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Curso Gratuito Educação | Pensamento pedagógico brasileiro e tendências progressistas

Curso Gratuito Educação | Pensamento pedagógico brasileiro e tendências progressistas

O Olá meus queridos tudo bem Professor roubar falso na área e vão embora para o nosso assunto que é a parte 2 da nossa aula de tendências pedagógicas primeiro falamos sobre as tendências pedagógicas liberais aí falamos da tendência tradicional falamos da tendência renovado movimento renovado que é dividido em renovado não

Diretivo e Renovada progressivista a escola nova depois falamos da tendência tecnicista tô lembrado disso que é pedagogia Liberal é aquela mais individualista é aquela que não trabalha Acredite cidade é aquela que trabalha exatamente adaptação de um aluno uma sociedade fechada e não leva em conta as desigualdades sociais

E que é uma tendência que a tendência ela é uma didática que muda de um professor para o outro de uma tendência para outra a tendência Lembrando aqui a nossa aula olha só a nossa aula da tendência tradicional a palavra chave que eu coloquei para você pode ter sido

Eu posso colocar aqui a palavra autoritarismo relação vertical do professor eo aluno aí nós temos na escola nova acho que é uma nova palavra-chave eu coloco um construtivismo aprender a aprender não não diretiva nós podemos colocar o cal Rojas e podemos colocar também o lado psicológico sendo mais importante

E não ter que me sismo a formação para o mercado de trabalho formando aí na década de 70 o Inter o pagode que a racionalidade na educação Ok a nossa aula de agora vai ser pautada nas tendências da pedagogia Progressista agora nós vamos ter que falar sobre a tendência que compõem a pedagogia

Progressista a tendência Libertadora a tendência libertária e a crítico social dos conteúdos uma é muito diferente da outra e antes de mais nada antes de falar das Diferenças eu preciso que você compreenda que por mais que ela seja diferente elas possuem a mesma pedagogia todas são da pedagogia

Progressista então em conta Liberal é mais individualista Vamos falar agora da pedagogia Progressista ela vem trabalhar a realidade do aluno com grande foco ela vai trabalhar um lado coletivo do que o lado individual e ela vai buscar uma justiça social onde os valores da sociedade principalmente das classes sociais mais baixas

Serão reconhecidos como importante e que devem estar presente na escola essa escola ela vai ter que ser um reflexo da sociedade e que ela não pode só reproduzir esses ideais de capitalismo que ela pode ser pela Liberdade que ela pode ser para igualdade que ela pode ser para

Democracia que pode ser uma educação de qualidade e que para isso princípios como inclusão a diversidade não significa se contrário a classe mais alta Uma esteira diversidade porque essa cultura que a valorizada e essa cultura não é porque essa daqui tem acesso a um determinado tipo de cultura e essa daqui não

Eu posso resumir tudo para você a pedagogia Progressista Ela jamais será uma educação neutra ela vai ser uma educação política para a justiça social Oi e aí ao longo do período Libânio saviani luckesi todos eles falam que existem três tendências é uma é a Libertador que nós vamos falar do Paulo Freire

A outra é libertária que nós vamos falar do frehner e outra é a crítico social dos conteúdos que nós temos o Libânio como um grande foco e vamos nela Então vamos entender que cada uma das tendências a primeira que eu quero trabalhar com você é a tendência Progressista Libertadora a tendência Progressista

Libertadora não se fala de ensino escolar já que sua marca é uma atuação não formal parei aqui a Libertadora gente já escreve aí Paulo Freire de cara vai de cara escreve aí Paulo Freire deixa eu colocar aqui ó tô escrevendo para você ó São Paulo Freire como coraçãozinho para

O seu concurso porque com toda a certeza vai cair na sua prova gente a progressista Libertadora ela é o primeiro que se sentem na época política a lenda do tecnicismo fôrma para o mercado de trabalho e nós tivemos uma ditadura com grande foco ali na década de 70 lembra disso o

Paulo Freire gente naquela época tentou fazer uma educação política dentro da escola pública não conseguiu não Paulo Freire foi censurado na ditadura Paulo Freire entendia que aquela educação tecnicista que existia era uma educação alienante bancária ele chamava de educação bancária a pedagogia Liberal era como se

O aluno fosse para a escola e o professor abrisse a cabeça do aluno e ficassem entupido de conhecimento depositando o conhecimento e o Paulo Freire era contra esse tipo de educação Contra esse modelo de escola e como ele não poderia fazer as mudanças dentro da escola porque existe a censura Paulo

