produção
Vai tá tudo ótimo passando o concurso se Deus quiser você vai passar mas nós sabemos gente que pelo princípio da individualidade nem todo mundo que vai assistir a mesma aula vai ter aprovação significa que nós temos tempo diferente um dos outros Para alguns isso que eu tô explicando é muito fácil para
Outros isso é muito complexo para hoje matemática é muito complexo para outros para você para casa é muito mais fácil então gente é a nossa individualidade mas possuímos tempo diferente é um construtivismo gente ele vem entender esse contexto tá bom e dentro de uma experimentação enquanto no inatismo a igreja enquanto no
Comportamentalismo nós vamos ter o poder do militarismo junto eles são formais e eles dão instruções dão ordens Não tem diálogo o construtivismo gente ele valoriza muito as interações valoriza muito o diálogo Ok e valoriza muito a questão da cultura o cultural está no presente então gente o construtivismo
Ele considera isso tudo aqui e você sabe que nós temos uma diferença entre Piaget e Vygotsky as melhores porções em uma diferença mas antes de falar das Diferenças deles é nós entendemos o que eles possuem em comum e eles possuem o construtivismo em comum o que eles vão ter contra um outro
É especificidade como a presença do estágio a valorização das interações sociais a afetividade em relação valor então nós vamos conversar sobre isso mas antes de falar das Diferenças essa aula aqui é o que eles possuem igual gente tanto pe agir quanto Vygotsky possuem isso daqui de forma igualitária
Tá Piaget fala do aprender a aprender da experimentação das interações diálogo da individualidade da espiritualidade da evolução do erro construtivo do genético o ambiente juntos e da em Piaget e Vygotsky falam disso só que as redes possui uma diferença e essa diferença nós vamos ver nos próximos
Mais altas Tá bom eu só quero que deixar muito claro que isso daqui tanto Piaget. Bigodes que possui OK agora que você entendeu eu preciso voltar para o nosso quadro e o nosso quadro Tem um Chamado de interacionismo e o outro chamado de sociointeracionismo ou cultural histórico gente o interacionismo eu
Quero que você lembre do Piaget o sociointeracionismo eu quero que você lembre principalmente dos bigodes Ok tem um valor tem Paulo Freire por aí vai mas nós temos o Piaget e vigotski como os principais ok pessoal o Piaget e vigotski tem muitas coisas iguais e interação entre ambiente o ser biológico
E o ambiente aqui a mesma coisa também vai falar do ambiente ah e também da pessoa é só que nós temos um detalhe o Piaget a porque eles tem como um processo construído o posto tivista durante toda a vida espiralidade processo cognitivo construído por toda vida espiralidade mas aí gente Piaget e
Vigotski que têm diferenças o Piaget fala entre o ambiente e os ser biológico E ele fala da interação com o objeto anota isso aí o Piaget fala da interação da criança com o objeto na criança no ambiente vem falar da importância do da brincadeira da criança experimentar
Então ele fala muito dos jogos fala muito da teoria sobre a importância dos brinquedos autocorretivos já ouvi Góes que gente ele fala duas pectus humano eu e o mano que é humano tem que ter as interações sociais o vigotes que não fala de Estágios e
Fases como Piaget fala Olha que a fase o estágio o vigotes que ele vem falar dos aspectos sociais então ele vai falar muito da presença da cultura no ser humano Então nós vamos ter a presença da cultura e como acontece gente Como se adquire uma cultura é
Assim cultura vem até nem não né você troca culturas troca conhecimentos então Vygotsky ele não chama isso de Fases ou estágios ele deixa amar de zona e de desenvolvimento Oi e aí das zonas de desenvolvimento nós vamos ter por exemplo a zona de desenvolvimento E aí e proximal
O ok então enquanto Piaget relação da criança com o objeto o vigotski vem falar das interações sociais enquanto Piaget fala de Fases os estágios o vigotski vem falar das zonas em especial a zona de desenvolvimento proximal assim como materialismo histórico e dialético que é uma cultura que vai sendo transformada galera é
Basicamente essa diferença entre obviamente vai ter uma aula só sobre a diferença neste momento eu quero que você entenda o seguinte vamos lá genético prevalece sobre o ambiente inatismo ambiente prevalece sobre genético ambientalismo genética e ambiente estão juntos a experimentação é importante construtivismo E aí você vai ter o
Construtivismo do Piaget que se o relacionismo ou o construtivismo do Vygotsky que se chama de sócio-interacionismo falou de interações sociais troca de Cultura zonas de desenvolvimento vai pro sócio-interacionismo falou de Fases e estágios assimilação acomodação é Piaget Então vai ser chamado de interacionismo a definição dos dois interacionismo a
Importância da interação da criança com o objeto Piaget objeto já vi gosta a interação da criança com outras crianças com adulto Esse é o sociointeracionismo tocando culturas Ok para vigotski qualquer conhecimento é chamado de Cultura Então quando você se você está trocando conhecimento trocando culturas então gente nós temos quatro concepções de
Desenvolvimento humano pela cima de Oliveira concepção inatista e Eu já nasci pronto ambiental nisto o ambiente prevalece e temos o construtivismo se divide em dois o construtivismo do Piaget que é o interacionismo que veio falar dos estágios EA relação com o objeto e o construtivismo do Bigode que vem falar
Das interações sociais que é chamado de sócio-interacionismo é isso que tu precisa saber né que deste momento porque nós teremos outras aulas e nas outras aulas eu vou falar somente sobre a teoria de Piaget somente sua teoria do Bigode somente na teoria do valor E aí
Eu junto os três e faça um resumo comparando um com o outro é dessa forma Ok para você ter algo escrito eu coloquei aqui ó acho vamos lá o interacionismo é uma abordagem difundida apenas no final do século 20 essa perspectiva leva em consideração a interação
O seu organismo e o meio no qual ele está nesse momento o sujeito passou a ser visto não apenas no ponto de vista orgânico genético ou apenas como resultados do meio ambiente mas sim como aquele responsável por uma construção e reconstrução de suas estruturas cognitivas dentro de uma perspectiva de
Interação nessa interação fator interno quanto o externo se inter-relacionam continuamente tal teoria a entende que a aquisição do conhecimento como processo de construção continua o ser humano entre o ser humano EA sua relação com o meio Piaget fala do Meio através da interação com o objeto e o bigode através das interações sociais
O organismo e-mail exército e são recíproca as novas construções depende da relação com o ambiente EA situação mas tem que ter experimentação não pode deixar de não ter isso ok então conheço gente basicamente fechamos essa aula aqui sobre as concepções de aprendizagem segundo a Zilma de Oliveira inatismo ambientalismo e interacionismo
Piaget e sócio interacionismo de Vygotsky OK É isso que tu precisa saber então um grande abraço e tudo de bom
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