Freire sai da escola e vai gente para fora da escola vai para dentro das áreas rurais vai para dentro dos grupos monta seus grupos de estudo ele vai para alfabetizar cortadores de cana utilizando uma metodologia até então muito diferente para época que é uma metodologia atenção aqui de conscientização política e de entender

Aquilo que tava na realidade e do Trabalhador então quando coloca de cara aqui que na pedagogia Libertadora não se fala de ensino escolar já que sua marca é uma atuação não formal significa que ela é fora da escola a educação formal Só existe no lugar na escola

E fora da escola é tudo não formal assim quando se fala em educação geral diz que ela é uma atividade onde professores e alunos Olha que para pôr no freio que a educação professor e aluno mediatizado pelo que a gente pela realidade o objeto de estudo do

Professor e do aluno é a realidade do aluno é de lá que vão ver os conteúdos que aprendem e da qual história que ao conteúdo vem da realidade do aluno atingem o nível o objetivo é esse conteúdo que vem da realidade do aluno é trazer uma maior consciência de mundo

Para ele para atuar no sentido de transformação social por isso gente que os nomes dos livros do Paulo Freire são nomes como Pedagogia da Esperança pedagogia a minha Pedagogia do Oprimido Então eu ia na realidade do aluno ambos professor e aluno ele é um pesquisar sobre as palavras que faziam

Parte do tema do Aluno por exemplo a educação no cal na Grã água faca enxada as palavras com essa viriam em eram pesquisadas e a partir daí Paulo Freire EA dando uma conscientização de mundo Oi para que que serve a faca para você para que que serve a água para você é importante

E depois nós temos a etapa política que era censurada pela ditadura que era etapa a relação de água potável entre você e o dono da fazenda é igual não mas se a constituição jeans que deve ser igual saneamento básico por exemplo oferecido Por que que não é oferecido

Para você e como você pode transformar a realidade sua e do local onde você vive e essa etapa política do Paulo Freire então gente os conteúdos sempre envolvido a realidade do aluno a grande crítica do Paulo Freire históricos fazem Paulo Freire é que como ele trabalhou tanto o mundo do aluno

Ele deixou um pouco de lado o conteúdo científico o português a matemática hum formal bom e ficou muito no popular por isso que a Libertadora também conhecida como educação popular Ok então voltando aqui para o quadro os conteúdos são denominados temas geradores e são está idos da prática de

Dívida do educando O importante não é transmitir conteúdo específico mas despertar uma nova relação com a experiência vivida você conhecer a sua localidade de uma forma diferente gente através desse método o Paulo Freire ele é do Coco 400 cortadores de cana em 40 dias isso é era algo inimaginável para a

Época no mundo e o Paulo Freire faz o chamado suja aí o chamado de letramento que não basta você saber ler e escrever é aplicar em situação é a importância do Paulo Freire foi importantíssima para esse Educação de criticidade no Brasil é ele a ponte dessa pedagogia Liberal para

A pedagogia Progressista o Paulo Freire faz essa ponte e ele vem lutado pedagogia Progressista na época que não tinha como então é tamanha importância do Paulo Freire E outra ele sai da escola até o momento a tradicional até tecnicista era fechada dentro da escola e todas e 10 do Paulo Freire que

Venderes além de 60 70 ela vai ganhar corpo onde fora da escola nas classes mais baixas dentro de uma educação por isso que ele é da pedagogia Progressista Ah e por isso que ele tem uma tendência própria beleza vamos seguir a transmissão de conteúdos é estruturada a partir de fora é considerado invasão

Cultural ou depósito de informação porque não é nerd não saber Popular gente muito importante um Paulo Freire o conteúdo que tem que ser ensinado é a realidade do aluno e ponto não vai ensinar a realidade de outras culturas não vai ensinar a realidade a habilidade que daquela que não é vivida pelo

Educando por isso que ele fala né que ensinar exige pesquisa de ir atrás ir até o campo do professor ir até o campo caminhar junto com o aluno e conhecer a realidade que o cerca e de acordo com o Sesi em nenhum momento inspirador e mentor da pedagogia Libertadora Paulo Freire deixa de

Mencionar o caráter essencialmente político da pedagogia e o que segundo suas próprias palavras impedem que ela seja posta em prática de forma sistemática ou seja se ela é essencialmente política como ela vai ser aplicada dentro de sala de aula e por mais que hoje temos o ensino político ser somente político é possível

Nós vamos ver na atual que é crítico social dos conteúdos que utiliza o político mas também o as matérias o científico Ok não na Libertadora que era sol o conteúdo político E daí Porque a sua atuação se dá no nível estas colar fora da escola aprender é um ato de conhecimento da

Realidade concreta isso é da situação real vivida pelo educando e só tem sentido se resulta numa aproximação crítica da realidade que a complexa e contraditória então é importante nós entendemos que o Paulo Freire ele vende uma educação de fora da escola uma educação política de conhecimentos da realidade do aluno e

Conhecendo a realidade que os cerca o educando vai poder entender no mundo atuando de uma forma crítica na sociedade é exatamente isso que o Paulo Freire quer você lembra de pensamento liberal aqui gente o nome vai ser de pensamento a dor é a liberdade posta na prática por isso Pedagogia do Oprimido

Lutar e ter a consciência que é Oprimido e quem é um opressor a sair daquela forma de ser um cidadão e Geno a Pedagogia da Autonomia quem tem autonomia de se ter autonomia no mundo o ok pedagogia de esperança porque a educação é a única forma de você mudar o

Mundo você muda pessoas pessoas no do mundo e você não vai dar nada pronto ensinar não é transferir conhecimento mas criar possibilidades para a produção Oi gente a partir daí nós vamos para uma outra tendência que acaba confundindo bastante com Paulo Freire Por que surgiu no mesmo período assim como lá na

Liberal a escola nova EA não-diretiva surgem juntas na pedagogia Progressista Libertadora do Paulo Freire EA libertária do fener também surgem na mesma época e a época gente da década de 70 e 80 com grande foco e na mudança do ensino da ditadura gente vamos lá a libertária também é fora da escola

Ela também quer trabalhar a realidade do aluno é mas ela tem uma didática diferente e enquanto Paulo Freire ele é muito mais da pesquisa da busca conjunto A professora e aluno dentro da consciência de classe o Frenesi gente ele é mais de uma ação efetiva de luta

A ave bertaria Vou colocar aqui ó ser e a palavra que eu quero que você lembre do frehner é que ele também vai ser fora da escola OK mas ele vem de uma anarquia e além de uma anarquia daqui a pouco eu vou explicar eu quero que você coloque aí e as palavras

A auto-gestão e vamos lá entender e fêmea galera na libertária primeira o que que essa palavra chamada anarquia muita gente falar marque alguém numa praça gritando pedindo uma pedindo uma revolução calma anarquia gente defende um princípio de que não se pode ter uma pessoa ou um grupo mínimo de pessoas tomando as

Decisões de uma sociedade a anarquia pro points as decisões sejam tomadas pelas só pela própria sociedade através de referendos onde ela possa votar e explicar aquilo que ela quer e essa é a anarquia e para você ir atrás daquilo que você quer uma coisa tem que

Acontecer e o que tem que acontecer é a formação de uma personalidade e a formação de uma personalidade forte de uma personalidade que venha lutar e que venha lutar contra qualquer forma de opressão que esse Estado faz então gente a tendência libertária ela quer trabalhar a personalidade do aluno ela

Quer trabalhar uma personalidade forte Ela não tá muito preocupada é ensinar português e matemática também não ela tá preocupada em ensinar uma forma de pensamento e de você saber seus direitos seu de seus deveres e exigir que o estado oferece exigir de forma individual ou coletiva coletiva porque coletiva porque ela é

Uma tendência da pedagogia Progressista Então vamos lá a pedagogia Progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido somente o vivido o educando é incorporado e utilizada em situações novas por isso o saber sistematizado português matemática geografia da escola só terá relevância se nós aplicarmos na

Prática isso é tão importante porque se lembra dos passeios escolares das aulas-passeio surge gente dentro da libertária porque a aula-passeio é onde o aluno vai vivenciar na prática aquilo que ele viu na escola essa importância de uma aula-passeio Então frehner dentro da pedagogia libertária ele vem trabalhar a prática

De ensino mesmo ok essa prática de ensino vai ser pautada diretamente nas Produções do aluno naquilo que ele faz ele observar na prática G1 o segundo libâneo a ênfase numa aprendizagem informal forma Escola Via grupo sempre coletividade e olha isso daqui gente a libertária ela vem para negar qualquer forma de autoritarismo

Que ocorra para favorecer o desenvolvimento de pessoas mais Livres exemplo no estudo da língua procura valorizar um texto produzido pelo aluno e negociar o sentido da leitura por quê que esse texto é importante ou o que que você quis dizer com esse texto não é só reproduzir um texto e essa tendência autogestão

Personalidade forte educação popular luta contra o estado a palavra chave dessa tendência é luta contra opressão do Estado Romário então nós temos Libertadora e libertária diferencia Pedagogia do Oprimido Paulo Freire Libertadora anarquia do libertário educação política Paulo Freire a educação para personalidade forte libertária a luta pela justiça social através do

Conhecimento Paulo Freire luta pela justiça social através do combate a qualquer forma de autoritarismo e repressão do estado libertária é isso daí fechado e por último gente nós vamos ter a tendência atual presta atenção nisso enquanto e a pedagogia vamos lá a pedagogia Liberal tradicional escola nova não-diretiva tecnicista e quanto elas eram

Dentro ou fora da escola de dentro da escola e aí nós temos ali a progressista Libertadora e libertária dentro ou fora da escola fora da escola surge gente a democracia e com a democracia nós vamos ter o papel do ensino tradicional no ensino Liberal com uma função da matemática do português do científico

Mas que sozinho hoje não é nada mas também eu quero dizer o que eu ensino Paulo Freire do fener de valorizar a cultura do aluno fora da escola também é muito importante Puxa mas trabalhar isso e sem o conhecimento das disciplinas é impossível bom então a tendência de hoje da década

De 90 em diante é chamada de tendência crítico social dos conteúdos que vem unir e o Saber científico das matérias e junto com temas da realidade do aluno surge a ir os temas transversais Vamos trabalhar a história ciências português matemática educação física em inglês é mas G unido junto com a realidade do

Aluno que tal falarmos sobre coronavírus sobre cover de 19 que tal falarmos sobre meio ambiente a sustentabilidade Que tal falarmos sobre éticas e atitudes que não tal falarmos sobre pluralidade cultural mas não adianta se eu trabalhar pluralidade é trabalhar em linguagens das matérias junto com as linguagens é

Um saber valorizando dentro e o fora da escola é uma educação para mediar a educação no Brasil a palavra chave gente dá crítico-social dos conteúdos é a palavra mediação se dá ideia de mediação Você pode marcar crítico social dos conteúdos e essa pedagogia surgiu no final dos

Anos 70 e início de 80 e se opõe a reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a Libertadora da ao chamado para aprendizado ao saber elaborado historicamente acumulado que constitui acervo cultural da humanidade traduzido palavra do livro A Libertadora de Paulo Freire era fora da escola

Conecta a gente vai trabalhar isso dentro da escola em São Paulo Freire não vem falar do conhecimento científico por isso vamos montar uma nova tendência é isso a pedagogia crítico-social dos conteúdos assegura a função social e política da escola através do trabalho do conhecimento sistematizado de dentro da

Escola mas também as classes populares em condições de uma efetiva participação de luta social isso é o fora da escola dentro da escola fora da escola dentro e fora mediado por isso que o rebanho fala que o professor é o mediador porque nós temos que trabalhar o conteúdo da nossa

Disciplina mas pegar exemplos da realidade do aluno para que o conteúdo tenha sentido e significado para ele porque que o conto histórias antes de passar o que está na apostila para que esse conteúdo científico junto com exemplos práticos bem sentido e significado o Ok espero que você esteja entendendo a sala vamos seguir

E a crítica social dos conteúdos entende que não basta ter como conteúdo somente a questão social mas é necessário também ter conhecimento de capacidade de mais amplas para que os alunos possam interpretar as experiências de vida e defender seus interesses para que essa ruptura se de vais da ação

A compreensão e da compreensão ou ação até a síntese A reflexão é permanente O professor vai ser um anota o coraçãozinho isso aqui tá professor vai ser um mediador Ok e o aluno gente participa da busca com sua experiência relacionando aquilo que ele vive com aquilo que é estudado dentro da escola

Então é basicamente esse o caminho e para terminar a educação da pedagogia dos conteúdos Visa promover a transformação das relações de produção onde o educador deve possuir competência técnica prática e ministrar os conteúdos da sua matéria e também tem a consciência política teórica capaz de compreender a sua práxis global

E social entre outras palavras teoria e prática estão juntos a prática educativa que eu iniciei contigo e que a gente está refletindo e pensando sobre ela nós estamos construindo juntos todo Professor tem que ter uma teoria e uma prática que vai estar englobando em cada atitude em cada ação

É entendida nesse sentido a educação uma atividade mediadora no seio da sociedade ou seja uma das mediações pela qual o aluno pela intervenção do professor é propor a sua própria participação ativa ou seja por mais que o professor esteja ali como mediador quem vai construir é o aluno

Preste atenção nessa frase agora que passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada que chama de sincrético a uma visão mais sintética organizada e unificada roubaram explica melhor isso daí o aluno ele vai sair de um conhecimento por exemplo Gente hoje a internet eu vou pegar internet os alunos todos

Mexem no celular e ficou lá no celular e a escola pode utilizar o celular EA internet para falar por exemplo do que é uma fake News do que pode acontecer do que não pode acontecer que corrente são essas que se passa como por exemplo baleia azul entre outras então ele sai

De uma experiência confuso para todo mundo tem internet em celular o que é fragmentada que ele chama de sincrético para aquele utilize tem uma consciência do uso do celular que é uma experiência que vai chamar de sintética uma visão crítica e unificada Esse é o papel da crítico-social dos

Conteúdos de isso gente é lei as matérias é chamada de base Nacional comum que é complementado enriquecida com a realidade do aluno que a chamada de parte de diversificada base Nacional comum e parte diversificada as estão juntas e o professor é um meio-dia do Toda vez que você me ver balançando

Assim seja fala comigo professor é um mídia EA dor Ok com isso gente nós fechamos tudinho olha só é em síntese a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições fornecendo-lhe um instrumento por meio da aquisição de conteúdos e socialização para uma participação organizada e ativa

Da Democracia é a cidadania o grande foco a questão dos métodos se subordinam os conteúdos ou seja na crítico social não existe um método só não tem um método de ensino não é o conteúdo que vai se subordinar ao método é um de Olha

Que é um tá escrito é um método que se subordinam os conteúdos subordinado é a mesma coisa que depende ler comigo de novo a questão é que os métodos depende do conteúdo ou seja não tem uma única um método único o seu objetivo é privilegiar que estão no saber de um

Saber vinculado à realidade social é preciso que os métodos favoreçam conteúdo com qual interesse dos educandos e que estes possam reconhecer esse conteúdo o auxílio do seu esforço e compreender a realidade já querem prova perguntando na crítica social o que que é mais importante o método ou conteúdo a resposta é o

Conteúdo pode método vai se ajustar ele lembra que nós temos hoje na LDB a questão do princípio de ensino da pluralidade de ideias e concepções pedagógicas Então é isso galera para encerrar nossa sala as palavras chaves para você Libertadora parte da década de 70 e 80 para acabar com autoritarismo a

Libertária também ok acabar com esse na ditadura o tecnicismo Libertadora eu quero Paulo Freire libertar eu quero frehner as duas são uma educação não-formal Paulo Freire fala muito do Diálogo o freder fala muito da anarquia e o Paulo Freire fala muito da realidade do aluno e pesquisa e os grupos de

Discussões a libertária quer trabalhar a personalidade forte do aluno Uma auto-gestão os conteúdos ficam à disposição do aluno gente a educação a distância ela surge na libertária é uma outra coisa gente a luta contra o estado Ok e nós vamos ter aqui o Paulo Freire a crítica social dos conteúdos da as

Duas fora da escola fora da escola então nós temos a pedagogia Liberal ó liberar de dentro da escola nós vamos ter a Libertadora e libertária fora da escola a crítico social dos conteúdos a palavra chave não tem como dizer outra senão a mediação entre o dentro e fora da escola

Que a educação política política e pedagógica criticidade democracia cidadania bem Medial O que é da escola as disciplinas base Nacional comum e também educação popular que é um tema transversal busca uma práxis educativas os métodos estão atrelados ao conteúdo que é mais importante e a transmissão é crítica e o

Professor é um mediador entre a verdade científica é o aluno encerrada na sala o que que tu precisa o diferencie O que é pedagogia liberal e Progressista saiba quem são as tendências liberais e progressistas e diferencie uma tendência das outras o que eu coloquei de palavra-chave aqui é o que eu vejo que

Cai no concurso público além da definição dos autores que eu coloquei Tá completinho para você não vai cair nada diferente desses três tópicos que eu te falei então é isso ela aqui a aula de tendências pedagógicas um grande abraço e tudo de bom

Fonte





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